Ana Maria Tavares
foto: Denise Andrade
Belo Horizonte, MG, 1958
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil
Graduada em Artes Plásticas pela FAAP (1982), Mestre pela The School of the Art Institute of Chicago (1986) e Doutora pela ECA/USP (2000). Em 2001 foi contemplada com a Bolsa Guggenheim pela Guggenheim Foundation, NY. Em 2005 foi convidada pela Rijksakademie de Amsterdam para o programa de artista palestrante. Foi artista escolhida pelo Programa de Residência da Universidade Nacional de Bogotá, Colômbia, 2007. Neste mesmo ano foi nomeada para a Ida Ely Rubin Artist-in-Residence pelo MIT – Massachussets Institute of Technology a fim de desenvolver projetos de pesquisa e realizar palestras sobre seu trabalho. Em 2013 o Humanities Research Center da Rice University, Huston-USA outorgou a artista com prêmio Lynette S. Autrey Visiting Scholars-2014 para desenvolver sua pesquisa Natura In-Vitro: Interrogando a Modernidade e ministrar curso de pós-graduação.
Sua primeira individual, Objetos e Interferências, foi realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1982. Participou de quatro versões da Bienal Internacional de São Paulo: 1983, 1987, 1991 e 2000, da VII Bienal de Havana, 2000, da Bienal de Istambul, 2001 e da Bienal de Cingapura, 2006. Dentre as individuais no Brasil destacam-se: Porto Pampulha, 1997; Relax’o’vision, 1998; Numinosum, 2002; Enigmas de uma Noite, 2004; UKYIO-E Fortuna e Recusa, 2008; Desviantes, 2011 e Tautorama, 2013. No exterior destacam-se as individuais: Middelburg Airport Lounge com Parede Niemeyer, 2001 (Holanda), Entrückte Körper - GRU/TXL, 2002 (Berlim), Landscape for Exit I and Exit II, 2005 (Portugal), Cristal Waters, 2008 (Holanda). Participou de inúmeras exposições coletivas em museus internacionais, entre eles: o New Museum of Contemporary Art, 2003 (NY); o Royal College of Art, 2003 (Londres); o Schirn Kunstahalle, 2003 (Frankfurt) e a Akademie der Kunst, 2003 (Berlim); 21st Century Museum of Contemporary Art, Kanasawa, 2004 (Japão), Insite no The San Diego Museum of Art (San Diego) e no Toyota Municipal Museum of Art, 2008 (Japão). Para a exposição Soonsbeek 2008 realizou projeto em colaboração com a comunidade local de Arnhem (Holanda). Realizou projetos de instalações para o MOT – Museum of Contemporary Art Tokyo, 2009 (Tokio), o Hiroshima City Museum of Contemporary Art, 2009 (Hiroshima) e o Yerba Buena, 2009 (São Francisco).
Em 2013 desenvolveu o projeto Natural-Natural: Paisagem e Artifício com a colaboração de artistas e artesãos do Ceará culminando em duas exposições (Fortaleza, MAC, e Juazeiro do Norte, CCBNB). Deviating Utopias é a individual da artista nos Estados Unidos, realizada pela The Frist Center for the Arts em Nashville, Tennessee em 2013. Em 2014 realizará, no Museu da Vale em Vila Velha no Espírito Santo uma exposição individual. Para 2015 a artista prepara a exposição Natura In-Vitro: Interrogando a Modernidade.
Desde 1982 dedica-se à atividade didática em nível superior. Em 1993 ingressou no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, onde realiza atividades docentes, de orientação e pesquisa com aos alunos e artistas da Graduação e da Pós Graduação em Poéticas Visuais. Desde 2007 coordena o Grupo de Pesquisa Topicalidade: Práticas Espaciais, Performativas e Discursivas da Arte Contemporânea. É coordenadora do programa de parceria internacional entre o Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP com o Art Department da Vanderbilt University, USA, promovendo intercâmbio e pesquisa e realização de projetos artísticos. Em 2013, por ocasião de sua exposição Natural-Natural em Fortaleza organizou, em parceria com Fabíola Lopez Duran, no Centro Cultural Banco do Nordeste, o Seminário Internacional LAB-04: Diálogos da Modernidade: entre Ciência, Política e Estética.
Possui obras em inúmeras coleções privadas e em acervos públicos, como: Kröller Müller Museum, Holanda; FRAC-Haute Normandie (Fonds Régional d’Art Contemporain), França; Fundação de Serralves, Portugal; Culturgest, Portugal; Fundação Arco, Espanha; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil; Museu de Arte Contemporânea da USP, Brasil; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil; Museu de Arte de Brasília, Brasil; Coleção de Arte da Cidade de São Paulo do Centro Cultural São Paulo, Brasil; Universidade Federal de Uberlândia, Brasil; Casa da Cultura de Ribeirão Preto, São Paulo.
- Disciplina CAP5937 - Intervenções Urbanas no Espaço Público
- Disciplina CAP5832 - O Lugar, a Função e o Uso da Arte Contemporânea
- Conferência "The Now Museum" / O Museu do Agora: arte contemporânea, história das curadorias, modelos alternativos
- Texto: A Instituição como Interface (participação em mesa redonda-3 no seminário internacional Padrões aos Pedaços: o pensamento contemporâneo na arte)