Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Cursos/Disciplinas / O Lugar, a Função e o Uso da Arte Contemporânea

O lugar, a função e o uso da arte contemporânea

CAP5832_Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Disciplina "O lugar, a função e o uso da arte contemporânea" idealizada e ministrada pelos professores Ana Maria Tavares e Martin Grossmann, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP-Universidade de São Paulo. Sua primeira edição se deu no ano de 2003.  A disciplina propõe analisar e discutir criticamente os contextos da criação, exposição, mediação e institucionalização relativos ao sistema atual da arte e da cultura tendo como contra­ponto situações específicas.   Nesta sua 5a edição, a disciplina terá como contraponto e também como parceiro o MAR-Museu de Arte do Rio de Janeiro. Esta instituição, recém criada, não só propõe um novo papel para o museu de arte nesta cidade como também dá inicio a um processo de revitalização cultural na cidade. Quatro aulas serão ministradas em São Paulo e o restante do curso, de modo imersivo e intensivo, ocorre no Rio de Janeiro de 21 a 26 de outubro tendo como base o próprio MAR.


    5a edição em parceria com o MAR-Museu de Arte do Rio (2013)


      • Docentes Responsaveis

    Ana Maria Tavares & Martin Grossmann

      • Objetivos

    Considerando os pressupostos e o exercício da Crítica de Arte de seus primórdios na segunda metade do século XIX à “Crítica Institucional”, que se estabelece no panorama da arte a partir da década de 60 do século XX este curso pretende analisar e discutir os contextos da criação, exposição, mediação e institucionalização relativos ao sistema da arte tendo como contra-ponto a produção recente de arte contemporânea. Nesse sentido, estarão sendo debatidas questões tais como: o “lugar da criação” na arte contemporânea; concepções de espaço da arte na Modernidade (Modernismo e Pós-Modernismo); o trânsito da crítica nesse sistema; o papel e a autoridade do artista, do crítico, do curador, do público, da instituição nesse sistema e fora dele; a relação entre arte e vida, etc. O curso pretende relacionar a teoria da arte à produção e institucionalização da arte contemporânea, incluindo assim a produção crítica e artística dos alunos. Trata-se portanto de um curso teórico-prático.

         


        Fotografía: Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR).