Martin Grossmann
english version
Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA-USP
(inicio em 1993, como professor colaborador | 1996 professor doutor | 2001 livre docência | 2007 titular )
Desde o mestrado, as pesquisas acadêmicas e os programas de gestão problematizam, exploram e potencializam a transição da cultura material para a cultura na virtualidade; a transdisciplinariedade; a relação entre arte contemporânea, seus agentes e as instituições; os processos de mediação cultural, artística e acadêmica; o desenvolvimento e manutenção de sistemas operacionais e de informação para a arte, a cultura e a ciência e em particular o museu de arte.
A atuação como gestor de instituições e projetos culturais, educacionais e acadêmicos apoia-se nas pesquisas e estudos sobre interdisciplinariedade, curadoria; ação, mediação e política cultural; museologia; crítica, teoria e história da arte, da arquitetura, da cultura, da ciência; bem como a história das ideias.
O principal objeto de estudo é o Museu de Arte na atualidade, bem como a mediação crítica e a gestão cultural, acadêmica e educacional.
- Membro fundador do Museu do (In)consequente Coletivo e
- idealizador e curador-coordenador do Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado www.forumpermanente.org
- em desenvolvimento: The Stranger's Guide to the Museum Galaxy
outras atividades atuais e recentes:
- Coordenador, junto com Lucia Maciel Barbosa de Oliveira, do Eixo Temático Cultura e Artes do Programa Eixos Temáticos da USP, iniciativa da Reitoria da Universidade de São Paulo (2022 - atual).
- Coordenador Acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do IEA-USP (2015 - atual)
- Organizador, junto com Liliana Sousa e Silva, da coleção de livros da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do IEA-USP (2020 - atual)
- Coordenador do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado IEA-USP & ECA-USP (2003 ECA | 2013 IEA - atual)
- Editor-Chefe da Coleção Fórum Permanente de Livros, do Periódico Permanente e do fanzine Jornada de Quarentena
- Associate member Cluster of Excellence Matters of Activity, da Humboldt Universität zu Berlin, Alemanha (desde Setembro 2019)
- Associate Member Cluster of Excellence Image Knowledge Gestaltung da Humboldt Universität zu Berlin, Alemanha (Novembro 2016 - 2018)
- Visiting Researcher WIAS-Waseda Institute of Advanced Studies, Waseda University, Tokyo, Japão (setembro a outubro 2019)
- Visiting Fellow do Cluster of Excellence Image Knowledge Gestaltung da Humboldt Universität zu Berlin, Alemanha (Setembro 2016 a Janeiro 2017)
- Distinguished Visiting Fellow na University of Birmingham (Dezembro 2015 a Julho 2016)
- Co-Coordenador da 1ª Intercontinental Academia do UBIAS -University Based Institutes for Advanced Studies, idealizada e organizada pelo IEA-USP e IAR-Nagoya University (2012- 2021)
- Conselheiro do Conselho Científico do CALAS—Centro Maria Sibylla Merian de Estudios Latinoamericanos Avanzados en Humanidades y Ciencias Sociales / Guadalajara, Mexico (desde November 2018)
- Conselheiro do Conselho Científico e Cultural do IdEA-Instituto de Estudos Avançados da UNICAMP (dezembro 2017-atual)
- Conselheiro do Conselho Deliberativo do IEAC Instituto de Estudos Avançados da UNIFESP (dezembro 2017-atual)
- Conselheiro do Conselho Deliberativo do MLS- Museu Lasar Segall - IBRAM - MinC (2011 - atual)
- Conselheiro do Conselho Deliberativo do MAM-Museu de Arte Moderna de São Paulo (2019 - atual)
- Conselheiro do Conselho Estadual de Educação, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (agosto 2016 - julho 2018)
- Membro do Conselho Editorial da Revista de Estudos Avançados do Instituto de Estudos Avançados da USP
- Membro do Comitê Científico da Revista SOBRE. Prácticas artísticas y políticas de la edición vinculada à Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Granada (España).
- Membro do Comitê Assessor do The Garage Journal: Studies in Art, Museums & Culture (Russia)
- Membro do Conselho Editorial da Revista Cultural Peixe-Elétrico
- Membro do Conselho Editorial da Concinnitas, Revista do Instituto de Artes da UERJ
principais cargos em gestão cultural, acadêmica e educacional (1985- atual):
- Diretor Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo / IEA-USP (março 2012 a fevereiro de 2016) | projeto de gestão.
- Diretor do Centro Cultural São Paulo (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) de julho 2006 a maio de 2010
- Vice-Diretor do Museu de Arte Contemporânea / MAC-USP no período de agosto de 1998 a abril de 2002
- Idealizador e Coordenador do USPonline, primeiro portal da USP na WWW-Internet de março de 1995 a julho de 1998 (acesso a versão de época via web.archive.org)
- Idealizador e Coordenador do Setor de Arte-Educação do Museu de Arte Contemporânea / MAC-USP janeiro de 1985 a dezembro de 1987
Curadoria
Principais exposições: Ao Cubo, Paço das Artes, março de 1997 (em parceria com Luciana Brito); O Brasil no Século da Arte, abril-agosto 1999, Galeria de Arte do SESI / MAC-USP; Obra Nova, dezembro 2000 a março 2001, MAC-USP; A Coleção (mostra permanente do acervo do MAC-USP), 2001-02; Estratégias para Deslumbrar, março-junho 2002, Galeria de Arte do SESI / MAC-USP ( de 2000 a 2002, em parceria com Teixeira Coelho); Claraluz, exposição individual de Regina Silveira no Centro Cultural Banco do Brasil / CCBB em São Paulo março-abril 2003; Au-delà du Copan; Beyond the Copan, Supernatural Urbanism, novembro de 2005 (em parceria com Carlos Cardenas), École Nationale Supérieure des Beaux-Arts & Espace Paul Ricard; Paris, França; Outra Objetividade: o Centro Cultural São Paulo no olhar dos artistas, maio de 2007 (em parceria com a equipe de curadoria de Artes Plásticas do CCSP), CCSP-Centro Cultural São Paulo; Preto e Branco: Fernando Lemos, exposição individual do artista na Galeria Olido, março a maio de 2008/ CCSP-Galeria Olido (em parceria com Monica e Henrique Siqueira do núcleo de curadoria de Artes Plásticas do CCSP); Acesso em Reverso, exposição/seminário internacional/oficinas, evento este desenvolvido no âmbito do Programa Livre Acesso instituído no Centro Cultural São Paulo durante na minha gestão.
About Academia, uma interpretação online, projeto de Antoni Muntadas criado em 2011, para o Carpenter Centre da Harvard University em Boston nos Estados Unidos. Pela primeira vez é apresentado na virtualidade e no Sul Global, depois de ter passado por Vancouver, Sevilla, Granada, Amsterdã e Baltimore. A exposição no Brasil e online traz todos os seus componentes (videoinstalações, livros, mesas redondas) em edição bilingue (português e espanhol), graças a uma parceria entre o Fórum Permanente , o Instituto de Estudos Avançados da USP e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) das USP, com o patrocínio do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A exposição ficará online do dia 30 de abril a 30 de dezembro de 2021.
Encantar na fronteira do conhecimento / Grace at the boundary of knowledge, individual da artista suíça Sandra Boeschenstein no Centro Universitário Maria Antonia da USP de 6 de agosto a 20 de novembro de 2022. A mostra, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF), na Alemanha, coloca o ato de percepção no centro, tornando visível a natureza dinâmica dos significados. A artista conta que usa o desenho como meio para observar como a cognição e o pensamento andam juntos. Co-curadoria com Britta Padberg diretora-executiva do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF) entre 2008 e 2020.
Organizador da exposição Post Nature, nove artistas holandeses no Instituto Tomie Ohtake, março-abril 2003.
Na USP também já exerceu funções como:
- Coordenador do Programa Giro Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (2013-2015);
- Membro do GATI- Grupo de Assessoria em Tecnologia da Informação da CCI-Coordenação Central de Informática da universidade (1995 a 1998);
- Chefe do Departamento de Cultura & Informação CBD-ECA (2007 | 2017-2018); Vice-Chefe do Departamento de Cultura & Informação CBD-ECA (2011 a 2013; maio de 2017- agosto 2017); Coordenador de Pesquisa do NICA Núcleo de Informática da ECA-USP (1994-1996), entre outros.
- No IEA-USP já foi Pesquisador Colaborador nos grupos de pesquisa de Museus & Universidades (1986-1988) e Informação & Comunicação (1998-2004).
Formação
- Licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP (1983).
- Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA-USP (1987),
- Doutorado pela University of Liverpool, School of Architecture, Liverpool, Inglaterra (1988-93),
- Livre-Docência em Cultura & Informação pela ECA-USP (2001) e
- Titular em Cultura & Informação na ECA-USP (setembro 2007).
Outras experiências
- Monitor e assistente de curadoria da 16ª Bienal Internacional de São Paulo (1983).
- Auxiliar de Ensino em História da Arte e Arquitetura no Departamento de Artes Plásticas da FAAP em São Paulo (1985-87).
- Auxiliar de Ensino em História da Arte e Arquitetura e Tutor em Design (projetos) na School of Architecture and Building Engineering, University of Liverpool (1990-93).
- Auxiliar de Pesquisa na Escola de Belas Artes da University of Central England em Birmingham, Inglaterra, desenvolvendo projeto multimídia (1992-93).
- Professor do Mestrado em Arte Contemporânea da University of Liverpool em conjunto com a Tate Gallery de Liverpool (1992-3).
Publicou vários artigos em revistas especializadas bem como capítulos e apresentações de livros, além de textos em catálogos de exposições de arte.
Uma seleção de textos e outros materiais on-line:
- Anti-Museu (1989) publicado na Revista de Comunicações e Artes, São Paulo, v. 24, p. 5-20, 1991
- A importância de (outras) imagens no ensino da arte (1992) publicado na Revista Porto Arte , v.3, N.5, p 42-49, 1992
- Interindependência no Hiperanga (1994) publicado no catálogo da exposição Monumento em Movimento do artista alemão Markus Ramershoven realizada no Centro Cultural São Paulo de 7.10.1994 a 15.11.1994 (catálogo em versão bilingue com textos de Nicolau Sevcenko, Maria Luiza Fontenelle e Martin Grossmann)
-
"Dilação" em Duchamp: uma Atitude Consciente no Interior de uma Construção Paradoxal (1994) in Significação - Revista de Cultura Audiovisual v.21, n. 10 , pp 48-72
-
Do Ponto de Vista à Dimensionalidade (1996) in Item - revista de arte nº 3, (editores Ricardo Basbaum & Eduardo Coimbra), Rio de Janeiro, pp 29-37.
- A Universidade na Virtualidade (1997) publicado no site do Instituto de Matemática e Estatística da USP e originalmente na Revista USP número 35 (tema: “Informática/Internet “), Setembro/Outubro/Novembro 1997
- Visões de Pampulha (1997) publicado no formato digital no site da editora ComArte de Belo Horizonte - originalmente publicado no catálogo da exposição da artista Ana Maria Tavares no Museu de Arte da Pampulha em 1997 e no Jornal O Estado de Minas em 18 out. 1997.
- Rochelle Costi: artista plástica (1998) Publicado no formato digital no site Fotoplus. Foi publicado originalmente no Caderno 1 de março de 1998, editado pela Galeria Brito Cimino Arte Contemporânea e Moderna, que representa a artista <texto no site do FP>
- Construíndo Pontes: Flusser e a Arte (1999) Publicado no site dubito ergo sum no módulo deidcado ao filósofo VILÉM FLUSSER, originalmente publicado no livro Vilém Flusser no Brasil organizado por Gustavo Bernardo & Ricardo Mendes, ( Rio de Janeiro, 1999, v. 1, p. 185-191)
- A Arte em Permanente Transformação; a obra de Ana Maria Tavares (2000) Publicado no formato digital no site da Galeria Brito Cimino Arte Contemporânea e Moderna. Foi publicado originalmente no catálogo da XXVI Bienal de Pontevedra El Espacio como Proyeto /El Espacio como Realidad”, Pontevedra - Espanha - julho 2000, pp 56-59
- Sedução e Crítica, Arte e Arquitetura no Brasil, originalmente publicado em espanhol como Seducción y Crítica; Arte y Arquitectura en Brasil Revista Sublime, Barcelona, v.3, n.1, p.18-23, 2003
- A Morte da Arte? Arnulf Rainer, um artista que sobrevive (2000) Publicado no site do Museu de Arte Contemporânea da USP por ocasião da exposição centrada em uma série de desenhos do artista alemão Arnulf Rainer sobre gravuras de pertencentes ao livro Historia Naturalis Palmarum, obra magna de Karl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), realizada na Galeria do SESI em junho de 2000.
- Um Ensaio para Experiência da Suspensão (2002) Publicado no site do Museu de Arte Contemporânea da USP por ocasião da exposição Estratégias para Deslumbrar na Galeria do SESI em fevereiro de 2002. / Versão em espanhol em PDF, traduzido por Jimena Andrade: clique aqui
- O Iluminismo Tropical de Regina Silveira (2003) Publicado inicialmente no site do Centro Cultural Banco do Brasil e no catálogo da exposição individual da artista Regina Silveira nesse Centro em 2003. A partir de dezembro de 2006 o texto está disponível no site da artista alojado na UOL.
- Pesquisa de Campos (2004) Publicado no site da Revista Bravo! e também na revista (v. ano 7, p. 52-54, 2003)
- Fórum Permanente: Museus de Arte; entre o público e o privado (2004) Revista eletrônica do Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado em 2004
- O Museu de Arte hoje (2005) Revista eletrônica do Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado em 2005
- Múltiplas dimensões (2006) Jornal O POVO / caderno Vida & Arte / Fortaleza, 18 de Abril de 2006 (obs: artigo publicado originalmente no site do Fórum Permanente com o título "O Museu de Arte Hoje")
- A armadilha fotográfica de Mauro Restiffe: indícios de uma nova imagem (2006) Catálogo de exposição na galeria Laura Marsiaj Contemporânea no Rio de Janeiro em outubro de 2006
- Vomitando Arquitetura, Comendo Arte, Projetando Sonhos, Narrando Vida (2010) texto sobre a obra de Pierre Stockholm no Catálogo de exposição da Galeria Triangulo, agosto 2010
- Exposição Outra objetividade - o CCSP no olhar dos artistas, texto de apresentação da exposição de curadoria de Martin Grossmann, realizada no Centro Cultural São Paulo de 12 de maio a 2 de setembro de 2007, disponível no site da instituição.
- Contextualidade da ação: a retirada da obra "o fantasma" do artista João Loureiro e o programa institucional do Centro Cultural São Paulo artigo publicado no site do CCSP em 7 de fevereiro 2009
- Contextualidade da ação: a retirada da obra "fantasma" como resultado de um processo de diálogo, transparente, e de reflexão acerca não só da arte, mas da prática cultural institucional, artigo publicado na Folha de São Paulo em 13 de fevereiro de 2009
- ... ACESSO EM REVERSO_ACESSO AO REVÉS_ACESSO DE REVÉS... apresentação para o evento Acesso em Reverso, organizado pelo Centro Cultural São Paulo em parceria com o Centro Cultural da Espanha de 25 a 27 de novembro de 2009, no CCSP.
- O Centro Cultural da Cidade de São Paulo, texto relativo ao ao final de gestão de Martin Grossmann (julho de 2006 a maio de 2010) como diretor geral do CCSP - Centro Cultural São Paulo, 31 de maio de 2010 [versão-síntese foi publicada na seção TENDÊNCIAS/DEBATES do Jornal Folha de São Paulo em 14 de Julho de 2010]
- A atualidade do Centro Cultural São Paulo artigo publicado na seção TENDÊNCIAS/DEBATES do Jornal Folha de São Paulo em 14 de Julho de 2010
- Museu como Interface, (2006-2011) ensaio publicado no livro "Museu Arte Hoje" da Coleção Fórum Permanente de Livros, São Paulo, Editora Hedra e Fórum Permanente, 2011
- Del Texto al Contexto (texto editorial) in Revista ERRATA n. 5, agosto 2012, Fundación Gilberto Alzate Avendeño e Instituto Distrital de Las Artes, Bogotá, Colombia, pp 82-85 (editoria da pagina 82 a 167 // textos de Aracy Amaral, Cauê Alves, Gilberto Mariotti e Tatiana Ferraz)
- Desplazamientos y Reposicionamentos en el Arte: en el paso de lo internacional a lo contextual in Revista ERRATA n. 5, agosto 2012, Fundación Gilberto Alzate Avendeño e Instituto Distrital de Las Artes, Bogotá, Colombia, pp 140-167
- Transformational Curating in Ann Demeester, Edna van Duyn and Hendrik Folkerts (eds) "Shadow Files #3 Curatorial Education" de Appel arts centre, pp 74-86, 2013
- "Unser Norden ist der Süden!" in ZiF-Mitteilungen 2 / 2014, Center for Interdisciplinary Research, Bielefeld Universit, Alemanha, p47 / ISSN 1611-9614
- Um novo modelo para identificar dirigentes da Universidade in Jornal da USP | de 9 a 15 de novembro de 2015 | Opinião | página 2 (ver também: http://www.iea.usp.br/noticias/eleicao-dirigentes-iea)
- The Stranger’s Guide to the Museum Galaxy IN Perspektiven 15, A Conference on the Humboldt Forum, all about Museums, Media and People, Dezembro 2015, Berlin, Alemanha / (video)
- The Stranger’s Guide to the Museum Galaxy (2016) In: Bettina Probst (org) Perspektiven 15, Stiftung Preußischer Kulturbesitz, Berlin ISBN 978-3-00-053482-9
-
"First UBIAS Intercontinental Academia:An Unparalleled Intellectual and Interdisciplinary Adventure", IHS Newsletter (Publicado pelo Institute for Advanced Studies in the Humanities and Social Sciences (IHS) da National Taiwan University) , Vol. 11, No. 4 (Consecutive No. 41), 2016 (winter) | artigo produzido em cooperação com Dapeng Cai da Nanzan University & Nagoya University (2016)
- Um Distinto Professor Estrangeiro no Meio da Sala de Aula (Herbert Duschenes) IN Ocupação Maria & Herbert Duschenes, Itau Cultural 28 de abril de 2016 a 12 de junho de 2016,
- Scanning Berlin_imaging Humboldt Forum | audiovisual produzido durante período de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar "Imagem_Conhecimento_Gestalt" da Humboldt Universität em Berlin, de setembro 2016 a janeiro de 2017.
- Daniel Acosta, “Clérigo ou Herege?” IN ACOSTA, Daniel, Toporama, São Paulo, Circuito, 2018, 232 pp | ISBN 978-8595820234
-
Walter Zanini e a formação de um sistema de arte contemporânea no Brasil. Revista Estudos Avançados, 32(93), p.307-329. ISSN 0103-4014 | entrevista desenvolvida em cooperação com Isis Baldini, Pamela Prado & Vinicius Spricigo no ambito do Fórum Permanente. (2018)
-
Entrevista com Walter Zanini: formação de um sistema de arte contemporânea no Brasil (versão ampliada da que foi publicada na Revista de Estudos Avançados, com quase 100 notas de rodapé. Publicada no site do Fórum Permanente em 24 de maio de 2018. A entrevista foi realizada em 17 de dezembro de 2009.
-
O que se espera de uma escola de arte hoje?. Revista Estudos Avançados, 32(93), p.349-358. ISSN 0103-4014 (2018)
Algumas citações, referencias e documentos relacionados a gestão do Centro Cultural São Paulos de julho 2006 a Maio 2010
- Folha de São Paulo: Em seu 25o ano, Centro Cultural São Paulo é reestruturado, janeiro 2007
- artigo de Maxine Kopsa Learnings from São Paulo, publicado na revista de arte contemporânea holandesa Metropolis M N° 3 2009 Junho / Julho
- relato de visita [link externo] ao Centro Cultural São Paulo feita por estudantes da Universidade Bocconi de Milão, Italia em Março de 2009 (texto nos arquivos do FP)
- relato de Emily Ansenk à respeito da visita ao Centro Cultural feita pelo grupo de curadores e especialistas em arte organizado pela Mondriaan Foundation e pelo Prince Claus Foundation em Março de 2009
- artigo no Jornal o Estado de São Paulo: Nova bossa é misturar disciplinas, julho 2009
- Programa DERRUBANDO BARREIRAS de Mara Gabrilli entrevista diretor do Centro Cultural de São Paulo, Martin Grossmann, que fala sobre os trabalhos e estruturas do CCSP (24 de agosto de 2009) <audio>
- O Centro Cultural da Cidade de São Paulo, texto relativo à gestão de Martin Grossmann (julho de 2006 a maio de 2010) como diretor geral do CCSP [versão-síntese foi publicada na seção TENDÊNCIAS/DEBATES do Jornal Folha de São Paulo em 14 de Julho de 2010
outros links
- Dirigentes Culturais: Martin Grossmann | 4º encontro sobre gestores culturais, que integra o ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão" da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência sob a titularidade de Ricardo Ohtake | Local: Casa do Povo | Vídeo | Fotos | novembro 2017
- El anti-museo en la cultura actual: palestra inaugural da jornada “La Visualidad de las Imágenes” que celebrou os 10 anos da Escuela de Arte UDP-Universidad Diego Portales em Santiago do Chile | Setembro de 2017
- Conservação e os desafios da coletividade cultural | Seminário Rumos atuais e futuro da conservação no Brasil, em homenagem a Guita Mindlin | 7 e 8 de agosto de 2017
- Museu das coisas intermediárias: moderação de debate de tema proposto por Roger Buergel no IEA-USP em 09 de fevereiro de 2017.
- The Stranger's Guide to the Museum Galaxy, participação na Conferência Perspektiven 15, A Conference on the Humboldt Forum, all about Museums, Media and People | Dezembro 2015, Berlin, Alemanha
- Intercontinental Academia , projeto interdisciplinar em rede do UBIAS-University Based Institutes for Advanced Studies, voltado a jovens pesquisadores iniciado em 2012, cuja primeira edição (São Paulo <> Nagoya) está em andamento.
- En torno al museo en el siglo XXI, palestra na TEOR/éTica, San José, Costa Rica | fevereiro 2014
- Museu na Virtualidade (vídeo 1) (vídeo 2) depoimento para a Residência Criativa | outubro 2012
- mesa redonda "Arte, instituição e subjetividade: fricções" (Paulo Herkenhoff, Bárbara Szaniecki e Martin Grossmann) do 21º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP setembro 2012
- A idéia da metacuradoria, mesa redonda com Rafael Perreira (professor da FAU-UCV, Venezuela) e Martin Grossmann; setembro 2012
- Arte Contemporânea e América Latina: Curadoria e Colecionismo: círculo de debate no IEA-USP em setembro de 2012
- Exposição sobre o Fórum Permanente: Museus de Arte; entre o público e o privado; II Encontro Baiano de Museus, novembro 2010
- Palestra para alunos do IED- Instituto Europeo de Design à respeito do Centro Cultural São Paulo.
- Debate no Instituto de Estudos Avançados da USP à respeito das questões antropológicas e culturais da obra "A Riqueza das Redes" de Yochai Benkler | agosto 2007
- Mesa Redonda: Rio de Janeiro: Ideals of Modernity, Tate Modern, 3 April 2001 (This seminar looked at the culture of Rio de Janeiro in the 1950s, a decade which saw the beginnings of the Neoconcrete movement, Bossa Nova and Cinema Novo).
- Site da disciplina de graduação Introdução à Museologia (CBD-ECA/USP)
- Site da disciplina de pós-graduação ministrado em conjunto com Ana Maria Tavares e Antoni Abad (MIT) Intervenções Urbanas (CAP-ECA/USP)
- Site da disciplina de pós-graduação ministrada em conjunto com Ana Maria Tavares O Lugar, a Função e o Uso da Arte (CAP-ECA/USP)
- Site da disciplina de pós-graduação Informação e Cultura (CBD-ECA/USP)
- Site da disciplina de graduação: Estados, Formas e Processos da Cultura na Atualidade (CBD-ECA/USP)
- Breve cronologia para o museu de arte: http://www.eca.usp.br/prof/martin/crono.htm
- Exposição virtual Ao Cubo (1997): http://www.eca.usp.br/prof/martin/aocubo/
- Matéria do jornal Folha de São Paulo Canadá é modelo alternativo para artistas (março 1996)
- Bolsa de pesquisa ao Canada (1995): http://www.eca.usp.br/prof/martin/canada/mapa01.htm
- Primeiro site oficial da USP na WWW: http://web.archive.org/web/19970723023455/www.usp.br/infow3/uol/usponlin.html
Entrevistas e artigos da imprensa
- coluna na Rádio USP Na Cultura, o Centro Está Em Toda Parte desde 14 de setembro 2016
- Radio USP: Regiões periféricas de São Paulo não possuem mesmo acesso à cultura, 18 de julho 2019
- El Mostrador / Chile: Conferencia con el curador y crítico de arte Martin Grossmann en UDP, 15 de setiembre, 2017
- Rádio Eldorado: Programa "quem somos nós?" Arte no Século XX ,7 de agosto 2017
- Jornal/Radio da Usp: Cátedra Olavo Setúbal discute e incentiva arte e cultura, maio 2017
- Boletim Arte na Escola: Nova porta para os museus, maio/junho 2015
- Cultura & Mercado: Dilemas da Curadoria setembro 2014
- La Nacion / Costa Rica: Martin Grossmann habla del arte contemporáneo e instituciones de arte; 23 de março de 2014
- Jornal o Estado de São Paulo: USP oferece roteiro modernista gratuito janeiro de 2013
- Valor Econômico: Quando a preservação passa muito além do simples tombamento, janeiro 2013
- Residência Cri@tiva na série "Museus e Web" em agosto de 2012: parte 1 & parte 2
- “Conheça a USP” na radio USP, no dia 27 de junho de 2012: Instituto de Estudos Avançados, a unidade dedicada à reflexão e à pesquisa
- Revista Espaço Aberto, publicação da USP Uma trajetória de dedicação à vida pública, maio 2012
- USPonline Destaque, sessão "Perfil", por Marina Vieira Souza em 20 de abril de 2012: As inter-faces de Martin Grossmann, o novo diretor do IEA
- Boletim n. 3 do Boletim Informativo do site da ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP, 08 de julho de 2010 (entrevista de Carol Nehring): Martin Grossmann conta sua experiência no Centro Cultural São Paulo ou <http://www.youtube.com/watch?v=LHY4m6RsiHw>
- Revista Oficinas Culturais, No 01, Julho 2010, por Iracy Paulina: Formar é Preciso <http://www.assaoc.org.br>
- Revista Cultura de Buenos Aires, Argentina Dezembro 2009 "Somos monumentales y democráticos"
- Revista Veja: Acabou em Cinzas, outubro 2009
- Folha de São Paulo: Incêndio no Rio destrói obras de Hélio Oiticica; veja repercussão, outubro 2009
- Revista Revispa 2009 do SPA das Artes de Recife lançada em setembro de 2009 do fato de estarmos conversando aqui no skype / revista online
- Programa Derrubando Barreiras de Mara Gabrilli, na rádio Eldorado em 24 de agosto de 2009
- Folha Online: Ícone da Pop Art, Andy Warhol, completaria 80 anos hoje, 6/08/2008
- Folha de São Paulo: Fernando Lemos inaugura nova fase de galeria, fevereiro 2008
- Folha de São Paulo: Para Neves, pareceres técnicos orientam museografia, outubro 2007
- Revista Espaço Aberto, publicação da USP Arte, Ação! , fevereiro 2007:
- Caderno Ilustrada da Folha de São Paulo em 17/01/2007: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u67635.shtml
- Site da 27a Bienal Internacional da UOL: Seminários descentralizam debate sobre arte, diz Martin Grossmann em outubro 2006
- Site da UOL, por ocasião dos festejos dos 25 anos do CCSP- Centro Cultural São Paulo em maio 2007: http://diversao.uol.com.br/ultnot/2007/05/11/ult4326u190.jhtm
- Estado de São Paulo: Crise cultural e financeira abala o Masp, julho 2004
- Estado de São Paulo: MAC ganha livro de luxo para celebrar 40 anos, dezembro 2003
- Folha de São Paulo: Conceito de "site-specific" tem origem na década de 60, 07/09/2003
- Estado de São Paulo: MAC vai receber mostra inédita de arte britânica, abril 2002
- Folha de São Paulo: Vice pode assumir direção do MAC, março 2002
- Estado de São Paulo: MAC garimpa acervo e expõe seleção poética, março 2002
- Folha de São Paulo: Mostras ocupam São Paulo antes da Bienal, fevereiro 2002
- Revista Veja: MAC: enfim, um museu, maio 2001
- Folha de São Paulo: Papel de artista: Mostra reúne obras de Picasso, Malfati e Miró em Sp, setembro 2000
- Folha de São Paulo: Apoteose cenográfica divide opiniões, março 2000
- Folha de São Paulo: Amélia Toledo revela o chão em que pisamos, fevereiro 2000
- Folha de São Paulo: Multimídia vai unir Brasil e Canadá, março 1996
- Folha de São Paulo: Canadá é modelo alternativo para artistas, março 1996
Premios & Titulos
- 2010 Premio Publicações de Arte Contemporânea Brasileira do Programa Brasil Arte Contemporânea, Bienal de São Paulo e Ministério da Cultura.
- 2004 Prêmio de melhor exposição nacional para Claraluz (exposição temporária individual de Regina Silveira) 2003, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte)
- 1995 3º lugar do Concurso WWW Best 95, Revista Internet World/Brasil
- 1987 Prêmio de Museologia Paulo Duarte 1986, Associação Paulista de Museólogos
Currículo Lattes no CNPq:
http://lattes.cnpq.br/6615478092546115
Endereço para correspondência:
IEA-Instituto de Estudos Avançados
USP-Universidade de São Paulo
Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K,
5º andar, C.P. 72.012, CEP 05508-970,
São Paulo, SP, Brazil
E-mail: iea@usp.br
Phone: (+ 55 11) 3091-3922
Fax:(+ 55 11) 3031-9563