A
história da instituição contada por quem constrói
a instituição
O Fórum Permanente começou
em março encontros com funcionários de instituições
de arte, oferecendo-lhes uma ferramenta de edição colaborativa,
o wiki, para registro das políticas culturais e história
das instituições. O primeiro encontro, aberto a todos
os interessados, aconteceu na Pinacoteca. Aguarde os próximos.
|
|
As
arquiteturas de museus contemporâneos como agentes no sistema
da arte
David Sperling
analisa as relações entre forma e espaço na arquitetura
de museus através de dois casos antipodas: o Guggenheim de
Bilbao e o MUBE de S. Paulo.
|
Bienais
de São Paulo: da era do Museu à era dos curadores,
de Francisco Alambert e Polyana Canhête
Lançado
às vésperas da inauguração da 26a edição
da bienal de SP, o livro “Bienais de S. Paulo – da era
do museu à era dos curadores” é para todos.
Assim como o evento, que nesta última edição
recebeu quase 1 milhão de visitantes, esta publicação
dirige-se claramente ao apreciador não especializado, frequentador
de grandes mostras de arte.
|
|
O
museu no século XXI ou o museu do século
XXI?
Após um relato sobre o museu nos séculos passados,
Durval de Lara Filho elenca alguns requisitos para que o museu na
contemporaneidade afaste-se, finalmente, do modelo de templo de
objetos consagrados.
|
|
O
museu de arte hoje é um sistema complexo
modelado por múltiplas dimensões. Esse artigo de Martin
Grossmann fornece algumas bases para o entendimento dessa sua condição
contemporânea.
|
|
|
La
hora del entusiasmo: los museos españoles en las ultimas décadas
del siglo XX Neste
texto Maria Bolaños relata a recuperação dos
museus espanhóis após a queda da ditadura franquista,
a formação de público para arte contemporânea
e o relacionamento da arte com o mercado, espelhado pelo sucesso da
ARCO e pela franquia do Guggenheim em Bilbao. Aqui você encontra
o texto original e uma tradução para o português.
|
Perspectiva
para o Museu do século XXI O museu que responde às demandas discursivas
da arte contemporânea é tanto um parceiro quanto um
conceito na produção de obras de arte. Ricardo Basbaum
investiga esse duplo papel do museu através da retrospectiva
de Matthew Barney no Guggenheim de Nova York e da instalação
de Anish Kapoor no Turbine Hall da Tate Modern.
|
Uma
idéia de museu
A arquitetura da liberdade: assim John Cage descreveu o prédio
de Lina Bo Bardi na Av. Paulista. Reler esse texto escrito por Marcelo
Ferraz em 1999 é relembrar os conceitos que a arquiteta projetou
em seus planos para o MASP.
|
El
efecto Philco
Sobrepondo uma crítica atroz à dose certa de deliciosa
irreverência, o artista plástico peruano Raphael Polar
lança os duplos pontos de interrogação da língua
espanhola para decifrar o circuito artístico brasileiro.
|
Exposição
como arte
Iran do Espírito Santo aponta um impasse na questão
do "curador como artista".
|
Dossiê
MASP
Dossiê
Guggenheim/Rio. |
Palestras
do Fórum Permanente
Comentários e transcrições na íntegra dos eventos
presenciais. Aqui, você compartilha idéias com curadores, diretores
de instituições brasileiras e estrangeiras, críticos
e artistas. Deixe
seus comentários no fórum de discussão
|