Edital Arte e Patrimônio 2007 realizará mesa-redonda sobre arte e patrimônio no Centro Cultural São Paulo, no dia 25 de agosto
O Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, por meio do Paço Imperial, com patrocínio da Petrobras e mediação do Fórum Permanente, lançam o Edital Arte & Patrimônio 2007. Com o objetivo de criar uma linha de financiamento a projetos que estabeleçam diálogos entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional, o E dital e a ficha de inscrição estarão disponíveis até o dia 28 de setembro de 2007 no site www.artepatrimonio.org.br.
No dia 25 de agosto, sábado, o Edital realizará uma mesa-redonda sobre o tema arte e patrimônio no Centro Cultural São Paulo, às 10h30m, com a participação de Martin Grossmann, diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP); Magali Espinosa Delgado, crítica e curadora de arte; e Afonso Luz, representante do MinC. O evento será aberto ao público.
O resultado do Edital será divulgado até o dia 26 de outubro. Serão contemplados 11 projetos que terão por temática a interação entre o patrimônio cultural e as artes visuais. Entre novembro deste ano e abril de 2008, dez exposições, instalações ou eventos e uma exposição com um panorama das artes serão realizadas em variadas cidades de todo o país. O valor do incentivo para os dez projetos será de 100 mil reais cada , e 400 mil reais para uma exposição de leitura histórica.
Durante o período das inscrições, de 15 de agosto a 28 de setembro, serão realizadas mesas-redondas sobre o tema arte e patrimônio em diversas cidades brasileiras: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Vitória (ES) e no Distrito Federal (DF).
A realização dos projetos em diferentes estados brasileiros pretende promover a circulação e o intercâmbio entre artistas e curadores, acervos e instituições, com o intuito de estimular a difusão da pluralidade de visões, tendências e linguagens. Essa proposta de troca entre trabalhos artísticos atuais e lugares que preservam a memória cultural do país celebra, em 2007, os 70 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
Várias modalidades de manifestação artística e cultural podem servir de plataforma para o desenvolvimento dos projetos, tais como: ações coletivas, arquiteturas, desenhos, designs, escritas críticas, esculturas, fóruns de debates conceituais, fotografias, gravuras, instalações, mídias eletrônicas e digitais, intervenções, pinturas, processos, publicações, textos, vídeo-instalações e websites.
Os projetos serão selecionados a fim de dar visibilidade a acervos públicos e privados em todo o país, gerando um fluxo maior de espectadores, além de proporcionar ao público o conhecimento das produções atuais mais recentes.
Mesa-redonda Arte e Patrimônio no Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000. Tel.: (11) 3383-3402.
Dia 25 de agosto, sábado, às 10h30m.
Mesa-redonda: Martin Grossmann, diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP); Magali Espinosa Delgado, crítica e curadora de arte cubana; Victor Hugo Mori, superintendente do IPHAN/SP; e Afonso Luz, representante do MinC.
Informações sobre as inscrições:
Site: www.artepatrimonio.org.br
E-mail: [email protected]
Tel.: (21) 2524-1662
Informações para imprensa:
RPM Comunicação
Paula Catunda ([email protected])
(21) 3478-7414 / 8272-2337 / 9105-3102
Maria Vargas ( [email protected] )
(21) 3478-7437 / 8121-3832 / 8139-4163