São Paulo ganha Museu da História do Negro no Centro
Antiga sede do Centro Paula Souza, na região central de São Paulo, foi cedida pelo governo estadual para abrigar o Museu da História do Negro — Foto: Wikimedia Commons
CASA E JARDIM
Publico em 11 de Junho de 2023
A capital de São Paulo ganhou o segundo museu para retratar a história do negro. O Governo de São Paulo firmou um acordo com a Universidade Zumbi dos Palmares e a Prefeitura para lançar o Museu da História do Negro. A cidade já abriga o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, no Parque Ibirapuera.
Cedida pelo governo estadual, a antiga sede do Centro Paula Souza, no Bom Retiro, região central de São Paulo, é o local escolhido para o Museu da História do Negro, e abrigá exposições e cursos ligados à negritude. O prédio, no entanto, deverá passar por uma grande reforma.
O prédio construído em 1893, com projeto do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, foi tombado pelo Condephaat em 2003. Com 1295 m², a estrutura do Edifício Paula Souza dispõe de três andares e sua fachada a apresenta um estilo de arquitetura eclético, com desenhos salientes nas pontas e paredes abobadadas.
Sem investimento divulgado ainda, o projeto será bancado com os recursos da iniciativa privada. Uma das primeiras empresas a anunciar o apoio à obra é o Carrefour, integrante do programa Racismo Zero.