Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2010 / Debate lança Caderno SESC Videobrasil 5 - 19/06

Debate lança Caderno SESC Videobrasil 5 - 19/06

Debate lança Caderno SESC_Videobrasil 5 dia 19.6 

Lisette Lagnado e Solange Farkas participam do Encontro, que marca o início das atividades do Videobrasil no SESC Pinheiros

 
Temas da quinta edição do Caderno SESC_Videobrasil 5 - Clio, Pátriamovem o debate que lança a publicação, dia 19.6, às 17h, no SESC Pinheiros. A curadora Lisette Lagnado, editora do Caderno, media o debate, que reúne Solange Farkas, presidente do Videobrasil e curadora do MAM da Bahia, o curador Eduardo Brandão, a crítica literária Eliane Robert Moraes e o artista visual Lucas Bambozzi – os dois últimos, colaboradores do Caderno.

O lan çamento da quinta edição do Caderno marca o início das atividades da Associação Cultural Videobrasil no SESC Pinheiros. Além de Encontros e oficinas com artistas e curadores, estão previstas programações ligadas à Videoteca Videobrasil no SESC, que disponibilizará 600 obras em DVD para consulta gratuita do público no segundo semestre.

Caderno SESC VIdeobrasil 5 - Clio, Pátria - 2009

Com edição da curadora Lisette Lagnado, o Caderno SESC_Videobrasil 5 - Clio, Pátria articula ensaios inéditos, excertos de obras e um manifesto recente em torno de um eixo temático que se relaciona, de formas diversas, ao feminino e a seus reflexos na cultura e na intimidade.

A publicação explora a reincidência da “escandalosa lucidez” diante da morte da mãe que origina a Série Trágica de Flávio de Carvalho, tema de ensaio de Eliane Robert Moraes, e Pas pu saisir la mort, de Sophie Calle, entrevistada por Lisette Lagnado. 

As indagações de Simone de Beauvoir em O segundo sexo(1949) se contrapõem à Declaração da Assembleia de Mulheres do Fórum Social Mundial 2009, que associa feminismo à luta “contra o sistema patriarcal capitalista globalizado”. 

 O Caderno discute ainda a função política do ensino da arte, em entrevista das colombianas Beatriz González e María Angélica Medina a María Inés Rodríguez, e as identidades coloniais, tema do Prefácio de Lucas Bambozzi e Daniela Castro.

Caderno SESC VIdeobrasil 5 custa R$ 25 e está à venda nas lojas do SESC e na loja virtual da instituição (www.lojasescsp.org.br).



Debate de lançamento - participantes


Lisette Lagnado leciona no mestrado de artes visuais da Faculdade Santa Marcelina. Coordenou os arquivos de Hélio Oiticica para o site do Itaú Cultural. Foi curadora da 27ª Bienal de São Paulo (2006) e deDesvíos de la deriva - Experiencias, travesías y morfologías (Madri, 2010), sobre as concepções arquitetônicas visionárias de Flavio de Carvalho, Juan Borchers, Lina Bo Bardi, Roberto Matta e Sergio Bernardes (1919-2002).

Eduardo Brandão é curador independente e é sócio-proprietário da Galeria Vermelho, São Paulo. Foi professor de fotografia no curso de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado.

Eliane Robert Moraes é crítica literária e leciona literatura brasileira na USP. Traduziu A história do olho, de Georges Bataille (Cosac Naify), e publicou, entre outros, Lições de Sade – Ensaios sobre a imaginação libertina (Iluminuras).

Lucas Bambozzi é artista, documentarista e curador em mídias digitais. É um dos coordenadores do arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis. Dedica-se à pesquisa e à crítica de novos formatos de mídia independente. 

Solange Oliveira Farkas é presidente do Videobrasil e curadora do Museu de Arte Moderna da Bahia. Criou o Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil e realizou exposições como Sophie Calle – Cuide de você (2009). 

 
A Associaçao Cultural Videobrasil

Centro de referência para a produção contemporânea do Sul geopolítico do mundo, a Associação Cultural Videobrasil trabalha em parceria com o SESC São Paulo na realização de exposições, festivais, publicações, encontros, ações educativas e residências. Com o SESC São Paulo, realizou a turnê brasileira da exposição Sophie Calle, Cuide de Você (São Paulo e Salvador) em 2009, e prepara, para setembro, a abertura da exposição Joseph Beuys, a revolução somos nós, com um recorte amplo da produção do artista alemão mais importante do século 20.

 
Encontro SESC_Videobrasil

Lançamento do Caderno SESC_Videobrasil 5 - Clio, Pátria

Debate com a curadora Lisette Lagnado e convidados

Sábado, 19 de junho de 2010, às 17h 

SESC Pinheiros - Sala de Leitura - 2º andar

Rua Paes Leme, 195, tel. (11) 3095 9400, Pinheiros

www.sescsp.org.br, 0800 11 8220

Entrada franca