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Novo conselho curatorial da Fundação Ibere Camargo

NOVO CONSELHO CURATORIAL DA FUNDAĆÃO IBERE CAMARGO
http://www.iberecamargo.org.br/content/programacao/page.asp?cat_id=60

Recentemente, tomou posse o novo Conselho Curatorial da Fundação Iberê Camargo. Fazem parte os curadores Gabriel Pérez-Barreiro (Estados Unidos) e Moacir dos Anjos (Pernambuco) e a artista Maria Helena Bernardes (Rio Grande do Sul).

O novo Conselho sucede o grupo anterior, composto por Mônica Zielinsky, Paulo Sergio Duarte e Sônia Salzstein, que além da curadoria da exposição de abertura da nova sede da Fundação Iberê Camargo e o planejamento da programação até 2009, foi responsável estrategicamente pelas as diversas programações, exposições e seminários internacionais, realizados pela Fundação nos últimos anos.

O novo Conselho tem um mandato de dois anos, que pode ser renovado por outros dois.

Conheça os conselheiros:

Gabriel Pérez-Barreiro é diretor da Coleção Patrícia Phelps de Cisneros em Nova York. Ele foi o curador de arte latino-americana no Blanton Museum of Art, The University of Texas at Austin, de 2002 a 2008. Anteriormente, foi diretor de artes visuais da Americas Society, em Nova York, e coordenador de eventos e exposições na Casa de América, Madrid. Foi fundador e curador da Coleção de Arte Latino-americana da Universidade de Essex (UECLAA) de 1993 a 1998. Em 2007, foi curador-geral da 6ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. É doutor em Teoria e História da Arte pela Universidade de Essex, além de ter escrito e palestrado extensamente sobre a arte moderna e contemporânea latino-americana.

Maria Helena Bernardes é bacharel em Artes Plásticas e Especialista em Expressão Gráfica pela UFRGS. Atua como artista plástica, ensaísta, professora e sócia-diretora da Arena, associação sediada em Porto Alegre, dedicada a promover debates, projetos de artistas, publicações e formação teórica nas diversas artes. É autora do livro Vaga em Campo de Rejeito, publicado por Areal, projeto realizado em parceria com André Severo, com quem edita a série de livros Documento Areal. Entre seus trabalhos artísticos, realizou Encontro no Intervalo: Arroio Dilúvio (com André Severo, Porto Alegre, 2002), Trabalho Falado e uma Série de Disposições (com Fernando Mattos, Camaquã, 2003) e A Estrada que não Sabe de Nada, experiência e publicação realizadas com Ana Flávia Baldisserotto a partir de 2006, em municípios da grande Porto Alegre. Em 2007, apresentou na Galeria Zouk, em Porto Alegre, a instalação literário-musical Em torno de Nadja, em parceria com Fernando Mattos. Vem participando em colóquios e seminários no Brasil e exterior, em torno da situação cultural e artística na contemporaneidade.

Moacir dos Anjos é economista de formação, com mestrado pela Universidade de Campinas e doutorado pela Universidade de Londres. É pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 1990 e foi Diretor do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – Mamam entre 2001e 2006. Foi membro da equipe de coordenação curatorial do Programa Itaú Cultural Artes Visuais entre 2001 e 2003. Integra o Comitê Assessor da Cisneros Fontanals Arts Foundation desde 2006. É Visiting Research Fellow na TrAIN – Transnational Art, Identity and Nation / Camberwell College of Arts, Londres. Co-curador da participação do Brasil como país convidado na ARCO – Feira de Arte Contemporânea (2008), em Madri. Dentre as exposições de que participa como curador se destacam: Vestidas de Branco – Nelson Leirner (2008), no Museu Vale, em Vila Velha; Contraditório. Panorama da Arte Brasileira (2007), no Museu de Arte Moderna de São Paulo; Zona Franca, na Bienal do Mercosul (2007), em Porto Alegre; Marcas – Efrain Almeida (2007), na Estação Pinacoteca, em São Paulo; O Grão da Imagem – Vera Chaves Barcellos (2007), no Santander Cultural, em Porto Alegre (co-curadores: Fernando Cocchiarale e Agnaldo Farias); Geração da Virada (2006), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (co-curador: Agnaldo Farias); Rosângela Rennó (2006), no Mamam; Babel – Cildo Meireles (2006), na Estação Pinacoteca, em São Paulo; José Pedro Croft (2006), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Tem ensaios e textos críticos sobre artistas publicados em livros, catálogos e revistas.