Hoje 31 de março, lançamento do livro Bienal de São Paulo desde 1951
Imagem livro: "Bienal de São Paulo desde 1951"
Por Bienal de São Paulo http://www.bienal.org.br/
Hoje (31/03), a Fundação Bienal lança, no Pavilhão da Bienal, o livro de ensaios Bienal de São Paulo desde 1951, publicação comemorativa dos 70 anos da Bienal de São Paulo, completos em 2021, e dos 60 anos da Fundação Bienal, celebrados neste ano. A participação é gratuita: inscreva-se aqui. Saiba mais sobre o evento e se planeje!
Organizada por Paulo Miyada – curador-adjunto da 34ª Bienal (2020-2021) e curador-adjunto para arte latino-americana do Centre Pompidou – a publicação é composta por 30 ensaios de autores tão diversos como Abílio Guerra, Lula Wanderley, Francisco Alambert, Regina Teixeira de Barros, Glaucia Villas-Boas, Isobel Whitelegg, entre outros.
Os textos reforçam o caráter plural da Bienal, com múltiplas vozes que combinam pesquisas, perspectivas críticas, criações narrativas e anedotas, em uma diversidade que reflete a principal característica do evento: a sua contínua transformação.
Para comemorar o lançamento, serão realizadas, no dia 31, três mesas de conversa mediadas por Paulo Miyada com autores do livro, seguidas pelo lançamento da publicação. O evento é gratuito e aberto ao público. Participe!
Mesa 1. Do que cabe aqui, 14h30
Conversa sobre momentos em que a Bienal de São Paulo abrigou formas de fazer arte que transformaram a trajetória da exposição.
Convidados:
- Bruno Pinheiro, pesquisador em História na Unicamp
- Lula Wanderley, artista gráfico e poeta visual
- Cláudio Bueno e João Simões, artistas, pesquisadores e curadores
Mesa 2. Quando o fora está dentro, 16h
A mesa abordará episódios da Bienal em que o contexto político e social do período influenciou diretamente a organização da exposição.
Convidados:
- Regina Teixeira de Barros, doutora em Estética e História da Arte pela USP
- Caroline Saut Schroeder, professora e pesquisadora
- Fernanda Albuquerque, curadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Mesa 3. Arte e mais que arte, 17h30
Mesa sobre as ocasiões em que ficou claro o desejo da Bienal de expor e abordar a arte para além dos seus limites formais tradicionais.
Convidados:
- Francisco Alambert, doutor em História e professor do Departamento de História da USP
- Glaucia VIllas Bôas, professora titular da UFRJ
- Tiago Gualberto, artista visual, pesquisador e educador
Lançamento do livro 19h
Todas as mesas e o lançamento acontecem no Auditório Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, Portão 3. Para entrar, será solicitada apresentação de comprovante vacinal completo contra Covid-19.
Esperamos você!