No dia 13 de maio, quinta-feira, às 19h, a Fundação Bienal de São Paulo apresenta o quarto encontro As vozes dos artistas #4: em torno dos retratos de Frederick Douglass. O evento contará com interpretação em Libras e tradução simultânea.
➡️ A participação na live é gratuita! Basta se inscrever aqui!
O curador geral da 34ª Bienal, Jacopo Crivelli Visconti e Paulo Miyada, curador adjunto, conversam ao vivo com Tony Cokes (1956, Virginia, EUA). Além da participação ao vivo de Cokes, o encontro trará uma introdução à figura de Frederick Douglass feita pela pesquisadora Janaina Damaceno Gomes, entrevistas gravadas com os artistas Alfredo Jaar (1956, Santiago, Chile), Musa Michelle Mattiuzzi (1983, São Paulo, SP) e um depoimento sobre trabalho de Zózimo Bulbul (1937 – 2013, Rio de Janeiro, RJ), realizado pela pesquisadora Janaína Oliveira. Ao final, Cokes e os curadores responderão às perguntas do público.
|
Quem foi Frederick Douglass?
Foto de Samuel J.Miller, 1847-1852
|
Nascido no Condado de Talbot (Maryland, EUA) em fevereiro de 1818, Douglass era filho de uma mulher negra escravizada e de um homem branco que não conheceu. Considerado o estadunidense mais fotografado do século 19, Douglass foi um homem público, jornalista, escritor, orador e um dos principais líderes do movimento abolicionista nos EUA. Como resultado de sua busca por difundir uma imagem positiva e não estereotipada de pessoas negras, seus retratos entraram no fluxo de circulação dos jornais, assim como em espaços privados de todo o país, e até hoje circulam pelo mundo como símbolo de justiça e resistência.
|
|