Lina Bo Bardi é consagrada com o Leão de Ouro
O reconhecimento pelo conjunto de obra para a primeira mulher brasileira e a primeira no mundo com obra construída foi recomendado pelo arquiteto Hashim Sarkis, curador da Biennale Architettura 2021, e aprovado pelo Conselho de Administração da Biennale di Venezia
A arquiteta italiana naturalizada brasileira receberá – in memoriam – o Leão de Ouro Especial pela trajetória e conjunto de sua obra durante a 17a Mostra Internacional de Arquitetura de La Biennale di Venezia. Segundo Hashim Sarkis, Lina Bo Bardi é a arquiteta que melhor representa o tema do evento deste ano Como viveremos juntos? / How will we live together?.
“Sua carreira como designer, editora, curadora e ativista nos lembra o papel do arquiteto como construtor de visões coletivas. Ela também exemplifica a perseverança da arquiteta em tempos difíceis, sejam guerras, conflitos políticos ou imigração, e sua capacidade de permanecer criativa, generosa e otimista o tempo todo”, explica o arquiteto e curador sobre algumas de suas motivações para a nomeação.
Para saber mais, acesse: https://www.labiennale.org/en/architecture/2021
http://institutobardi.org