Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Inti Guerrero

Inti Guerrero

[English]

Inti Guerrero (Colômbia, 1983) em parceria com Cosmin Costinaș, são diretores artísticos da Bienal de Sydney desde junho de 2022. De 2016 a 2019 foi curador adjunto de arte latino-americana da Tate Gallery (Estrellita Brodsky B. curatorship).  Coordenou assim a representação da arte da América Latina na coleção da Tate durante 3 anos. Guerreiro foi o quarto curador na Tate nessa posição, seguindo Cuauhtémoc Medina, Julieta González e José Roca. Sua atuação se relaciona diretamente ao corpo de curadores da instituição e ao Comitê de Aquisições na América Latina da Tate.

Foi director artístico da Fundação Filipina de Projetos Belas Artes (BAP), con espaços em Manila e Bataán, de 2018 a 2022. Em agosto de 2016 foi também nomeado curador da 38ª edição da EVA International que ocorreu em 2018. EVA International é a Bienal de Arte Contemporânea da Irlanda. A cada dois anos EVA International trabalha com curadores convidados para criar um programa de 12 semanas de exposições e eventos que se relacionam com as pessoas e a cidade de Limerick, na costa oeste da Irlanda. Desde a sua fundação em 1977, EVA Internacional já trabalhou com alguns dos principais artistas e curadores do mundo, trazendo exposições de grande qualidade a Irlanda.

Foi Diretor Associado de Arte e curador na Fundação Ars TEOR/éTica em Costa Rica. Vem assim desempenhando funções de dirigente artístico, curador independente e critico da arte na America Latina, Europa e Asia. Alguns projetos em curadoria: Josephine Baker e Le Corbusier– Um caso Transatlântico, Museu de Arte do Rio - MAR; Man Up!, Tate Film, Tate modern, London; A cidade do homen nu, Museu de Arte Moderna de São Paulo; Flying Down to Earth, MARCO, Vigo and FRAC Lorraine, Metz; and Duet for Cannibals, Royal Tropical Institute, Amsterdam, 2010. Tem trabalhado em co-curadorias nas exposições: Eppur is muove, Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Turin, 2009 e Yo no soy esa..., Galeria Santa Fe, Bogotá, 2005. Seus textos tem sido publicados em Art Nexus, Ramona, Afterall, Metropolis M and Manifesta Journal.

Participou dos programas de residência curatorial da coleção da Fondazione Sandretto Re Rebaudengo em Turim (Itália) e Capacete entretenimentos no Rio de Janeiro. É membro del comité assessor da Cisneros Fontanals Art Foundation. Estudou História e Teoria da Arte na Universidade de Los Andes em Bogotá e na USP-Universidade de São Paulo. Integrou o programa de estudos curatoriais do De Appel Arts Centre de Amsterdam. Sua base/morada é Hong Kong .