II Fórum Mostra Internacional de Cinema 2018
CRIATIVIDADE, ECONOMIA E POLÍTICA
O II Fórum Mostra dá continuidade ao projeto iniciado em 2017 quando, numa série de debates, olhou-se para o cinema a partir de suas duas faces: a mercadológica e a artística. O Fórum retoma as discussões do ano passado e avança em direção ao futuro, procurando explorar as oportunidades que a nova configuração das indústrias criativas abre para aqueles que têm, como principal ativo, as ideias.
Aberto a todos os realizadores, produtores, gestores culturais e estudantes interessados em fazer e pensar conteúdo audiovisual, o Fórum é um espaço voltado à reflexão e à disseminação de conhecimento. Os debates, que se entrelaçam de forma direta à programação da 42ª Mostra e aos outros dois eventos do Mercado de Ideias Audiovisuais —os Encontros de Negócios e o pitching Do Livro ao Filme— giram em torno de três eixos temáticos: a criatividade, a economia do cinema e as políticas culturais.
Ao longo de três dias de debates, em oito mesas e um workshop, o Fórum abre espaço para a troca de experiências e de olhares. É essa troca, afinal de contas, o principal combustível de um setor que, para se mover, depende das ideias e das parcerias aptas a materializá-las.
O primeiro dia (24/10), dedicado à criação, estabelece um diálogo com a instalação The Chalkroom, de Laurie Anderson e Hsin-Chein Huang, e procura explorar os novos caminhos para se contar histórias e emocionar um espectador cada vez menos passivo. As mesas tratarão da expansão do cinema para além da tela retangular e de sua intersecção com outras linguagens. A alinhavar cada uma das conversas está a pergunta-base do trabalho criativo: como nascem as ideias e que caminho elas percorrem até se tornarem uma obra?
No segundo dia (25/10), profissionais de sólida carreira compartilham suas visões e expectativas relacionadas ao financiamento, à coprodução e à distribuição de filmes brasileiros, em especial, e do cinema de arte, em geral. O Fundo Setorial do Audiovisual e a questão das janelas de exibicão, que se tornou especialmente sensível com o advento do streaming, são alguns dos assuntos propostos.
No encerramento (26/10), vai se refletir sobre o futuro da cultura. Campo de conflitos e tensões, a cultura, no século 21, lida com a crise financeira dos Estados e com as possibilidades e desafios trazidos pela tecnologia e pelo peso econômico das indústrias criativas. O Fórum, ao ampliar seu foco para esse terreno mais amplo, no qual o audiovisual tem papel preponderante, coloca em pauta as disputas em torno da regulação do VoD e reflete sobre o futuro das políticas culturais neste momento de incerteza política. Nesse mesmo dia, procurando cumprir seu papel de formação, o Fórum coloca profissionais representativos dos três elos da cadeia audiovisual — produção, distribuição e exibição— para conversar, de maneira aberta, com jovens realizadores e estudantes.
O II Fórum Mostra é uma realização da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Spcine, Cinema do Brasil - SIAESP e o Itaú Cultural que, pelo segundo ano consecutivo, não apenas acolhe o Fórum como contribui para a sua concretização.
**Alunos de comunicação da PUC-SP farão a cobertura jornalística do Fórum sob orientação do professor Fábio Cypriano. Os textos estarão disponíveis no site mostra.org.
PROGRAMAÇÃO FÓRUM MOSTRA:
DIA 1 (24/10)
MESA 1 (10h-12h) Fim das fronteiras: mescla entre linguagens e formatos
Debatedores: Murilo Hauser (roteirista, diretor e curador), Nicolas Champeaux (diretor), Otto Guerra (animador), Priscila Guedes (Anableps XR)
Mediação: Ana Letícia Fialho, gerente-executiva do Cinema do Brasil
MESA 2 (14h -16h) Do texto ao filme: as relações entre cinema e literatura
Debatedores: Jorge Furtado (diretor e roteirista), Marie-José Sanselme (roteirista), Roberto Gervitz (diretor e roteirista) e Sérgio Tréfaut (diretor e roteirista)
Mediação: Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um
MESA 3 (16h30-18h30) Dráuzio Varella: da vida à palavra; da palavra à imagem
Debatedores: Caio Gullane (produtor), Dráuzio Varella (médico e escritor), Edson Pimentel (Globo Filmes), Fernando Bonassi (roteirista e escritor), José Eduardo Belmonte (diretor)
Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do II Fórum Mostra
DIA 2 (25/10)
MESA 4 (10h-12h) Fundo Setorial: o que financiar com dinheiro público?
Debatedores: Christian de Castro (Ancine), Denise Gomes (Bossa Nova Films), Jean-Thomas Bernardini (Imovision), Max Eluard (Avoa Filmes)
Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do II Fórum Mostra
MESA 5 (14h-16h) Coproduções: o caminho para o cinema de arte
Debatedores: Catherine Dussart (CDP Productions), Delphine Tomson (Les Films du Fleuve), Marcin Łuczaj (New Europe Film Sales), Tatiana Leite (Bubbles Project)
Mediação: Ana Letícia Fialho, gerente-executiva do Cinema do Brasil
MESA 6 (16h30-18h30) Janelas abertas: a batalha dos lançamentos na era do VoD
Debatedores: Adhemar Oliveira (Espaço Itaú de Cinema), Luiz Bannitz (Looke), Mauricio de Andrade Ramos (Spcine), Rodrigo Saturnino (Sony Pictures)
Mediação: Guilherme Genestreti, repórter da Ilustrada
DIA 3 (26/10)
Workshop (10h-12h) Primeiros passos: como vender você e seu projeto
Palestrantes: Bárbara Sturm (Elo Company), Henry Galsky (Canal Brasil) e Rodrigo Teixeira. (RT Features)
Mediação: José Roberto Sadek, professor da Faap
MESA 7 (14h-16h) Exceção Cultural: a batalha pela regulação do streaming
Fernando Magalhães (NET), Magno Maranhão (Ancine), Oscar Simões (ABTA) e Paulo Schmidt (Academia de Filmes)
Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do II Fórum Mostra
MESA 8 16h30-18h30. Sustentabilidade da Cultura: entre o público e o privado
Cristina Ikonomidis (Cinemateca Brasileira), Danilo Santos de Miranda (Sesc), Eduardo Saron (Itaú Cultural) e Jailson de Souza e Silva (Observatório de Favelas)
Mediação: Ana Letícia Fialho, gerente-executiva do Cinema do Brasil
Fonte: http://42.mostra.org/br/conteudo/noticias-e-eventos/683-II-Forum-Mostra