Seminário "A História e o Brasil em Telas e Textos de Viajantes Pintores (Séculos XVIII a XIX)"
Seminário "A História e o Brasil em Telas e Textos de Viajantes Pintores (Séculos XVIII a XIX)"
07 de maio de 2018
das 9h às 17h
Local: Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Ministrante: Profa. Dra. Ana Beatriz Demarchi Barel (UEG)
INSCRIÇÕES: Pelo e-mail [email protected] ou telefone (11) 3091-1154.
A produção de pintores viajantes, sobretudo dos que viveram antes da invenção da fotografia e do cinema, se compõe de telas que revelam territórios, povos, costumes e paisagens pouco conhecidos ou desconhecidos de seu público, num dado momento histórico. Muitas vezes, acompanhando essa produção pictórica, os diários e as cartas a amigos e familiares trazem, em palavras, as impressões e a força da vivência da viagem e da descoberta de uma cultura diversa. Num arco temporal que vai do século XVII até o início do século XX, o seminário privilegiará a obra de alguns dos mais representativos pintores viajantes – ao Brasil e a outros espaços geográficos -, revelando, através da leitura de suas telas, a imagem desses lugares e povos para seus autores. Serão analisadas as obras de Albert Eckout, Frans Post, Jean- Baptiste Debret, Félix Taunay, Adrien Taunay, Maria Graham. Esse material revela leituras do Brasil e do contexto histórico de sua produção.
Durante todo o período da História do Brasil conhecido como Período Colonial, inúmeros foram os viajantes que vieram ao Brasil, por razões as mais variadas. Com uma produção pictórica vasta sobre a realidade brasileira, esses viajantes registram sua experiência no Novo Mundo quer seja através de imagens, quer seja através de textos, promovendo uma ampla divulgação a um público interessado em novidades e informação, de costumes, paisagens e populações desconhecidos e ‘exóticos’. Essa produção pictórica e escrita se insere, muitas vezes, em projetos expansionistas promovidos por Estados no contexto colonialista.
Programa:
1. Contexto histórico de produção das telas e dos textos
a. Brasil colonial (séculos XVII e XVIII)
b. Viajantes holandeses ao Brasil. Leitura de telas Albert Eckout e Frans Post: semelhanças e divergências.
2. Contexto histórico de produção das telas e dos textos
a. Brasil colonial (século XIX)
b. França e suas colônias (século XIX)
c. Viajantes franceses ao Brasil. Leitura de telas Jean-Baptiste Debret, Félix Taunay, Aimé-Adrien Taunay: projetos e objetos.
3. Conclusão e balanço teórico sobre o período e o material estudados.
O evento faz parte do Ciclo de Seminários “História das Relações Franco-Brasileiras: França e Brasil em Textos e Telas do Século XVIII ao Século XX”.
Evento gratuito e aberto ao público.
Contamos com a sua presença.