FAAP inaugura PÓS-GRADUAÇÃO em Estudos e Práticas Curatoriais
O curso Estudos e Práticas Curatoriais, criado e coordenado pela curadora Ana Paula Cohen, com início previsto para setembro, reúne professores atuantes no circuito das artes, como Jochen Volz, Ivo Mesquita e Mabe Bethônico
Responsável por trazer grandes exposições internacionais e realizar mostras importantes, como a Anual de Arte, já tradicional no circuito artístico, além de possuir um dos mais tradicionais cursos de Artes Visuais de São Paulo, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) possui agora uma Pós-Graduação em Estudos e Práticas Curatoriais.
O objetivo do novo curso é formar profissionais na área de curadoria, capazes de criar formas singulares de trazer a público as produções artísticas contemporâneas e obras de arte. Também busca incentivar o aluno a pensar criticamente as estruturas de museus, coleções, acervos e outros aparelhos culturais, além de praticar a escrita e a pesquisa em arte.
O curso é voltado para curadores, que desejam criar experiências únicas nas instituições culturais e nos museus, assim como para os agentes envolvidos nesse processo, como artistas, mediadores, pesquisadores, educadores de arte, entre outros. Trata-se de uma especialização teórica e prática, dividida em três módulos semestrais, atravessado por quatro linhas conceituais. Ao final do curso, além da monografia escrita, será realizada uma exposição em conjunto, curada pelos alunos.
Ana Paula Cohen foi co-curadora do Encuentro Internacional de Medellín – MDE07, na Colômbia, da 28ª Bienal de São Paulo, “em vivo contato”, e curadora residente do Center for Curatorial Studies – CCS, Bard College, em Nova York. Cohen foi diretora do Programa para artistas Bolsa Pampulha, 4ª edição, em Belo Horizonte, professora visitante no programa de mestrado do California College of the Arts, em San Francisco, e co-diretora do PIESP – Programa Independente da Escola São Paulo – edição 2013/2014. Recentemente curou exposições como: “Embodied Archeology of Architecture and Landscape”, no Tel Aviv Museum, e “On Cohabitation: films by Yael Bartana”, no Banff Centre for the Arts, Canada.
O corpo docente do curso conta com nomes como Jochen Volz, Diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e curador chefe da 32ª Bienal de São Paulo, Ivo Mesquita,curador e escritor, Mabe Bethônico, artista e pesquisadora, e Galciani Neves, curadora e diretora da Escola Entrópica, no Instituto Tomie Othake. Entre os palestrantes estão Adriano Pedrosa, diretor do MASP, Suely Rolnik, psicanalista e crítica cultural e Pedro Cesarino, antropólogo e poeta.
A lista completa de professores e disciplinas está disponível no link: http://pos.faap.br/descricao/estudos-e-praticas-curatoriais/669
Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
Reconhecida pela excelência no ensino, a FAAP completa 70 anos de história sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação. É hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno. Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.
FAAP / WN&P COMUNICAÇÃO
Sala de Imprensa: www.faap.br/imprensa
Tel: (11) 3662-7270/ 7271 / 9-5329-1654
Jornalistas: Fabiana Dourado ([email protected])
Iracema Carvalho ([email protected])
SP 08/2017