Simpósio Internacional Orson Welles no Festival do Rio
ORSON WELLES IN RIO
Centro Cultural Banco do Brasil
Encontros com os mais importantes críticos e especialistas na vida e obra do diretor.
Sexta-feira, 9/10, 15h - Teatro I
ORSON AOS 100: UM PANORAMA, com James Naremore (Indiana University)
ORSON WELLES NA ESPANHA, com Esteve Riambau (Filmoteca de Catalunya)
Mediação: Adalberto Müller (Universidade Federal Fluminense)
James Naremore foi professor de cinema na Indiana University e é autor do clássico The Magic World of Orson Welles (livro obrigatório para qualquer estudo sobre o cineasta) e de um estudo-chave sobre o cinema noir americano, More Than Night. Aqui ele apresenta um balanço sobre a importância da produção cinematográfica de Welles e discute o futuro das suas obras inacabadas e filmes em processo de restauração.
Esteve Riambau, autor de Orson Welles: Una España imortal e de um documentário sobre Orson Welles na Espanha, fala sobre a longa relação do diretor americano com o país de Cervantes, focando especialmente Falstaff (Chimes at Midnight). Riambau é Diretor da Filmoteca de Catalunya.
Sábado, 10/10, 10h30 - Teatro I
ORSON WELLES E O CINEMA NOVO, com Nelson Pereira dos Santos (cineasta / Academia Brasileira de Letras)
WELLES, GLAUBER E SGANZERLA, com Joel Pizzini (cineasta)
Mediação: João Luiz Vieira (Universidade Federal Fluminense)
Os diretores Nelson Pereira dos Santos e Joel Pizzini falam nesta mesa sobre o impacto e as possíveis ou prováveis influências da obra e da pessoa de Welles no cinema brasileiro. Nelson Pereira dos Santos é um dos nomes maiores do Cinema Novo, diretor de Vidas Secas, e viveu de perto a fase gloriosa da carreira de Orson Welles nos EUA e na Europa. Joel Pizzini, por outro lado, pode falar com autoridade da quase obsessão de Rogério Sganzerla pelo diretor norte-americano, uma vez que Sganzerla é autor de quatro filmes sobre Welles, e Pizzini é justamente o autor do filme Mr. Sganzerla, no qual a figura de Welles é uma espécie de fantasma da ópera.
Sábado, 10/10, 15h - Teatro I
‘HELLO AMERICANS!’ WELLES E A POLÍTICA DE BOA VIZINHANÇA, com Darlene Sadlier (Indiana University)
IT’S ALL TRUE: WELLES E O BRASIL, com Catherine Benamou (University of California)
Mediação: João Luiz Vieira (Universidade Federal Fluminense)
Darlene Sadlier, professora emérita da Indiana University, é renomada brasilianista, tem livros e artigos publicados sobre a Política da Boa Vizinhança, sobretudo Americans All: Good Neighbor Cultural Diplomacy in World War II. Neste evento ela fala em especial sobre os programas de rádio que Welles realizou sobre e no Brasil, Hello Americans!.
Catherine L. Benamou, professora da University of California, escreveu o livro mais importante sobre o maior e mais significativo "fracasso" de Orson Welles: It's All True. Neste evento, vai apresentar fotos feitas durante a filmagem daquele filme no Rio e em outras cidades brasileiras, em 1942.