Josephine Baker e Le Corbusier no Rio – Um caso Transatlântico
Le Corbusier e Josephine Baker na festa à fantasia, celebrando a travessia da linha do Equador, à bordo do transatlântico Luteita,1929.
Abertura da exposição Josephine Baker e Le Corbusier no Rio (Museu de Arte do Rio - MAr) – Um caso Transatlântico e seus eventos paralelos.
Em 1929, o Rio de Janeiro foi testemunha do encontro entre o conhecido arquiteto Le Corbusier (1887-1965) e a célebre dançarina, cantora e atriz Josephine Baker (1906-1975), considerados grandes figuras da vanguarda para a estética e a história do modernismo no século XX. Ambos desembarcaram no antigo porto (em frente do MAR), compartilhando um longo trajeto a bordo de navios transatlânticos.
À primeira vista, o encontro deles poderia representar duas maneiras opostas de compreender o corpo na modernidade. Le Corbusier é o sinônimo do grande paradigma da arquitetura moderna, onde o corpo é disciplinado em seu comportamento por meio do funcionalismo do design e do urbanismo. Por sua vez, como a primeira show biz negra do mundo, Josephine Baker subverteu os cânones da dança de seu tempo com o corpo nu, numa coreografia de movimentos selvagens e anárquicos que reivindicavam uma emancipação. Mas seriam mesmo tão distintos os programas estéticos de Le Corbusier e de Josephine Baker? Não estariam, ao contrário, nutrindo-se mutuamente?
Ainda que esta exposição inclua material e obras referentes ao encontro Baker-Le Corbusier, não se caracteriza por uma curadoria biográfica nem historicista. Ao contrário, trata-se de uma constelação de documentos, obras contemporâneas tanto das artes visuais como da dança, da performance e do cinema e de contribuições da cultura popular.
Programação:
15 de abril - Terça
10h - Abertura da exposição
11h - Conversa de galeria e apresentação da exposição com curadores os Inti Guerrero, Carlos Maria, Fernanda Nogueira e a artista Ana Maria Tavares
17h - Performance de Steven Cohen, Chandelier
21h - As Tequileiras do Funk - ao vivo (Cabaré Kalesa - Rua Sacadura Cabral, 61. Entrada gratuita, classificação 18 anos.)
17 de abril - Quinta
11h - Conversa de galeria com Conrad Ventur e Steven Cohen
Apresentando:
Adolf Loos, Ana Borralho e João Galante, Ana Maria Tavares, Antonia Baehr, As Tequileras do Funk, Cármen Miranda, Faustin Linyekula, Cristiano Mascaro, Djibril Diop Mambéty, D'Escoffier, Emiliano Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Georges Valmier, Grace Jones, Josephine Baker, Judith Braun, Kasper Akhoj, Laercio Redondo, Le Corbusier, Lennie Dale, Ligia Manuela Lewis, Lili Reynaud Dewar, Liliana Ângulo, Marcel Gautherotl, Marcela Levi, Matheus Rocha Pitta, Ney Matogrosso, Oscar Niemeyer, Patrizio di Massimo, Paul Colin, Steven Cohen, Trajal Harrel, Vera Manteiro.
Micro-curadorias inseridas na exposição:
Montezlandia – Curadoria de Conrad Ventur.
Movimento de Arte Pornô - Eduardo Kac, Denise e Cairo Assis Trinidade
Curadoria: Fernanda Nogueira
Curadores de Josephine Baker e Le Corbusier no Rio – Um caso Transatlântico: Inti Guerrero e Carlos Maria Romero
Para mais informações: http://www.museudeartedorio.org.br/pt-br/exposicoes/proximas?exp=995
The Museum of Art of Rio- MAR proudly presents: Josephine Baker and Le Corbusier in Rio – A Transatlantic Affair
In 1929, Rio de Janeiro witnessed the encounter between the architect Le Corbusier (1887-1965) and the dancer, singer and actress Josephine Baker (1906-1975), considered key avant-guard figures of the twentieth-century. Both disembarked at the port in front of the MAR, after sharing a transatlantic crossing.
At first glance, their encounter seems to represent the gathering of two opposing ways of understanding the body in modernity. Le Corbusier is synonymous with the grand paradigm of modern architecture, where the behavior of the body is disciplined in relation to the functionalism of design and urbanism. For her part, as the world’s first black star, Josephine Baker subverted the dance canon of her time with a nude body and through a choreography of savage and cathartic movements that claimed subjective emancipation. Yet are the aesthetic programs of Le Corbusier and Josephine Baker distinct? Could it not be that, on the contrary, they nurture and inform each other?
Rather than following a biographical or historicist curatorial approach, this exhibition explores the Baker-Le Corbusier affair and their direct and indirect legacies, through a constellation of documents, contributions from popular culture and primarily contemporary works from the visual arts as well as from dance, performance and cinema.
More info: www.museudeartedorio.org.br