Latitude traz colecionadores e formadores de opinião ao Rio de Janeiro
Latitude participa do Projeto Carnaval da Apex-Brasil e traz colecionadores e formadores de opinião ao Rio de Janeiro
Os colecionadores, oriundos da França, da Bélgica e dos Estados Unidos, visitarão Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, para conhecer o que há de melhor em arte contemporânea e ver os desfiles de Carnaval
Organizado pela Apex-Brasil, o Projeto Carnaval envolve 45 empresas brasileiras e 27 entidades setoriais
O Latitude – platform for Brazilian art galleries abroad, parceria entre a
Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira
de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) traz ao Brasil
quatro colecionadores para conhecer o mercado de arte brasileiro. Eles
visitarão instituições e galerias de arte em São Paulo e Rio de Janeiro,
além do Instituto Inhotim, em Minas Gerais. A iniciativa tem como objetivo
capitalizar a grande visibilidade do Carnaval brasileiro no mundo para
atrair compradores, formadores de opinião e investidores estrangeiros ao
Brasil.
A ação faz parte do Projeto Carnaval, realizado pela Apex-Brasil desde 2009
e que este ano traz 314 convidados estrangeiros para participar de agendas
de negócios em vários estados brasileiros, entre 24 de fevereiro e 11 de
março. Importadores e formadores de opinião de mais de 50 países estão no
Brasil com o objetivo de conhecer de perto os produtos e as empresas
brasileiras, estreitar relacionamento comercial e fechar negócios. A
expectativa é de que o Projeto Carnaval resulte em mais de US$ 340 milhões
em negócios para as 45 empresas brasileiras participantes, além de
fortalecer a percepção dos produtos e serviços do Brasil no mercado
internacional.
Os participantes também acompanharão o desfile das escolas de samba no Rio
de Janeiro, em um ambiente preparado para receber os convidados como se
estivessem no interior de uma casa brasileira, com móveis e decoração de
empresas e artistas nacionais. Os alimentos servidos aos convidados também
serão usados para divulgar os produtos brasileiros.
Realizada em parceria com entidades de diversos segmentos da economia, a
ação intensifica o relacionamento entre empresas brasileiras e
internacionais e, em seis anos, já teve a presença de mais de 1.500
convidados gerando negócios para mais de 35 setores da economia brasileira.
Sobre o Projeto Latitude
O Projeto de Promoção Internacional do Mercado de Arte Contemporânea
Brasileiro foi criado em 2007 pela Apex-Brasil em parceria com a Fundação
Bienal de São Paulo e o segmento de galerias nacionais do mercado primário
com o objetivo de fomentar as exportações brasileiras deste setor.
Em 2011, a Fundação Bienal de São Paulo passou a gerência do projeto para
ABACT. Hoje, o projeto Latitude representa 47 galerias de arte contemporânea
em seis diferentes estados brasileiros, promovendo o trabalho de cerca de
mil artistas.
Informações à imprensa
tel.: 55 (11) 3062 6399
Diego Sierra - [email protected]
Laila Abou - [email protected]