Abertura da 3ª e 4ª Temporada de Projetos 2014
O Paço das Artes --instituição da Secretaria da Cultura-- abre no dia 7 de julho as terceira e quarta edições da Temporada de Projetos 2014 com mostras de Beto Shwafaty, Erica Ferrari, Laila Terra, Luísa Mota, Marcelo Amorim e Victor Leguy. Na ocasião, haverá visita guiada com os seis artistas. A entrada é gratuita.
A Temporada de Projetos é um programa de fomento, que abre espaço à produção artística, curatorial e crítica desde sua criação em 1997. Por meio de edital, são selecionados anualmente dez projetos (nove de artistas e um de curadoria). "A Temporada de Projetos é um espaço de difusão, estímulo e de mapeamento da jovem arte contemporânea brasileira", diz Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes.
Saiba mais sobre as exposições abaixo:
A instalação Remediações, de Beto Shwafaty, é o resultado de uma exploração a respeito de como certas dinâmicas e noções de projeto nacional são transpostas para outros suportes de comunicação.
A série de trabalhos de Érica Ferrari, intitulada Estratigrafia, parte de pesquisa acerca das camadas históricas dos Palácios Nacionais, dos quais destacam-se aqueles que guardam passagens de luta e violência e que funcionam atualmente como museus ou espaços culturais.
A exposição Eurídice, de Laila Terra, é composta por seis gravuras serigráficas impressas em chapas de aço galvanizado com tinta tipográfica. As serigrafias contêm uma simplicidade em sua composição, tendo como base principal a pesquisa na construção cromática. As gravuras são compostas por quadrados em linha, sem variação na forma e no espaço.
Marcelo Amorim apresenta, em Ventriloquia, uma série de desenhos feitos em grandes dimensões com tinta acrílica e aquarela sobre papel. As imagens são apropriadas de uma coleção de livros didáticos antigos que o artista compra em lojas de artigos de segunda mão.
O trabalho Perception is Wild (A percepção é selvagem), da artista portuguesa residente no Brasil Luísa Mota consiste de uma instalação composta de esculturas, imagens, vídeos e pessoas físicas existindo no espaço e o transformando diariamente. O espaço expositivo é apresentado como espaço existencial e performático onde o espectador se imerge no universo imaginário da artista.
Já Victor Leguy se apropria de elementos como fotos, vídeos, textos e outros arquivos que já possuem um pré-significado para compor a instalação Planos em Secção, cujo projeto foi pensado durante uma residência artística na Finlândia.
Sobre a Temporada de Projetos
Ação pioneira no Brasil, criada em 1997, a Temporada de Projetos se tornou um celeiro de artistas, críticos e curadores. Ao participarem dessa ação, os artistas têm a oportunidade de serem avaliados por crítica, público e classe artística. Desde seu surgimento, já alçou ao cenário cultural mais de uma centena de profissionais, entre artistas, curadores e críticos, contabilizando mais de cinquenta exposições.
O programa tem como objetivo o fomento às manifestações artísticas contemporâneas, sem restrição ao suporte utilizado pelo artista ou coletivo. Além de promover a produção artística por parte dos selecionados, o Programa ainda incentiva a reflexão teórica, já que cada projeto recebe uma apreciação crítica por um especialista convidado.
3ª e 4ª Temporada de Projetos 2014
Abertura 7 de julho de 2014, 19h
** No mesmo dia, haverá a abertura da mostra “Um Cais para Nino: a imagem na imagem”, de Nino Cais.
Até 7 de setembro de 2014
Grátis | Livre