Teatro Imperator, Museu Bispo do Rosário e MAR sofrem sem repasses da Prefeitura do Rio
Os equipamentos culturais do Teatro Imperator, Museu Bispo do Rosário e Museu de Arte do Rio (MAR) sofrem sem receber os repasses da Prefeitura, como mostrou o RJ1 desta quarta-feira (27).
A produtora que administra o Imperator não recebe há dois meses. Foi a própria Prefeitura que reformou e reabriu o teatro em 2012, mas o governo do Estado agora quer assumi-lo.
A partir de janeiro, a programação foi interrompida. Em nota, a Prefeitura disse que realizou pagamentos de setembro, mas não informou sobre outubro e novembro.
Financiamento coletivo
O Museu Bispo do Rosário abriu uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar R$ 150 mil. Para cada real doado, o BNDES vai investir mais dois.
O equipamento da Prefeitura fica dentro da Colônia Juliano Moreira, na Taquara, e é responsável pela preservação da obra de Arthur Bispo do Rosário, um dos expoentes da arte contemporânea.
Protesto no MAR
O instituto que administra o MAR também sofre sem os repasses e seus funcionários estão de aviso prévio. Artistas, curadores, pesquisadores e produtores deram um abraço simbólico no MAR, na terça.
A Prefeitura informou que depositou repasses atrasados de abril a setembro. haverá uma reunião com representantes do instituto para falar sobre os pagamentos de outubro a dezembro.