Moção de repúdio às demissões de Renata Bittencourt e de mais 80 funcionários e funcionárias do Instiuto Inhotim
IMPORTANTE!
Saudações a todes!
Diante dos estarrecedores últimos acontecimentos da área da cultura e da arte no âmbito institucional, recebemos a notícia de que a colega e profissional Renata Bittencourt foi demitida do Instituto Inhotim juntamente com 80 funcionários e funcionárias.
Profissional reconhecida, respeitada e de competência nesta área, sua demissão do cargo de diretora executiva tendo como pano de fundo a pandemia, não só desarticula uma série de ações em andamento com a comunidade do entorno, como mais uma vez demonstra a fragilidade do setor cultural em lidar com crises mesmo na iniciativa privada.
Sobre as questões de raça e gênero, creio que já estão delineadas como agravantes nesse processo, visto que nenhuma outra instituição desligou profissionais de gestão com poder decisório.
Dessa forma, este documento visa manifestar o repúdio a essa decisão bem como alertar a sociedade para o fato de que o setor cultural, artístico e educativo precisa se articular com urgência.
Isto não é só uma moção de repúdio, é um documento que anuncia o pronunciamento de profissionais do setor diante da vulnerabilidade impostas às nossas condições de trabalho mesmo anteriormente a este momento.
Peço a gentileza de que seja divulgado e que pessoas interessadas em assina-los subscrevam abaixo: nome completo, profissão e vinculação institucional, quando houver.
Gratidão a quem já assinou!
Fonte: https://www.facebook.com/renata.felinto.5/posts/10223536381981340