Unindo esforços durante a 29ª Bienal - São Paulo, pólo de arte contemporânea
A qualidade da produção artística contemporânea brasileira é um fato reconhecido mundialmente. O fluxo crescente de especialistas em visita ao nosso país só é superado pela difusão que os nossos artistas vêm obtendo internacionalmente. Nesse processo, São Paulo, na qualidade de principal centro de difusão artística do nosso país, dotada que é da maior e melhor rede de equipamentos culturais, credencia-se naturalmente a ampliar seu papel de protagonista no processo cultural, assumindo-se como um pólo mundial de arte.
Nesse sentido, as instituições culturais abaixo assinadas consideram que a realização da 29ª. Bienal Internacional de São Paulo, entre 21 de setembro a 12 de dezembro de 2010, oferece as condições para o aprofundamento e a consolidação desse novo patamar. A possibilidade do estabelecimento de sinergia com o eixo arte-política como tema do evento tradicionalmente considerado o carro-chefe da programação da cidade, reforça sua importância ao passo em que enseja o diálogo entre as instituições irmãs. A compreensão entre todos nós da natureza transformadora da arte, sua capacidade de incidir na formação dos nossos cidadãos, nomeadamente os jovens, ampliando sua sensibilidade e formas de expressão, são aspectos que, em razão de sua urgência, serão os denominadores comuns do calendário dos museus e centros culturais aqui elencados.
O diálogo e articulação de uma programação conjunta intensificarão as atividades culturais de forma a melhor atrair e atender o público nacional e internacional durante esse período, ressaltando assim o potencial gerado pela complexa e consistente infra-estrutura cultural montada na nossa cidade.
Neste sentido, a criação de uma rede formada por estas instituições da área da cultura pretende:
1. Articular a grade de exposições durante a realização da 29ª Bienal de forma a oferecer ao público uma programação mais rica e ampla, envolvendo as diversas instituições e a cidade como um todo
2. Privilegiar exposições que enriqueçam o debate em torno da arte contemporânea e do tema “Arte e Política”, estabelecendo assim diferentes diálogos entre si e com a 29ª Bienal de São Paulo
3. Promover seminários, ações educativas e outras atividades culturais que aprofundem esses debates, reforçando e enriquecendo a programação cultural durante esse período
4. Conduzir iniciativas para divulgação dessa intensa programação cultural tanto no Brasil como no exterior.
Como forma de garantir o sucesso dessa iniciativa pioneira, a Bienal de São Paulo dedicará uma parcela de seus recursos para elaborar materiais de divulgação e realizar ações na mídia para promover essa programação conjunta, além de viabilizar a publicação de um jornal/revista comum que divulgue e analise as diversas exposições e atividades culturais durante o período da 29ª Bienal.
Contudo, mais do que uma ação limitada a uma circunstância específica, este documento tem por objetivo maior a deflagração de um processo capaz de demonstrar o potencial da cultura, com destaque a sua fração mais ousada, a arte contemporânea, para dotar São Paulo de um perfil mais amplo e arrojado. A afirmação da nossa cidade como pólo cultural terá um amplo impacto no meio artístico, na indústria do lazer e turismo e no setor educativo, além de contribuir positivamente para a imagem de nossa cidade como metrópole cosmopolita e contemporânea. A acessibilidade da cultura é condição para o aperfeiçoamento do espírito da nossa população, um passo fundamental para que ela possa efetivamente exercer a cidadania.
São Paulo, 29 de setembro de 2009
Associação Video Brasil
Caixa Cultural
Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural da Espanha em São Paulo
Centro Cultural São Paulo
Centro da Cultura Judaica - Casa de Cultura de Israel
Centro Universitário Maria Antonia
Cinemateca Brasileira
FIESP
Fundação Bienal de São Paulo
Instituto Cervantes
Instituto de Arte Contemporânea
Instituto Moreira Salles
Instituto Tomie Ohtake
Itaú Cultural
MAC/USP
Memorial da América Latina
Mube
Museu Afro Brasil
Museu da Cidade
Museu da Imagem e do Som
Museu de Arte Brasileira da FAAP
Museu de Arte de São Paulo
Museu de Arte Moderna
Museu Lasar Segall
Paço das Artes
Pinacoteca do Estado
SESC