Dois acontecimentos marcam a cultura no início de 2020
Escute a coluna completa aqui!
“Não há como não comentar esse grande mal-estar que estamos vivendo neste momento na cultura”, observa o professor Martin Grossmann ao iniciar o seu primeiro post do ano na coluna Na Cultura o Centro Está em Toda Parte, da Rádio USP (clique e ouça o player acima).
Grossmann destaca os dois acontecimentos que fervilharam nas redes sociais. “Um deles foi o anúncio do Prêmio Nacional das Artes, iniciativa que, de acordo com o presidente da República, o ministro da Educação e o então secretário especial da Cultura, pretende destinar mais de R$ 20 milhões para fomentar a produção artística e, segundo afirmaram, promover o renascimento das artes e da cultura no Brasil.”
Outro evento foi a postura polêmica de Roberto Alvim que resultou na sua exoneração da Secretaria Especial da Cultura. “Neste vídeo divulgado nas redes sociais, o ex-secretário fez referências ao nazismo, lembrando Joseph Goebbels. Seu discurso mostrou que ele e sua equipe estavam ancorados em uma ideologia que mancha a história da humanidade”, observa o professor.
Martin Grossmann lembra que o Fórum Permanente lançou, na virada do ano, um novo dossiê que acompanha essa “nova política à brasileira”. E sugere a sua leitura no link:
Fonte: https://jornal.usp.br/radio-usp/dois-acontecimentos-marcam-a-cultura-no-inicio-de-2020/