Paes oferece ajuda para evitar que Casa Daros feche suas portas
O prefeito Eduardo Paes se reuniu nesta quarta-feira (13) com a direção da Casa Daros, e ofereceu ajuda, inclusive financeira, para que o Centro Cultural, em Botafogo, Zona Sul, não encerre suas atividades. A instituição anunciou o fechamento no fim do ano.
De acordo com representante da Casa Daros, Dominik Casanova, a oferta do prefeito será levada ao conselho da instituição, que fica na Suíça. Ele anunciou que deverá dar uma resposta em uma semana.
A Casa Daros abriu as portas, há dois anos, como um espaço dedicado à arte latino-americana. Nesse período, recebeu mais de 200 mil visitantes. Está prevista para setembro, uma exposição com artistas cubanos.
O casarão histórico, de 1866, levou sete anos para ser reformado e recebeu investimentos de R$ 83 milhões. Segundo a direção, os gastos com manutenção, burocracia e seguro das obras pesaram na decisão de encerrar as atividades no Rio.
Casanova disse que a Daros gostaria de continuar como centro cultural na cidade e para isso pensa em novos parceiros, novas ideias.
A Casa Daros é uma instituição da Daros Latinamerica, uma das mais abrangentes coleções dedicadas à arte contemporânea latino-americana, com sede em Zurique, Suíça. A Daros Latinamerica conta com cerca de 1.200 obras, entre pinturas, fotografias, vídeos, esculturas e instalações, de mais de 117 artistas.