Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 34ª Bienal / Novidades da 34ª Bienal + programação da rede

Novidades da 34ª Bienal + programação da rede

Fundação Bienal de SP, em 26/10/2021.
Novidades da 34ª Bienal + programação da rede

Obras de Noa Eskhol que estavam na Casa do Povo chegam à 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto

Novidades
34ª Bienal

 

Obras de Noa Eskhol que estavam na Casa do Povo chegam à 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Confira nesta newsletter todos os eventos programados para esta semana na 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto e nas instituições parceiras desta edição.

A semana está agitada com a abertura, no MuBE, da individual do baiano Juraci Dórea – que aproveita sua passagem em São Paulo para participar de uma conversação na Bienal nesta quinta – e live com os curadores Jacopo Crivelli Visconti e Paulo Miyada com a escritora Veronica Stigger, em parceria com o Itaú Cultural. Não deixem de nos seguir nas redes sociais para mais novidades!

Logo na entrada da 34ª Bienal de São Paulo, você encontra a loja oficial da Bienal de São Paulo, com vários produtos exclusivos e novas camisetas e ecobags em parceria com a Osklen! Se seu passeio pela Bienal acabar se estendendo, lembre-se que contamos com diversas opções de alimentação. Saiba mais aqui!

Conversação com
Juraci Dórea e Luciana Lyra

28/10, quinta, às 19h
Juraci Dórea – artista da 34ª Bienal de São Paulo cuja individual no MuBE abre neste sábado – e a pesquisadora Luciana Lyra conversam sobre a relação entre arte, culturas populares e território.

+ mais

Conversação com
Paulo Galo e Flavio VM Costa

30/10, sábado, às 16h
Os convidados articulam questões como a precarização do trabalho e o lugar do jornalismo na apuração das lutas pela garantia de direitos trabalhistas.

+ mais

Ativações da obra

deposição

Localizada no vão central do Pavilhão da Bienal, a obra de Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict e David Rueter ressignifica uma antiga roda de negociações da bolsa de valores de Chicago que pode ser livremente ocupada pelos visitantes e conta com uma ampla programação de ativação.

Confira a programação desta semana!

 


Lembre-se! Para entrar na exposição não é necessário agendamento prévio, basta trazer seu comprovante de vacinação de ao menos uma dose contra a Covid-19, em formato físico ou digital (obrigatório para todos os visitantes maiores de 12 anos).

+ planeje sua visita

 

Espaço de
mediação

Exposição individual – Ximena Garrido-Lecca

Localizado próximo à entrada da exposição, o espaço de mediação do térreo é o ponto de encontro para algumas das atividades organizadas pela equipe de educação.

Confira abaixo a programação da semana e inscreva-se!
As vagas são limitadas.

Círculo de arte #8
A dedicatória de Constantin Brancusi

28/10, quinta, e 30/10, sábado, às 16h
Inspirado nos princípios de autonomia, horizontalidade e dialogicidade, propostos por Paulo Freire, o encontro é dedicado ao enunciado A dedicatória de Constantin Brancusi.

+ inscreva-se

Bienal para crianças
Ecos da infância

30/10, sábado, às 15h
Quais são os sons das obras da 34ª Bienal? Na visita as crianças serão convidadas a explorar possíveis sons e perguntas criadas a partir do contato com as obras de artistas como Luisa Cunha, Carmela Gross, Regina Silveira, Marinella Senatore, e enunciados Museu Nacional e Sino de Ouro Preto.

+ mais

Visita temática
Isso não é para você?

30/10, sábado às 11h30
Você já sentiu que sua presença não era bem-vinda em um espaço como uma galeria de arte ou um museu? O objetivo dessa visita é percorrer o Pavilhão da Bienal, colocando os visitantes de frente com a possibilidade de diálogo com sujeitos históricos, artistas e escritores, e de cruzar espaços e gerações.

+ inscreva-se

Performances

 

Exposição individual – Ximena Garrido-Lecca


Performance Time Has Fallen Asleep in the Afternoon Sunshine [O tempo adormeceu ao sol da tarde], de Mette Edvardsen. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Mette Edvardsen
Time Has Fallen Asleep in the Afternoon Sunshine [O tempo adormeceu ao sol da tarde]

Performers recitam livros de memória para os visitantes da exposição (30 minutos de duração). Para participar, basta se inscrever no térreo.

Quando: 26/10 (terça); 29/10 (sexta); 30/10 (sábado); e 31/10 (domingo)  10h às 18h30
Local: térreo


Nina Beier
The Complete Works [A obra completa]

Bailarinas e bailarinos aposentados apresentam, de memória, todas as coreografias de sua carreira, reencenando-as em ordem cronológica e sem interrupções.

Quando: 28/10 (quinta), às 18h; e 30/10 (sábado), às 18h
Local: primeiro pavimento


+ agenda completa

Rede 34ª Bienal
Juraci Dórea + Entreolhares 34ª Bienal

Minidocumentário – Neo Muyanga

Escultura de Canudos, 1984. Foto e cortesia do artista.

Neste sábado, dia 30 de outubro, abre a exposição debaixo do barro do chão, de Juraci Dórea, no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), parte da rede de instituições parceiras da 34ª Bienal de São Paulo. O artista baiano possui um importante trabalho, principalmente no que diz respeito a questões ecológicas e ao diálogo com a cultura popular e o povo sertanejo. Com curadoria de Galciani Neves, a mostra apresenta um corpo de trabalhos que vão desde a década de 1960 até obras mais recentes, e incluem desenhos, registros de suas primeiras obras montadas na paisagem do semiárido, fotografias, anotações, estandartes e também a exibição do documentário do “Projeto Terra” (1980).

Atualmente, você pode visitar mais treze exposições que integram a rede de instituições parceiras da 34ª Bienal de São Paulo. A extensão no espaço dessa edição é uma oportunidade única para o público ver a obra dos artistas em diferentes contextos, tanto no Pavilhão da Bienal como em instituições culturais espalhadas por São Paulo.

Ainda na rede, nesta quinta-feira, às 10h, a Escola Itaú Cultural promove uma live com os curadores da 34ª Bienal de São Paulo, Jacopo Crivelli Visconti (curador geral) e Paulo Miyada (curador adjunto) sobre os processos de construção desta edição. A conversa será mediada por Veronica Stigger, escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. As vagas são limitadas. Inscreva-se gratuitamente aqui!

Exposição debaixo do barro do chão, de Juraci Dórea
30/10/2021 – 16/1/2022
quarta a domingo – 11h às 17h
Necessário agendamento prévio aqui
Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE)
Rua Alemanha 221, Jardim Europa, São Paulo - SP
Entrada gratuita

Entreolhares | Conversa com curadores da 34ª Bienal
28/10 – 10h às 11h
Inscrições abertas aqui. Vagas limitadas
Escola Itaú Cultural




+ mais 34ª Bienal