Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 34ª Bienal / Bienal 70 anos #4

Bienal 70 anos #4

Fundação Bienal de SP, em 27/07/2021.

No quarto episódio do podcast Bienal, 70 anos, a narradora Marina Person aborda os anos 80, década marcada pela reconquista da liberdade com o fim da ditadura militar. A Bienal de São Paulo volta a estar no centro das discussões artísticas mundiais. Confira a reportagem completa!

Pela primeira vez na história da Bienal, uma mulher ocupa o cargo de curadoria na 18ª edição (1985). Sheila Leirner inova ao propor uma nova disposição das obras que ficou conhecida como a Grande Tela. Dois anos antes, a presença do renomado artista norte-americana Keith Haring marcava a 17ª edição (1987). Saiba mais sobre essas e outras histórias e curiosidades no episódio da semana. Escute aqui.

O quarto episódio do podcast contém entrevistas com o curador Ivo Mesquita, a professora Elisabeth Lima, do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, a jornalista e crítica de arte Leonor Amarante, a curadora Sheila Leirner e o artista Nuno Ramos.

E você também pode participar! No final dessa temporada, teremos um episódio extra totalmente dedicado às dúvidas enviadas pelos ouvintes. Quem escolhe as obras da Bienal? Será que tudo pode ser considerado arte? Qual foi a obra mais maluca exposta? Manda suas dúvidas e indagações para [email protected]!

Todo sábado, um novo episódio para você! Disponível gratuitamente em Splash, a plataforma de entretenimento do UOL, e no Soundcloud da Fundação Bienal, além de todas as plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Apple Podcasts e no seu tocador predileto.



+ escute 🎧

 

Grande parte da memória viva que estamos compartilhando ao longo deste mês de comemoração dos 70 anos da Bienal está preservada no Arquivo Histórico Wanda Svevo. Agora queremos convidá-los a um mergulho visual no Arquivo Bienal e em sua simbologia para a história da Bienal de São Paulo.

Neste sábado, 31 de julho, às 22h, você poderá assistir à estreia do curta-metragem Arquivo Histórico Wanda Svevo: o passado em perpétua construção no ARTE 1. A partir do dia 1 de agosto, o curta também estará disponível gratuitamente no Youtube da Bienal.

Com participação do ator Lima Duarte como a voz de Ciccillo Matarazzo e com locução de Angela Dippe, o vídeo é composto por imagens de arquivo, muitas delas jamais veiculadas, e filmagens in loco do Arquivo Bienal e do Pavilhão Ciccillo Matarazzo, além de uma entrevista com Ana Mattos, especialista em Gestão da Informação Digital e do Conhecimento e gerente do Arquivo Bienal desde 2013.

O curta dirigido por Danilo Komniski rememora a história da instituição sob o ponto de vista de seu arquivo, desde sua criação por Wanda Svevo até a profissionalização cada vez maior de suas práticas, o que permite, inclusive, que seja mobilizado por artistas participantes da Bienal de São Paulo em obras de arte, como já fizeram Mabe Bethônico e Bruno Moreschi, entre outros.



+ acompanhe a página ➡️ 70 anos - Bienal