Com ações educacionais desde a sua segunda edição (1953), o programa educativo da Bienal de São Paulo consolidou-se, ao longo de décadas, como uma de suas características marcantes. A cada Bienal é desenvolvido um novo projeto educativo, adaptado às necessidades específicas da edição.
Para a 34ª Bienal, preparamos uma série de atividades especiais para receber você e proporcionar uma experiência inesquecível. Você pode se inscrever para participar dos Círculos de Arte, que têm por objetivo a construção compartilhada de sentidos sobre as obras expostas, e das Visitas Temáticas, em que a equipe de mediação mobiliza seus conhecimentos a partir de recortes específicos. Além disso, oferecemos vários tipos de visitas mediadas. Confira todas as opções disponíveis e faça seu agendamento aqui! E, se você ainda quiser conhecer mais sobre o processo de construção da 34ª Bienal, também pode visitar o Espaço de estudo localizado no mezanino. Todas as atividades são gratuitas, claro!
Lembre-se! Para entrar na exposição não é necessário agendamento prévio, basta apresentar seu comprovante de vacinação de ao menos 1 dose contra Covid-19, em formato físico ou digital (obrigatório para todos os visitantes maiores de 12 anos).
+ planeje sua visita
|
Programação semanal 5-10 out
Ativações da obra deposição
© Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Localizada no vão central do Pavilhão da Bienal, a obra de Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict e David Rueter ressignifica uma antiga roda de negociações da bolsa de valores de Chicago que pode ser livremente ocupada pelos visitantes e conta com uma ampla programação de ativação.
Confira a programação desta semana!
|
|
Apresentação de Irmãs Brasil
7/10, quinta, às 19h O trabalho artístico da dupla Irmãs Brasil, formada pelas artistas travestis Viní Ventania e Vitória Jovem, contrapõe as linguagens da dança, do teatro e da performance, propondo desvios em padrões heteronormativos e coloniais.
+ mais
|
Conversação com Luciano Carvalho, Yamila Goldfarb e Adélia Rodrigues
9/10, sábado, às 16h Neste encontro, a roda articula questões como reforma agrária e suas relações com o direito à alimentação e democracia.
+ mais
|
|
|
Espaço de mediação
|
Localizado próximo à entrada da exposição, é o ponto de encontro para algumas das atividades organizadas pela equipe de educação. Confira abaixo e inscreva-se. As vagas são limitadas!
|
|
Circulo de arte #5 Corte/Relação em Antonin Artaud e Édouard Glissant
7/10, quinta, e 9/10, sábado, às 16h Inspirados em princípios propostos por Paulo Freire, os Círculos de Arte são momentos de conversa entre o público e a equipe de mediação da 34ª Bienal. O quinto encontro, dedicado ao enunciado Corte/Relação em Antonin Artaud e Édouard Glissant, partirá das perguntas: a palavra é uma ponte entre o eu e o outro? E o som, que pontes ele pode construir? Que palavras, sons ou gestos você gostaria de lançar ao mundo?
+ inscreva-se
|
Visita temática Correspondências que escrevo, memórias que envio
10/10, domingo, às 16h A visita pretende investigar o dispositivo das cartas no contexto da 34ª Bienal – as correspondências escritas pela curadoria e as contidas nos enunciados e obras de artistas da exposição, entendendo as mesmas como um documento social da memória pública e privada.
+ inscreva-se
|
|
|
Performances
|
Mette Edvardsen Time Has Fallen Asleep in the Afternoon Sunshine [O tempo adormeceu ao sol da tarde] Performance inspirada pelo célebre romance de Ray Bradbury, Fahrenheit 451, em que performers recitam livros de memória para os visitantes da exposição.
Quando: 5/10, 7/10, 9/10 e 10/10 – 10h às 18h30 Local: térreo
Nina Beier The Complete Works [A obra completa] Bailarinas e bailarinos aposentados apresentam, de memória, todas as coreografias de sua carreira, reencenando-as em ordem cronológica e sem interrupções.
Quando: 9/10, sábado – 18h e 10/10, domingo – 16h Local: primeiro pavimento
+ agenda completa
|
|
Rede 34ª Bienal
|
A 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto foi concebida de modo a se estender no espaço por meio de parcerias com mais de 20 instituições culturais espalhadas pela cidade de São Paulo. Veja a programação da rede desta semana!
Replicante – www.aarea.co Neste projeto digital da artista Clara Ianni – que pode ser acessado tanto a partir do espaço expositivo da 34ª Bienal quanto do site www.aarea.co –, o público pode cadastrar seu número de celular e escolher o horário em que um robô de Whatsapp entrará em contato. Replicante busca refletir sobre a relação entre tecnologia, política, economia, espaço e percepção. As sessões ocorrem às sextas, sábados e domingos, entre 19h e 19h30. A obra é uma correalização da Fundação Bienal de São Paulo com aarea. Participe!
Live com a artista Yuko Mohri 6/10, quarta, às 20h – Youtube da Japan House Como parte da programação da exposição Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto, na Japan House São Paulo, nesta quarta-feira a artista Yuko Mohri conversa com Jacopo Crivelli Visconti e Paulo Miyada, curador geral e curador adjunto da 34ª Bienal de São Paulo, com mediação de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo. Assista gratuitamente aqui!
Participação de Yuko Mohri na 34ª Bienal de São Paulo é apoiada por: Agency for Cultural Affairs, Government of Japan (Bunka-cho Art Platform Japan) e Arts Council Tokyo (Tokyo Metropolitan Foundation for History and Culture).
+ confira todas as exposições da rede
|
|