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Projeto curatorial

por Pedro G. Romero, diretor do projeto de rasgos árabes...


de rasgos árabes... é um projeto que tem um marco temporal de três anos, nos quais pretende-se ativar todos aqueles indicadores que cultural, social e politicamente vinculam a América Latina com o imaginário que entendemos por mundo “árabe”.


No campo expandido da prática artística e visual contemporânea e por meio de diferentes seminários, publicações, ciclos de cinema e audiovisuais, edições de materiais de diversos tipos, apresentações de autores e máquinas culturais, ensaios de museografias e pesquisas, funções de arqueologia e ficção, mostras de músicas e escrituras, porta-vozes de análises antropológicas e sociais, mesas de estudos e operações culturais, visualizações de trabalhos de diferentes literaturas e artes, lugares de arquivos e ações diferentes, práticas textuais e performativas, arquiteturas e coreografias em seu sentido mais amplo, serão postas em circulação novas perspectivas e representações sobre o tema, de rasgos árabes...  na América Latina.


Neste segundo seminário de São Paulo queremos apresentar debates e análises sobre alguns dos indicadores locais que visualizam de forma mais clara o conflito de representação do árabe, de rasgos árabes...  no contexto brasileiro, seguindo a estrutura da pesquisa que contemplamos, em:  Políticas – os conflitos sociais e simbólicos na zona conhecida como Tríplice Fronteira entre o Paraguai, o Brasil e a Argentina e suas repercussões no resto do país; Histórias – as desventuras identitárias da emigração procedente da desintegração do império otomano desde finais do século XIX; e Mitologias – o substrato cultural do árabe na polêmica civilização e barbárie. Uma série de filmes vinculados culturalmente a este fazer do árabe no imaginário brasileiro ilustrará as diferentes sessões do seminário. Também concertos e apresentações de trabalhos de artistas e materiais com de rasgos árabes... serão desdobrados nesses dias na Cinemateca Brasileira como uma forma de introdução geral do projeto.


Como prólogo a estas jornadas e seguindo o modelo do seminário de Buenos Aires, onde convidamos o projeto Representações árabes contemporâneas junto com sua diretora Catherine David, queremos convidar aqui, antes de prosseguir com as jornadas de México D.F., São Salvador e Santiago do Chile, a plataforma Transacciones/FADAIAT que sobre a fronteira Espanha, Marrocos e Gibraltar produziu UNIA arteypensamiento sob a direção de Mar Villaespesa. São várias as razões que tornam a sua presença pertinente: fundamentalmente o entendimento econômico da fronteira como um lugar de intercâmbio: matérias-primas, fluxos de informação, endereços culturais. O novo âmbito geopolítico desta fronteira sul convida a decifrar como esses intercâmbios comerciais – gás, eletricidade, mão-de-obra imigrante, contrabandos, informação, delinqüências, terrorismo etc. – marcam formas de aparição cultural na qual o “árabe” – o traço magrebino é determinante na zona – aparece com novas formas. Nesse sentido estas novas mutações culturais não são muito diferentes das que aparecem na Tríplice Fronteira que, ao sul, estreitam o Brasil, a Argentina e o Paraguai. Estes novos modelos culturais exigem, porém, novas respostas. A plataforma Transacciones/FADAIAT só foi possível com um conceito de produção diferente que trabalhe com a flexibilidade institucional e permita que a resposta cultural seja disseminada e expandida, concorrendo com a sua mesma forma estas novas operações comerciais. O projeto será apresentado aqui por sua produtora BNV Producciones, e estaremos atentos a essas modificações da produção de sentido no âmbito atual das novas relações socioeconômicas do capitalismo tardio. Em vários sentidos: a mutação do “traço” árabe neste novo âmbito de relações, mas também o novo âmbito expandido da cultura visual, que permite maiores cotas de democratização horizontal e novos domínios consumistas, mercantis e espetaculares, o desenvolvimento saudável de uma pirataria em geral ou os novos
banditismos liberais.    



Basicamente estas jornadas propõem não só anunciar o projeto de rasgos árabes..., dar-lhe uma carta de apresentação, como também estabelecer um vínculo de trabalho, um núcleo de atração para iniciativas, produções e projetos concomitantes, uma janela por meio da qual é possível visualizar diferentes olhares sobre o árabe no Brasil e em outras zonas da América Latina, nas quais iniciamos o trabalho, ser o arranque da máquina de sentidos na qual se quer constituir de rasgos árabes...