Oficina de curadoria: Curador Crítico

com Ellen Blumenstein

 Fórum Permanente: Museus de Arte - entre o público e o privado  MAMAM

Goethe Institut

Esse evento marca a abertura do projeto Panorama do Pensamento Emergente, realização do MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, no Recife , que pretende estabelecer redes de colaboração, trocas de idéias, formação e experiências através de seminários, debates, workshops e oficinas para, assim, estimular o cultivo de novos talentos no campo da curadoria no Brasil.

Em sua primeira ação, em parceria com o Fórum Permanente: Museus de Arte entre o Público e o Privado e apoio do Centro de Formação em Artes Visuais (CEFAV), Goethe Institut, Centro Cultural Brasil Alemanha e sites Canal Contemporâneo - Dois Pontos, trará ao Recife a escritora e curadora alemã Ellen Blumenstein que, nos dias 16 e 17 de outubro, das 15h às 18h, irá ministrar o workshop Curador Crítico no CEFAV, casa 11, Pátio de São Pedro. Na oficina Curador Crítico, Ellen discutirá, principalmente, a importância de um posicionamento honestamente crítico no exercício do papel de curador.

Independentemente dos diferentes estilos, interesses e temas da prática curatorial que qualquer um poderá desenvolver durante sua carreira, há uma habilidade essencial para este trabalho: a habilidade de articular o exercíco da crítica e a discussão de questões profissionais, provocando confrontos. O curador é o mediador entre o trabalho artístico e o público. Diferentemente do artista que produz obras de arte que pode falar por si mesmas, se necessário, o curador precisa comunicar-se e confrontar-se com diferentes opiniões. O trabalho diário do curador consiste em visitar ateliês de artistas, discutir interesses com colegas e em painéis de discussão, comunicar com instituições ou até mesmo brigar pela maneira certa de apresentar uma exposição. É uma posição de grande exigência, normalmente ninguém gosta de confrontos, preferindo aceitar concessões ao invés do confronto. Mas, ao mesmo tempo, o curador é responsável pelo “produto final” – a exposição – e o sucesso dela.

Este workshop visa à prática e ao desenvolvimento não apenas do pensamento crítico para realizar projetos de exposição instigantes, mas também propõe uma séria, honesta e produtiva crítica sobre outros trabalhos, idéias e posições. Por isso, no primeiro dia, a curadora Ellen Blumenstein fará uma rápida introdução de sua prática curatorial e discutirá como exemplo seu projeto atual "Männerphantasien" (Fantasias masculinas, Chung King Projects, Los Angeles, 2007) com os participantes.  Parâmetros curatoriais básicos devem ficar claros neste ponto: como desenvolver um conceito a partir de uma idéia ou interesse, como pesquisar e comunicar com artistas e talvez produzir novos trabalhos e como realizar uma exposição. Em seguida, a curadora gostaria de discutir criticamente com os participantes sua abordagem e confrontá-la com as diferentes perspectivas dos participantes. O segundo dia está reservado para os projetos dos participantes que devem ser discutidos e examinados criticamente pelo grupo. Ellen irá coordenar a discussão e dar “conselhos críticos” para cada proposta, se desejado.

Datas : 16 e 17 de outubro de 2007.
Horário: das 15h às 18h.
Local: Centro de Formação em Artes Visuais (CEFAV), casa 11, Pátio de São Pedro, Recife-PE.

Número de participantes: 10 (máximo)
Preço: Gratuito

Os interessados devem enviar currículo e carta de intenção até o dia 15 de outubro, às 16h, para o endereço eletrônico [email protected] ou pelo formulário de inscrição online (inscrições encerradas).

  • Selecionados para a oficina Curador Crítico - Centro de Formação em Artes Visuais (CEFAV), Recife.

Alexandre Rodrigues

Ana Luisa Lima

Diego Barros

Flaviano Quaresma

Itamar Morgado da Silva

Júlio Cavani

Lúcia Helena Ramos

Mariana Souza de Oliveira

Marília Sales

Renata Gamelo

Silvia Paes Barreto