Oficina de curadoria: "Alternativas a exposições ou exposições alternativas?"
O Centro Cultural da Espanha, o Fórum Permanente e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães apresentam de 24 a 26 de outubro de 2007, a oficina Alternativas a exposições ou exposições alternativas? Sobre boîte-en-valise e outras exposições portáteis, com o curador, crítico e editor espanhol Sérgio Rubira. O evento integra o projeto Pensamento Emergente, idealizado pela Diretora do MAMAM Cristiana Tejo, em parceria com o Fórum Permanente de Museus, Centro Cultural da Espanha, Canal Contemporâneo/Dois Pontos, Centro Cultural Brasil-Alemanha e Centro de Formação em Artes Visuais da Prefeitura do Recife.
Apresentação
O que é uma exposição? Existem milhares de respostas a esta pergunta e nenhuma delas é satisfatória. Quase desde o momento de seu nascimento - com os salões no séc. XIX e as Exposições Universais - com as mostras surrealistas, o conceito de exposição está em crise. De maneira alguma é um fenômeno recente. Para tentar resolver esta crise foram propostas alternativas que por fim fracassaram, pois nunca deixaram de ser aquilo que se confrontavam: exposições. Talvez não consista tanto em encontrar novos dispositivos senão projetar outros modelos de exibição, exposições alternativas e não alternativas a exposição. Recuperar e fazer consciente, aspectos do modelo tradicional esquecido nesta busca febril pelo novo, que em alguns casos leva a esvaziar o conceito e converte em um mero exercício de estilo.
Esta oficina tem como proposta funcionar como um espaço para reflexão sobre o feito expositivo. Serão revistos alguns formatos e modelos, entre os quais destacaremos a idéia de exposição portátil que Duchamp desenvolveu com suas diversas versões de Boîte-en-valise, e o debate sobre os distintos papéis que adota um curador. O resultado da oficina se concretizará na apresentação e discussão realizadas pelos participantes sobre diferentes propostas de “Exposições Portáteis”.
Datas : 24, 25 e 26 de outubro de 2007.
Horário: das 15h às 18h.
Local: Auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, Recife
Rua da Aurora, 265, Boa Vista (entrada pela Rua da União, 88, Boa Vista)
Informações: 81 3232 1694/ 3232 5399/ 3232 2188 (Elisângela Nascimento) – [email protected]
Número de participantes: 15 (máximo)
Preço: Gratuito
• Apresentações de diferentes modelos de exposições
• Apresentação da idéia de exposição portátil
• Apresentação e discussão de curadorias ou propostas dos participantes
Publico alvo: Curadores, Críticos, Pesquisadores, Historiadores de Arte e interessados em se iniciar no campo da curadoria.
referências:
http://dialnet.unirioja.es/servlet/extaut?codigo=87382
http://www.exitmedia.net/
www.contraindicaciones.net/2004/01/entrevista_de_sergio_rubira_a.html