A curadoria um laboratório para a arte
Relato da oficina, por Paula Alzugaray
Palestra de encerramento da oficina
Apresentação
É comum que a figura do curador seja identificada com os conceitos que permeiam suas exposições. Tal idéia gerou tantos comentários, debates e reflexões que atualmente um dos problemas mais complexos que a teoria estética enfrenta está relacionado com o papel do curador como gestor e promotor dos destinos da arte e da política artística.
Como agente da arte, o curador se desloca entre valores formais, tendências e condutas estéticas. Nesse sentido, é exigido desse profissional não apenas instrução e sensibilidade, mas também um forte engenho para ir a fundo em determinadas circunstâncias, se adiantando à própria distinção artística.
Por vários fatores, o curador institucional ou independente, se vê constantemente confrontado com as várias possibilidades de ação e pela oscilação da própria criação artística.
Tais experiências abrangem diferentes escalas que vão desde curadorias para grandes exposições, como é o caso da Bienal Havana, exposições coletivas ou individuais, organizadas por instituições, até curadorias independentes.
Diante de tal diversidade de experiências, é importante questionar se a curadoria, como prática cultural, pode gerar dentro dos espaços de arte reflexões acerca das mudanças de estilo e de conceito, ou ainda sobre as indagações antropológicas sempre presentes na arte dos contextos periféricos, criando aproximações com propostas artísticas experimentais.
A oficina “A curadoria um laboratório para a arte” pretende abordar tais questões. Os inscritos serão convidados a apresentar seus projetos como ponto de partida para análises e discussões em grupo.
Oficina: “A curadoria um laboratório para a arte”
Com: Magaly Espinosa Delgado
Publico alvo: Curadores, Críticos, Pesquisadores e Especialistas na área de museus, Centro Culturais e galerias; graduados em História da Arte e Artes Plásticas.
Datas: 27, 28, 29 e 30 de agosto de 2007.
Horário: das 19h às 22h.
Local: Galeria Vermelho - Rua Minas Gerais, 350 - tel: 11 3257 2033
Número de participantes: 15
Preço: Gratuito