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Impactos da Covid-19 na Economia Criativa

Pesquisa realizada pelo Observatório da Economia Criativa da UFRB.

No contexto da pandemia do novo Coronavírus, o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) lança a pesquisa "Impactos da COVID-19 na Economia Criativa". Os dados coletados permitirão análises sobre as consequências da crise da COVID-19 para os indivíduos e organizações atuantes nos setores artísticos, culturais e criativos. O OBEC-BA pretende divulgar um boletim semanal com os resultados preliminares, sempre às sextas-feiras.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor criativo emprega aproximadamente 1,9 milhões de pessoas (1,6% dos ocupados) no Brasil, sendo que destes, cerca de 44% atua de maneira autônoma. O “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, lançado pela FIRJAN, indica que, em 2015, o setor foi responsável por 2,64% do PIB (Produto Interno Bruto). Desde o começo de março, a dinâmica da economia criativa tem sentido o choque das determinações necessárias para o controle da pandemia, como o fechamento de espaços, o cancelamento de espetáculos e a suspensão da produção de novos filmes e discos, só para citar alguns exemplos.

Diante desse contexto, a pesquisa poderá fornecer subsídios para a tomada de decisões nos setores públicos e privados. Inicialmente, estão disponíveis dois modelos de questionário para preenchimento online, buscando levantar dados sobre profissionais e organizações, com e sem fins lucrativos, nos diversos setores da economia criativa. O objetivo é identificar o perfil de atuação de profissionais autônomos e organizações, o impacto estimado da COVID-19 no momento atual, as estratégias de enfrentamento e as relações prévias dos participantes com os poderes públicos. Posteriormente, o OBEC-BA pretende acompanhar a evolução dos impactos e das estratégias de enfrentamento. "A economia criativa sempre sofreu com a lacuna de dados que permitam análises mais coerentes sobre a realidade do setor. Neste momento, mais do que nunca, precisamos de informação para que as medidas propostas sejam mais efetivas para mitigar as consequências da crise", ressalta a coordenadora da pesquisa, Daniele Canedo.

 


 

PARTICIPE

Se você é profissional independente ou integra uma organização que teve a sua atuação impactada pela COVID-19, por favor participe da pesquisa e, se possível, compartilhe na sua rede. Sabemos que a atual conjuntura apresenta muitas incertezas e que a situação é dinâmica. Todavia, um registro do momento atual (como uma fotografia) é importante para entender as opções de ação possível para o setor cultural. Portanto, participe, mesmo com todas as incertezas que estamos vivendo. Esta é uma situação em rápida evolução e os resultados da pesquisa poderão contribuir para a tomada de decisão em relação às estratégias futuras. Agradecemos a sua colaboração!

Questionário para ORGANIZAÇÕES artísticas, culturais e criativas, com ou sem fins lucrativos:

Questionário para PROFISSIONAL INDIVIDUAL atuante em um setor artístico, cultural e criativo:

O questionário é dividido em cinco seções: 1) Identificação; 2) Impacto Estimado da COVID-19; 3) Estratégias de Enfrentamento; 4) Relações com o Poder Público; 5) Dados para Contato (OPCIONAL).

O tempo médio de resposta é de quinze minutos.

Em caso de dúvidas, críticas, reclamações ou sugestões, entre em contato conosco através do e-mail: [email protected]


 

TEMAS PESQUISADOS:

O questionário procura identificar:

1) Impacto estimado da COVID-19 - identificação do perfil dos impactados, o número de atividades afetadas, a escala de grandeza das perdas financeiras, quais as receitas estão sendo mais impactadas e possíveis choques no mercado de trabalho da economia criativa;

2) Estratégias de enfrentamento - como cada organização e indivíduo está avaliando e se preparando de forma diferente para a situação. A pesquisa procura identificar a percepção do setor criativo e as estratégias que estão sendo acionadas para enfrentar a situação, incluindo necessidades não atendidas;

3) Relações prévias com o poder público - tendo em vista o papel que o poder público tem no fomento à cultura nacional e no enfrentamento da crise da COVID-19, Ca pesquisa procura mapear, de forma sucinta, a relação prévia dos agentes culturais com níveis de governo no Brasil e relação com instituições estrangeiras.

 


 

CONFIRA OS RESULTADOS PARCIAIS:

13/04/2020 - BOLETIM RESULTADOS PRELIMINARES - EDIÇÃO 1

24/04/2020 - BOLETIM RESULTADOS PRELIMINARES - EDIÇÃO 2

Fonte: https://ufrb.edu.br/proext/economiacriativa-covid19/

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