O Dever de Lembrar: "Monumento Contra o Fascismo" citado no texto do Professor Ulpiano Bezerra. Esther Shalev e Jochen Gerz, "Monument Against Fascism", 1986. Permanent installation, Hamburg-Harburg, Germany, C - Studio Shalev-Gerz. Com sobreposição de Arthur do Carmo.
NOTA DA QUARENTENA
Recomendações do Fórum Permanente
ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A QUARENTENA, CULTURA E AS ARTES
Alguns dos artigos, encontros e ensaios que selecionamos abaixo têm como temas algumas das realidades e desafios com os quais temos que lidar neste momento, mas buscam também nos dar esperança sobre o mundo que nos espera uma vez atravessada esta crise.
1 - Por uma estética do precário: antimonumentos e a arte de ‘desesquecer’ Por Márcio Seligmann-Silva
Nesse longo ensaio publicado no Periódico Permanente #7, Márcio Seligmann-Silva elabora uma forma de se pensar a memória na produção artística recente. A memória do trauma, das violências, aquela que orienta o capital e altera nossa condição presente. O autor escolhe alumas exposições recentes e diveros trabalhos que nelas foram apresentadas para tecer seus comentários a respeito das políticas de memória e esquecimento. A relação tecida entre monumento e mausoléu nos dão dicas preciosas de como olhar para o papel dos museus e das narrativas na contemporaneidade.
2 - O dever de memória, direito ao esquecimento e dever de história no campo dos museus. Conferência de Ulpiano Bezerra de Menezes e Relato Crítico por Erica Ferrari
Nessa conferência, o professor e historiador Ulpiano Bezerra de Meneses aborda a presença da memória traumática nos museus."Há uma crescente necessidade de abertura das instituições para uma gestão com participação da comunidade, o que alimenta a prática do tratamento da memória traumática no espaço do museu.", relata Erica Ferrari. O conferencista relaciona memória e esquecimento como faces de um mesmo processo, interdisciplinar. Quais os limites entre o "direito de esquecer" e o "dever de lembrar"?
3 - Museus de Berlim na FAAP - “Antiguidade - Museus – Contemporaneidade” Palestra de Andreas Scholl e Relato Crítico por Vinícius Spricigo
Andreas Scholl, diretor da Divisão de Antiguidades dos Museus Nacionais de Berlim, na FAAP, aborda nessa palestra a formação da coleção do Museu Pergamon, na “Ilha dos Museus” (Museumsinsel) de Berlim, formada por um acervo gigantesco de arte internacional, que inicia na pré-história e vai até o século XIX. Vinícius Spricigo relata que "a história desse acervo monumental não se confunde somente com a história do Museu Pergamon ou da Ilha dos Museus, mas também com a história da própria Alemanha."
4 - Encontro Arte “latino-americana” (1960-70), “na América Latina” (1980-90) e “Made in Latino-América” (00) e Relato Crítico por Julia Buenaventura
A criação, organização, catalogação e sentido das coleções de arte latino-americana passaram por diferentes modelos nas últimas décadas, entretanto sempre com uma forte presença das orientações advindas de organizações privadas e de lógicas do mercado, ao contrário de caminhos oferecidos pelas discussões históricas, teóricas e críticas. O relato crítico de Julia Buenaventura faz uma importante síntese e reflexão deste processo histórico a partir de um encontro ocorrido no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) intitulado "América Latina e Arte Contemporânea: Curadoria e Colecionismos".
5 - "Arte africana e o conceito de arte" por Ilana Seltzer Goldstein
Em um mundo globalizado em que a arte e os museus operam em redes, por vezes em posições desiguais, refletir sobre os conceitos, obras e instituições é essencial para desmistificar preconceitos de longa data. Nesse sentido, seria a ideia de arte africana uma invenção? O relato crítico da professora e antropóloga Ilana Goldstein oferece um panorama acerca dessa discussão que por vezes tenta ser simplificada, reduzindo um continente e suas singularidades a uma visão eurocêntrica. "Em síntese, o que chamamos hoje de arte africana resulta da dialética entre permanência e transformação, entre unidade e diversidade, entre a criação dos artistas africanos e os parâmetros do mercado de arte euroamericano.
6 - "Como aproximar o museu das pessoas? Afinal, o que quer a multidão?" Por Ana Pato
Como entender o papel dos museus na formação da identidade e memórias nacionais sem olhar para as suas relações com as comunidades em que estão inseridos? Ana Pato faz um relato da abertura do V Encontro Paulista de Museus, ocorrido em meio às manifestações de junho de 2013, em que o engajamento social das instituições e as parcerias público-privadas eram ponto central. Ou, como sublinha Pato, "a importância de olhar a instituição a partir da exploração e do conhecimento do universo ao redor do museu – quem são nossos vizinhos?"
Ensaios Recomendados:
"O entre-lugar do discurso latino-americano" Por Silviano Santiago.
"Arte Contemporânea e o Museu na Era Global" Por Hans Belting.
Notícias:
"Descolonização de obras em museus questiona a quem pertence a história."
Por Juliana Zambelo para o site UOL em 12/04/2020.
Apresentação das propostas das chapas concorrentes a diretoria do MAC-USP ao público em geral
Debate ao vivo no Canal do Youtube do MAC-USP em 06/06/2020.
Para 67% dos brasileiros, acesso à cultura ficou mais democrático na pandemia por causa da internet
Agência O Globo
Pesquisa mostra que 66% dos brasileiros querem retomar atividades culturais, mas 46% deles sentem-se inseguros
Por Pedro Willmersdorf para O Globo em 08/10/2020.
Museus, Sescs, cinemas e centros culturais reabrem em São Paulo com a fase verde
Por Eduardo Moura e Laura Lewer para a Folha de S. Paulo em 9/10/2020.
FAQ | Lei Aldir Blanc para Museus
Publicado por ICOM Brasil em 11/09/2020.
Proposta flexibiliza regras de direitos autorais de obras em museus
Por AgênciaSenado Notícias em 04/08/2020.
Diálogos Itaú Cultural | Eduardo Saron, Leandro Valiati (UFRGS) e Martin Grossmann (USP)
Itaú Cultural em 05/08/2020.
Cinemateca Brasileira agoniza e se torna símbolo da falta de política cultural do Governo Bolsonaro
Por Joana Oliveira para o El País Brasil em 29/07/2020.
Informativo Enade do curso de Artes Visuais destaca Jornada da Quarentena
Publicação do curso de Artes Visuais da Uniasselvi-SC.
São Paulo tem exposição de arte com drive thru em galpão de 8 000 m²
Por Ana Luiza Cardoso para a Revista Casa VOGUE em 17/07/2020.
Masp demite 21 funcionários em meio à pandemia do novo coronavírus
Por Clara Balbi para a Folha de São Paulo em 18/07/2020.
Bienal em casa #7
Newsletter da 34ª Bienal de São Paulo enviada em 21/07/2020.
Prefeitura de SP salva Cinemateca e governo federal reage contra
Por Ricardo Feltrin, para coluna do UOL, em 16/07/2020.
Justiça nega pedido do MPF para suspender nomeação de presidente da Funarte
Do UOL, em São Paulo em 17/07/2020.
“Quanto maior o colapso do governo, maior a virulência da guerra cultural”, diz pesquisador da Uerj
Entrevista por Ciro Barros para A Pública em 28/05/2020.
Fabio Szwarcwald: “Me surpreende shopping abrir antes de museu”
Por Bruna Motta para a Veja RIO em 08/07/2020.