Programa
26 de agosto, terça
17h30 Abertura
18h00 Introdução
Jens Baumgarten, DH Unifesp; Claudia Valladão de Mattos, IA Unicamp; Luciano Migliaccio, FAU USP; e Luiz Marques, IFCH Unicamp
18h30 Intervalo
19h00 Mesa 1
Teoria visual e teoria pictórica. Arte renascentista e ciência árabe – Hans Belting, ZKM Karlsruhe
Os sentidos da arte estrangeira no Brasil: exposições de arte no contexto da Segunda Guerra Mundial – Paulo Knauss, DH UFF
A era das imagens – Norval Baitello, PUC SP
Mediação: Martin Grossmann, ECA USP
21h00 Encerramento
27 de agosto, quarta
09h00 Mesa 2
Nicolas-Antoine Taunay e seus trópicos improváveis: uma arcádia nos trópicos – Lilia Schwarcz, FFLCH USP
Crise: cultura visual e usos da imagem na América Latina – Laura Malosetti, Universidad de Buenos Aires
Mediação: Claudia Valladão de Mattos, IA Unicamp
10h30 Intervalo
11h00 Mesa 3
A arte dos Vice-Reinados: uma perspectiva global do campo cultural – Thomas DaCosta Kaufmann, Princeton University
Sistemas visuais, ou reflexões sobre uma história imagética no Brasil – Jens Baumgarten, DH Unifesp
Mediação: Joachim Bernauer, Goethe-Institut São Paulo
12h30 Intervalo
14h30 Mesa 4
Desafios da antropologia visual contemporânea: imagens na construção de realidades possíveis – Andréa Barbosa, DCS Unifesp
Fotografia e teoria contemporânea: dispositivos modernos na produção do acontecimento na contemporaneidade – Ana Mauad, DH UFF
Contra ‘ilustrações’. Imagens como uma força ativa – Horst Bredekamp, Humboldt-Universität Berlin
Mediação: Luiz Marques, IFCH Unicamp
16h30 Intervalo
17h00 Mesa 5
Superação e morte do artista no século XIX – Luiz Marques, IFCH Unicamp
Heinrich Wölfflin e o inconsciente político do formalismo – Evonne Levy, University of Toronto
Mediação: Jens Baumgarten, DH Unifesp
18h30 Encerramento
28 de agosto, quinta
9h00 Mesa 6
Mata-borrão para Emilio Villa. Imagem e palavra no fim da história – Luciano Migliaccio, FAU-USP
A crise como transformação. Dinâmicas insuspeitas de transmissão da imagem entre Europa e Brasil no século XVIII – Giuseppina Raggi,Universidade de Coimbra
Mediação: Luiz Marques, IFCH Unicamp
11h00 Intervalo
11h30 Mesa 7
O futuro da imagem – W.J.T. Mitchell, University of Chicago
A crítica ambiental na obra de Félix Émile Taunay e Manuel Araújo Porto Alegre: sobre alguns desdobramentos da pintura de paisagem no Brasil do século XIX – Claudia Valladão de Mattos, IA Unicamp
Mediação: Luciano Migliaccio, FAU USP
13h00 Encerramento
29 de agosto, sexta
9h00 Mesa 8
O nascimento do auto-retrato autônomo – Marco Collareta, Università di Pisa
A produção artística de Francisco de Hollanda e o trânsito de linguagens artísticas entre Portugal, a Itália e o Novo Mundo durante o Renascimento – Maria Berbara, IA UERJ
Mediação: Luciano Migliaccio, FAU USP
10h30 Intervalo
11h00 Mesa 9
Proust, a imagem e a imaterialidade da arte – Jorge Coli, IFCH Unicamp
A arte como linguagem e a justificativa da estética como abordagem hermenêutica da obra de arte – Anne-Marie Lescourret, Université Marc Bloch, Strasbourg
Mediação: Claudia Valladão de Mattos, IA Unicamp
12h30 Intervalo
14h30 Mesa 10
O anjo na arte contemporânea. Iconologia de uma presença da ausência – Stefania Caliandro, IA UERJ
Mulheres artistas na Escola Nacional de Belas Artes – Ana Paula Simioni, EACH USP
Entre a academia e o terreiro. Teoria da arte, religiões afro-descendentes e arte no Brasil – Roberto Conduru, IA UERJ
Mediação: Mauro Rovai, DCS Unifesp
16h30 Intervalo
17h00 Mesa 11
Imagem e a noção da responsabilidade – Peter Schneemann, Universität Bern
Sociologia e Cinema – Mauro Rovai, DCS Unifesp
Do objeto artístico ao projeto artístico: a prática artística no circuito
Mediação: Ana Letícia Fialho, Fórum Permanente ‘Museus de Arte: Entre o Público e o Privado’
19h00 Encerramento