Avaliação
Atividades a serem desenvolvidas visando a avaliação coletiva e individual d@s alun@s da disciplina
Ensaios
Home | Avisos | Justificativa | Conteúdo | Calendário | Avaliação | Filmografia | Bibliografia | Arquivo |
---|
- Link para você ter acesso às dicas de como fazer um Relato Crítico.
Data de entrega do 1º relato crítico: 16/09/2024
- As aulas dadas presencialmente —focadas na problematização da cultura, da arte e do museu na Modernidade e suas fronteiras
Este relato crítico precisa levar em consideração os seguintes materiais de referência:
Audiovisual:
- aula inaugural do catedrático Sergio Paulo Rouanet: A Modernidade e suas Ambivalências por ocasião de sua posse na sala da congregação da Faculdade de Medicina no dia 17 de maio de 2016 . Incluso a saudação de boas vindas do professor Alfredo Bosi. [dos 34 minutos do video até 1h:24] <http://www.iea.usp.br/midiateca/video/videos-2016/a-modernidade-e-suas-ambivalencias-lancamento-da-catedra-olavo-setubal-de-arte-cultura-e-ciencia> (OBS.: O texto, transcrito e editado, desta aula inaugural, está no livro coordenado pelo próprio Sergio Paulo Rouanet, disponível no portal de livros abertos da USP: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/792
- assistir a fala sobre o legado de Walter Benjamin da psicanalista Maria Rita Kehl no Seminário Internacional Biblioteca Walter Benjamin realizado no MAR-Museu de Arte do Rio dos dias 06 a 08 de julho de 2016 [ dos 49:20 do vídeo ao 1:26:00] <https://www.youtube.com/watch?v=6U5uvttR5RE> (vale a pena tambem escutar o Marcio Seligmann).
- assistir os filmes: Berlim - Sinfonia de uma Grande Cidade (1927) | por Walter Ruttmann <https://www.youtube.com/watch?v=TVqPoV9q4ck> (duração de 1 hora), como também São Paulo, A Sinfonia da Metrópole (1929) por Adalberto Kemeny & Rudolf Rex Lustig <https://youtu.be/zgKIXzuRDYM> (duração de 1 hora). Sugestão: pensar em uma trilha sonora contemporânea para o 2º filme.
- Assistir o filme: Zona de Interesse (2023) | nas plataformas de streaming | Direção de Jonathan Glazer | https://youtu.be/dzVAp0dOeg4?feature=shared
- Assistir o Documentário: Arquitetura da Destruição do diretor Peter Cohen , 1989.
Museu & exposição: visita ao Mube para ver a exposição de Amélia Toledo, em cartaz até o dia 01 de setembro | visita ao MAC-USP e ver em particular a exposição de longa duração em cartaz: Tempos Fraturados. Sugestão: subir até a cobertura para avistar o Parque Modernista do Ibirapuera das alturas do antigo Detran, no edifício projetado tambem pelo Oscar Niemeyer.
Roteiro de leituras:
- BENJAMIN, Walter (1942) Teses sobre o conceito de História, tradução de Sérgio Paulo Rouanet. In Walter Benjamin - Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-232 [Obs.: disponivel aqui ]
- GARCIA CANCLINI, N. Culturas Híbridas Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade, São Paulo, Edusp, 2019 (ler "Entrada" pp17-30) <https://www.edusp.com.br/livros/culturas-hibridas/>
- QUIJANO, Anibal Colonialidad Y Modernidad/Racionalidad , IN Perú Indigena 13(29): 11-20, 1992
- Materia no site do IEA-USP sobre posse de Rouanet: http://www.iea.usp.br/noticias/rouanet-inaugura-catedra-olavo-setubal-de-arte-cultura-e-ciencia
- SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa, São Paulo: Companhia das Letras, 2001 [Obs.: disponivel aqui ] Ler páginas 11-22 assim como da páginas 126 a 131.
Produção de um relato critico sobre a relação entre as aulas expositivas/dialógicas sobre Modernidade + a visita ao MAC-USP + o material audiovisual listado acima e a literatura específica e de referência, também listada acima.
2º RELATO CRITICO
Entrega do 2º relato crítico no dia 04/11/24 pelo email <[email protected]> até as 23:59
Este relato crítico precisa levar em consideração os seguintes materiais de referência:
- As aulas dadas presencialmente —focadas na Historia dos Museus de Arte, na genealogia desse tipo de museu e de suas mutações como também em suas tipologias e aproximações contemporâneas.
Audiovisual:
- Arca Russa (Aleksandr Sokurov, RUS, 2002)
- Francofonia: Louvre sob ocupação (Aleksandr Sokurov, RUS, 2015)
- Afterimage_Powidoki (Andrzej Wajda, POL, 2016)
- A barriga do Arquiteto (Peter Greenaway, 1987)
- Desafios para o Museu de Arte no Rio de Janeiro com Luiz Guilherme Vergara, Luis Camilo Osório, Eugenio Valdés Figueroa e Paulo Herkenhoff | Forum Permanente.
Investigar com mais cuidado a historia e genealogia dos Museus de Arte de São Paulo.Roteiro de leituras:
- Periódico Permanente n˚ 0 : http://www.forumpermanente.org/revista/edicao-0/textos
- Entrevista com Walter Zanini: formação de um sistema de arte contemporânea no Brasil / Revista de Estudos Avançados e Forum Permanente
- Livro: Museu Arte Hoje: http://www.forumpermanente.org/livros/sumario-museu-arte-hoje
Produção de um relato critico sobre a relação entre as aulas expositivas/dialógicas sobre tipologias de museu, historia(s) e genealogias dos museus de arte.3º RELATO (RESENHA) CRITICO(A)
Entrega do 3º relato crítico: dia 17 de dezembro de 2024 as 23:59Este relato crítico se configura como uma resenha critica do livro de Françoise Vergès, Decolonizar o museu – Programa de desordem absoluta, publicado pela Editora Ubu em 2023. Essa leitura critica está contextualizada, em particular, no conteúdo compartilhado com @s alun@s ao longo do semestre, seja proveniente das aulas, seja do site do Forum Permanente, da bibliografia como também da filmografia e da cena artístico-cultural da cidade, incluindo ai as visitas as exposições de Amelia Toledo no Mube e a do Museu das Culturas Indígenas.Outros materiais de referência e apoio: