AGOSTO
- 20 || introdução: apresentação do programa e problematização da matéria a ser estudada pela disciplina.
- 27 || uma história para o museu de arte / nesse dia, assitir e ler os seguintes materiais, dando início à produção do 1º Relato Crítico
Textos e filmes de apoio (obrigatórios) para o 1ª momento do curso (período de 20/08 - 31/08):
01:
Diretor: Aleksandr Sokurov (b. 1951, RU)
Disponível em: DRIVE DA DISCIPLINA
Frame do filme "Arca Russa": a Czarina Catarina II, a Grande (1729 – 1796)
corre pelo Jardim Suspenso do Hermitage, no Palácio de Inverno em São Petesburgo.
02:
- During the Night (exposição. oct.2016-jan.2017 - Kunsthistorisches Museum, Viena, DE)
Edmund de Waal (b.1955, UK)
Vídeos recomendados (obrigatórios):
03:
- Sobre as Ruínas do Museu (livro, 2005. subcapítulo: A arte da exposição. p.207-48)
Douglas Crimp (b. 1944, US)
Disponível em: DRIVE DA DISCIPLINA
04:
- Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas: (I) Leonardo da Vinci (seminário. Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência. IEA-USP e Itaú Cultural. 2020)
Conferência de Luciano Migliaccio (FAU-USP). De 1h25min até 2h00. Disponível em:
31 de agosto: entrega do 1º relato crítico sobre o 1º momento do curso (conteúdo selecionado dessa etapa e complementar).
Envio do relato por email para: [email protected].
SETEMBRO
- 03 || Museus, Poder simbólico, Modernidade e suas ambivalências. Aula remota.
- 10 || Distúrbios nas linearidades dos Museus; Arquitetura e Epistemologia. Aula remota.
- 17 || Uma história para o Museu de Arte, Modernidade ideológia/Modernidade funcional. Aula remota.
- 24 || Museus e anti-museus; nesse dia, assistir e ler os seguintes materiais, dando início à produção do 2º Relato Crítico:
Textos e filmes de apoio (obrigatórios) para o 2ª momento do curso (período de 01/09 - 30/09):
TEXTOS
01. O anti-museu, publicado originalmente na Revista de Comunicações e Artes, São Paulo, v. 24, p. 5-20, 1991
Marcel Duchamp jogando xadrez com Eve Babitz e/ou a "mulher despida" / modelo /alter ego/ alteridade / etc.
em retrospectiva do artista no Museu de Arte de Pasadena, California. 1963 | foto de Julian Wesser
02. No interior do Cubo Branco. Brian O´Doherty, Martins Fontes, 2002 - DRIVE
Apresentação_ p.XI-XIV
Capítulo II - O olho e o espectador_ p.31-69
CRONOLOGIA DE MUSEUS
01. Uma cronologia para os museus de arte, por Martin Grossmann
30 de setembro: entrega de 2º Relato Crítico, que deve ser depositado na pasta específica no DRIVE da disciplina. Dúvidas enviar solicitação para o email: [email protected]
OUTUBRO
- 01 || O anti-museu e suas mudanças epistemológicas. Aula remota.
- 08 || Antíteses de um paradigma, museus em contradição. Aula remota.
- 15 || O sujeito crítico da arte: o viajante, o estrangeiro, the strange... Aula remota.
- 22 || Museus abertos a outras mitologias e cosmologias (saberes). Relato crítico 03 (abaixo).
- 29 || Outras arquiteturas de museus. Desconstruções do Cubo branco. Aula remota.
Textos e filmes de apoio (obrigatórios) para o 3ª momento do curso (período de 01/10 - 02/11):
TEXTOS
01. Museus como zonas de contato (James Clifford, Periódico Permanente, n.06, 2016)
02. Desplaciamentos y reposicionamentos en el arte: en el paso de lo internacional a lo contextual (Martin Grossmann, revista Errata, n.5, p.140-166)
Disponível em nosso DRIVE.
FILME:
01. A caverna dos sonhos esquecidos (Werner Herzog, 2010, 1h35min)
Cena do documentário de Werzog na Gruta de Chauvet. Descoberta por um trio de espeleólogos no sul da França; sítio arqueológico preserva registros humanos com mais de 30.000 anos.
Materiais complementares:
- No enxame: Perspectivas do Digital (Byung-Chul Han, Editora Vozes, 2018)
- O Dilema das Redes (Jeff Orlowski, 2020, 1h29min)
- Periódico Permanente #7
02 de novembro: entrega de 3º
Relato Crítico, que deve ser depositado na pasta específica no
DRIVE da disciplina.
NOVEMBRO
05 || explorando São Paulo e Rio de Janeiro tendo como referência seus museus
12 || explorando Berlin, na Alemanha, tendo como referência seus museus
19 || aula virtual: Palestras do ICOM Brasil 2013 (na sequência abaixo):
- O Museu e a condição humana, (Ulpiano Bezerra de Meneses) [RELATO CRÍTICO - FP]
- O que deve acontecer quando você sai do museu, (Jorge Melguizo) [RELATO CRÍTICO - FP]
- Praça da Língua, exposição do Museu da Língua Portuguesa (José Wisnik)
- Os tempos que há no tempo (Mia Couto) [RELATO CRÍTICO - FP]
26 || aula pela manhã mediação crítico-criatva/ aula de Brisa Noronha à noite
Aula noite (Materiais de referência):
1. Conferência: “Art meets science and spirituality in a changing economy”, de 1990:
Art Meets Science & Spirituality in a Changing Economy (Ilya Prigogine, John Cage, ...) 2/5 - YouTube
2. Capítulo do livro “A nova aliança”,1984, de Ilya Prigogine com a colaboração da filósofa Isabelle Stengers, (no DRIVE)
DEZEMBRO
03 || aula manhã Arthur L. do Carmo /aula noite mediação crítico-criativa:
aula manhã:
Relações entre o Museu e a Biblioteca: catálogos universais, fichamentos, molduras, legendas, suas supressões e conflitos
Os museus e as bibliotecas se apresentam como o espaço por excelência da preservação dos legados culturais humanos, ao mesmo tempo em que estabelecem os modelos de sua condução. Esses modelos, ou modelo, permanecem baseados ainda hoje na universalização das fichas catalográficas nas bibliotecas em contraposição às categorias de linguagem e a sua indicação em legendas que se transformaram em campos de disputa durante o século XX. O que dizer das legendas grotescas colocadas ao redor das obras no exposição Entartete Kunst (Arte degenerada, 1937) pelo então presidente da Câmara de Artes Plásticas do reich, Adolf Ziegler, em Munique? Das exposições universais, que dependiam de um sistema de molduraria para criar diferenciação à Lygia Clark com sua Composição no. 5: Série quebra da moldura (1954), um longo trajeto foi travado entre a produção artística e ferramentas institucionais utilizadas para conectá-la aos legados museológicos e sua condução discursiva. Como ignorar a presença dessas ferramentas expositivas que podem ser levadas a situações extremas, como a ocorrida numa exibição de Buste de Femme (1943) de Pablo Picasso na International Academy of Art Palestine, Ramallah, em 2011?
Still from Khaled Hourani’s Picasso in Palestine, 2011
10 || museus de arte no Japão
17 || aula final e avaliação da disciplina
09 de Dezembro || Entrega do trabalho final a ser enviado pelo email: [email protected]
18 de Dezembro || Data máxima para que as Unidades encaminhem à Pró-Reitoria de Graduação o período de realização das provas / trabalhos de recuperação. ENCERRAMENTO DAS AULAS NÃO PRESENCIAIS DO 2º SEMESTRE LETIVO DE 2020.