Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Cursos / Disciplinas / Introdução à Museologia / Avaliação 2024

Avaliação 2024

  • A avaliação da disciplina levará em conta a assiduidade d@ alun@, sua participação nas aulas e nas atividades programadas; a produção dos relatos críticos e a monografia final.
HOME AVISOSOBJETIVOSPROGRAMABIBLIOGRAFIAFILMOGRAFIACRONOGRAMA
AVALIAÇÃOARQUIVOLINKS FOTOS

altes museum 2

 

 

 

Museu & exposição: visita ao Mube para ver a exposição de Amélia Toledo, em cartaz até o dia 01 de setembro e se possível visitar o MAC-USP e ver em particular a exposição de longa duração em cartaz: Tempos Fraturados. Sugestão: subir até a cobertura para avistar o Parque Modernista do Ibirapuera, nas alturas do antigo Detran, no edifício projetado também pelo Oscar Niemeyer.

Roteiro de leituras:

    • BENJAMIN, Walter (1942) Teses sobre o conceito de História,  tradução de Sérgio Paulo Rouanet. In Walter Benjamin - Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-232 [Obs.: disponivel aqui ]

    • SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa, São Paulo: Companhia das Letras, 2001 [Obs.: disponivel aqui ] Ler páginas 11-22 assim como das páginas 126 a 131.
    • CANCLINI, Nestor Garcia, "Museu para a Globalização" IN Leitores, Espectadores e Internautas, São Paulo, Iluminuras, 2008 pp 69-76. [Obs.: disponivel aqui ]
    • Termo museu em TEIXEIRA COELHO, Dicionário Crítico de Políticas Culturais, São Paulo, Iluminuras, 1997 pp 269-275 <disponível no drive da disciplina: https://drive.google.com/drive/folders/1QgsE1NFSxoUeCXH_1MugoPdXP9XzQnQT?usp=sharing>
    • Gabinetes de Curiosidade e Museus: sobre tradição e rompimento, do José Neves Bittencourt  [Texto]
    • Museu. In: Conceitos-chave de Museologia, de André Desvallées e François Mairesse  [Texto]

 

Produção de um relato critico sobre a relação entre as aulas expositivas/dialógicas sobre Modernidade + a visita ao MAC-USP + o material audiovisual listado acima e a literatura específica e de referência, também listada acima.

 


       

    • Data de entrega do relato crítico: 29/10/2024
      • O relato crítico é uma ferramenta essencial para compartilhar o conhecimento e a experiência adquiridos em debates e sala de aula. Seu objetivo principal é transmitir, de forma clara e concisa, a essência de uma reflexão particular. O relator, além de descrever os fatos, deve analisar criticamente as ideias apresentadas, contextualizando-as e oferecendo sua própria perspectiva. É importante que o relato seja acessível a diferentes públicos, utilizando uma linguagem clara e objetiva. A flexibilidade na abordagem e a utilização de diferentes estilos são valorizadas, desde que o objetivo principal de comunicar e analisar seja alcançado.

        Para este relato crítico leve em consideração os seguintes materiais de referência:

      1. Aula virtual.

        O ICOM Brasil 2013 foi a 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), um dos maiores eventos mundiais para profissionais da área de museologia. Realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 17 de agosto de 2013, o evento reuniu cerca de 3.000 a 4.000 participantes de diversos países. O tema central daquela conferência foi "Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social". Essa temática incentivava a apresentação de ideias e experiências que demonstrassem o papel transformador dos museus na sociedade, utilizando a memória e a criatividade como ferramentas para promover mudanças positivas.

        Para elaboração deste relato crítico, assista as palestras desta edição do evento. A sugestão é que sejam assistidas nesta ordem:

        a) O Museu e a condição humana, (Ulpiano Bezerra de Meneses) [RELATO CRÍTICO - FP]

        b) O que deve acontecer quando você sai do museu, (Jorge Melguizo) [RELATO CRÍTICO - FP]

        c) Praça da Língua, exposição do Museu da Língua Portuguesa (José Wisnik)

        d) Os tempos que há no tempo (Mia Couto) [RELATO CRÍTICO - FP]


      Para ampliar o debate e possibilitar outras reflexões que dialoguem com os conteúdos tratados em aula, utilize algumas dessas sugestão de leituras:

        • Afterall’s Exhibition Histories (História das Exposições) book series | Essa série de livros iniciada em 2010, aborda o que acontece quando a arte se torna pública. É resultante de um projeto de pesquisa iniciado pelo Afterall na Central Saint Martins, Londres-Inglaterra e atualmente beneficia-se da colaboração com o Centro de Estudos Curatoriais do Bard College nos Estados Unidos. <https://www.afterall.org/books/exhibition.histories/exhibition-histories>
        • CRIMP, Douglas, Sobre as ruínas do museu, São Paulo, Martins Fontes, 2015
        • DUNCAN, Carol, Civilizing Rituals: Inside Public Art Museums, London, Routledge, 1995
        • Museu. In: Conceitos-chave de Museologia, de André Desvallées e François Mairesse [Texto]
        • Gabinetes de Curiosidade e Museus: sobre tradição e rompimento, do José Neves Bittencourt  [Texto]
        • GREENBERG, R. at al. (ed), Thinking about exhibitions, London, Routledge, 1996
        • GROSSMANN, Martin. O anti-museu. “Revista de Comunicações e Artes”, São Paulo, v. 24, p. 5-20, 1991
        • GUARNIERI, W. Museu, museologia, museólogos e formação. Revista de Museologia, São Paulo, (1):7-11 1989
        • POULOT, Dominique, Museu e Museologia, São Paulo, Autêntica, 2013
        • VERGÈS, Françoise, Decolonizar o museu – Programa de desordem absoluta, São Paulo, Ubu, 2023

       

      Fiquem à vontade para consultarem outros textos da Bibliografia do curso.

       


         

        • Entrega do 3º relato crítico (trabalho final): dia 4 de dezembro de 2024 as 23:59
          • Tema: o museu que queremos
          • A pergunta de fundo é a seguinte: que museu queremos? ou como podemos tornar o museu (como conceito e/ou um museu específico) uma ambiência que corresponda ao anseios individuais e coletivos, de uma sociedade, de uma nação, de um planeta?
          • Ou seja, o ultimo relato-critico pode desenvolver tanto um novo conceito de museu, como adicionar novas questões aos conceitos em voga, como também propor programa, ocupação, inserção, intervenção, etc. em museus já existentes.

          • Importante: os relatos críticos e o trabalho final precisam demonstrar conhecimento/proficiência:
            • a) em relação à bibliografia/filmografia da disciplina,
            • b) ao conteúdo trabalhado em sala de aula,
            • c) bem como dos debates que ocorreram durante o semestre nesse ambiente e nas visitas que fizemos.

          Material complementar:

           


           

          • Data de entrega da recuperação:

           

          OBS1: o professor indicará a cada alun@ qual será o trabalho de recuperação.

          OBS2: Para acessar a avaliação de 2023 consulte o módulo arquivo.