Jürgen Partenheimer
1947 - Nascimento em Munique.
1968 - 1970
Estudos de Filosofia e História da Arte na Universidade Ludwig-Maximilian em Munique.
1970 -1971
Bolsa Columbus para estudos na Brandeis University em Massachusetts.
Decide estudar Artes Plásticas e História da Arte na Universidade do Arizona em Tucson.
1972
Convite do Museo de Arte Abstracto Español em Cuenca (Espanha), na como artista-residente.
1973 -1974
Teaching assistant na Universidade do Arizona, Tucson.
Bolsa de viagem para Guadalajara, México.
Conclusão dos estudos na Universidade do Arizona, recebendo o título de Mestre em Belas Artes (MFA), com louvor.
1975-1976
Continuação dos estudos na Universidade Ludwig-Maximilian em Munique. Bolsa de doutorado e pesquisa do Estado Livre da Baviera para a realização de um projeto de pesquisa no Musée d´Art Moderne de la Ville de Paris.
Conclusão do doutoramento em filosofia na Universidade Ludwig-Maximilian em Munique.
1979
Primeira exposição individual na Galeria Richard Demarco em Edinburgh.
Instalação de diapositivos sobre um detalhe de pintura.
1980
Participação da 9ª Bienal de Paris.
Redação do manifeseto “A fantasia da precisão“, publicado no fim do mesmo ano nos escritos “IRRAWADDY 1“ em Düsseldorf.
1981
Participação da 16ª Bienal de São Paulo, Nucleus I.
Convite para Belgrado como artista-residente.
Exposição na Galeria SCC em Belgrado.
1982
Concessão do Grande Prêmio de Fomento de Artes Plásticas do Estado Renânia do Norte-Vestfália, bem como do Canada Council Grant com um convite a Montréal.
Concessão do NEA National Endowment for the Arts Grant em Nova Iorque por uma exposição de desenhos e ’Livros de Trabalhos’ no Instituto de Arte Contemporânea Franklin Furnace em Nova Iorque.
1983-1985
Artista-visitante no San Francisco Art Institute e “professor-visitante ilustre” na Universidade da Califórnia em Davis.
Professor convidado da Academia Estatal de Artes de Düsseldorf.
1986
Participação da 42ª Bienal de Veneza.
Artista-visitante na Glassel School of Art no Museu de Belas Artes em Houston/Texas
1987-1990
Professor visitante na Rijksakademie van Beeldenden Kunsten em Amsterdã.
Convite ao Fine Arts Work Center em Provincetown/Massachusetts.
Palestra sobre “Anti-Economic Positions“, publicada em 1988 pelo Institute for Practical Studies, RvBK, em Amsterdã.
Projeto de livro com Hine-Editions, Limestone-Press em São Francisco/EUA.
1991 - 94
Manifesto poético “De Coloribus. Versuch über die Farben“ [De Coloribus. Ensaio sobre as cores], editado por Hine Editions, São Francisco e Art Book, Amsterdã.
Convite da Secretaria de Cultura do País Basco para uma permanência em San Sebastián, como hóspede do ARTELEKU.
Professor-visitante do Royal College of Art, Edinburgh/Escócia.
Direção de uma master class na Academia de Verão de Salzburgo.
1995
Prêmio dos Críticos de Arte pela melhor exposição da estação em Madri.
1997-1998
Artista-residente no Institute for Research in Art, Graphicstudio, University of South Florida, em Tampa.
Colóquio Internacional no Museo de Arte Contemporâneo em Oaxaca/México.
„news and stories“, conversa com Alexsander Kluge, produzida por DCTP para o canal SAT.1.
1999
Convite do museu CGAC em Santiago de Compostela para organizar uma exposição com esculturas, quadros e trabalhos em papel. O museu publica uma edição em dois volumes dos escritos de Partenheimer.
Palestra sobre “Fraktales Denken. Ein imaginäres Gespräch über Irrtum und Wahrheit in der Beziehung zwischen Kunst und Wissenschaft“ [Pensamento fractal. Um diálogo imaginário sobre verdade e erro na relação entre arte e ciência], publicada pela International School of Theory in the Humanities, The Special Plenary Series. Santiago de Compostela; Paris, 2000.
2000
Fomento do Projeto “China“ pela Fundação de Arte do Estado Renânia do Norte-Vestfália, Düsseldorf.
Primeiro artista alemão contemporâneo convidado para a realização de uma retrospectiva no National Museum of Fine Arts em Beijing e no Nanking Museum in Nanking.
Exposição da escultura “Eixo do mundo“ na Cidade Proibida em Beijing.
2001
Fomento do projeto “China“ pela Fundação Alfried Krupp von Bohlen und Halbach de Essen.
Simpósio Internacional “CrossMapping - Partenheimer in China“,
Museu de Arte de Bonn, em colaboração com a Fundação Alexander von Humboldt de Bonn.
2002
Convidado como artista-residente pela editora Ergo Pers de Gent/Bélgica,
em combinação com a exposição no Museu de Arte Contemporânea, S.M.A.K. de Gent.
2003
Convidado de honra da “Deutsche Akademie - Villa Massimo“ em Roma.
Elaboração do “Diário Romano“.
2004
Concessão do Prêmio de Artes Plásticas da Fundação de Cultura de Dortmund e da Cruz do Mérito de 1ª Classe da República Federal da Alemanha.
Convite para participar do simpósio 8. Philosophicum Lech. Palestra “Der Wille zum Schein. Über Wahrheit und Lüge“ [A vontade de aparência – Sobre verdade e mentira]. Viena, 2005.
Mesa-redonda “Suave Loucura“ sobre a exposição de Partenheimer na Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo.
2005
Convite para São Paulo como artista-residente em cooperação com o Goethe-Institut São Paulo e EXO experimental, São Paulo.
Elaboração do “Diário Paulistano – Copan“.
2006
Convite à Casa de Nietzsche em Sils-Maria.
Criação do “Ciclo Sils-Maria – 24 Aquarelas“.
Palestra no Instituto Henry Moore em Leeds.
Discussão pública no Haus der Kunst em Munique e apresentação do “Diário Paulistano - Copan“.
2007
Apresentação do “Diário Paulistano - Copan“ e exposição dos “Desenhos de Copan“ na Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo.
Casa de Nietzsche, Sils-Maria, mesa-redonda e exposição do “Ciclo de Sils-Maria”.