Daniela Labra
Daniela Hochmann Labra [Curadora Independente e Pesquisadora]
Santiago de Chile, 1974
Rua Pires de Almeida, 60/302
22240 150 rio de janeiro rj Brasil
t. 21 2556 4460/ c. 21 93177140
[email protected]
www.artesquema.com
Doutoranda em História e Crítica da Arte pela PPGAV EBA/UFRJ desde 2010, com bolsa da CAPES. Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2005) com graduação em Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNI-RIO (1998). Desenvolve projetos de curadoria, escrita crítica, livre docência e pesquisa na área de Artes Visuais, com ênfase na produção contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira contemporânea, performance arte, organizações independentes de artistas e intervenções urbanas. Colaboradora da plataforma de pesquisa http://globalartarchive.com/project/, coordenado pela Profa. Anna Maria Guasch Ferrer, da Universitat de Barcelona (UB). página web www.artesquema.com
Formação
2010 Doutoranda em História e Crítica da Arte. Escola de Belas Artes, UFRJ. Rio de Janeiro
2005 Mestre em Artes. Instituto de Artes, UNICAMP. Campinas, São Paulo
2000 Experto em Comunicação e Artes. Universidad Complutense de Madrid. Espanha
1998 Bacharel em Teoria do Teatro. Escola de Artes Cênicas. UNI-RIO, Rio de Janeiro.
Curadorias
2010
Divino Sobral- Recordações de Uma Paisagem Não Vista. Centro Cultural do Banco do Nordeste. Fortaleza, Ceará
2009
Investigações Pictóricas. MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Niterói, RJ
Performance Presente Futuro Vol. II. Oi Futuro. Rio de Janeiro, RJ
Divino Sobral- Recordações de Uma Paisagem Não Vista. Centro Cultural do Banco do Nordeste. Juazeiro do Norte, Ceará
2008
Performance Presente Futuro. Oi Futuro. Rio de Janeiro, RJ
Espaços Reversíveis. Museu Histórico de Santa Catarina. Florianópolis, SC
VERBO mostra de performance arte. Co-diretora e idealizadora. Galeria Vermelho. São Paulo, SP (desde 2005)
2007
Fabulosas Desordens. Centro Cultural da Caixa. Rio de Janeiro www.fabulosasdesordens.com
2006
Urban Scapes. Galeria DNA, Berlin, Alemanha
Juha Nenonen e Miklos Gáal. Centro Mariantonia/USP, SP. Apoio:Frame, Finlândia
Corpo Ausente/Corpo Presente. Galeria Mauá/ Chave Mestra. Rio de Janeiro, RJ
Saara Ekstrom. Galeria do Lago, Rio de Janeiro, RJ. Apoio: Frame, Finlândia
2004-05
Perambulação - Projetos sobre espaço urbano. 2ª Bienal de Arquitetura de Rotterdam. Rotterdam, Holanda. www.perambulacao.com
2004
O Artista-Personagem. Centro Mariantonia/USP. São Paulo
O Artista-Personagem. Casa de Cultura de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP
2003
GearInside – Intervenção Urbana como Intercâmbio Multicultural. Mirta Demare Art/ Witte de With/ TenT. Rotterdam, Holanda
Atividades Acadêmicas
2006-2007 Professora Substituta de História da Arte Moderna e Contemporânea. Departamento de Teoria e História da Arte. Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ
Cursos [seleção]
2009 Arte Contemporânea Internacional. Museu de Arte Contemporâneo de Niterói, Rio de Janeiro
Workshop de Curadoria. MAC Niterói. Com Felipe Scovino e Guilherme Bueno
2008 Arte na Virada do Século XXI. Curso de extensão. Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro
2007 Discutindo a Performance Arte II. Museu Murilo La Greca. Recife
Discutindo a Performance Arte. Centro Mariantonia/USP. São Paulo, SP
2006 O que é Arte Contemporânea?. Curso de Extensão Universitária. Universidade Candido Mendes, Escola de Design de Interiores. Rio de Janeiro
Discutindo a Performance Arte. Museu Murilo La Greca. Recife
Palestras e participações em seminários [seleção]
2010 – Seminário Encontros Visuais: Poéticas e Retóricas Contemporâneas em Campo Brasileiro. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO
2009 – Verbo Conjugado. Mediadora. Centro Cultural São Paulo. SP
O Corpo e o Objeto na Videoarte Brasileira: 1969-2009. Centro Cultural Matucana 100. Santiago, Chile
2008 - Panorama do Pensamento Emergente. Realização: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e Conexão de Artes Visuais/FUNARTE. Recife
Arte e Crime: Insubordinações. Coordenadora de Projeto. Conexão de Artes Visuais/FUNARTE. Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ. Recife
2006 - PSI # 12 – Performance Studies International. Queen Mary University, Londres.
O Homem Coletivo. Rede de Artes Visuais FUNARTE. Teatro Eugênio Kusnet, São Paulo
2005 - GearInside Project/ Strategies in Brazilian Art. Helsinki Artists in Residency e Helsinki Academy of Fine Arts. Helsinki, Finlândia.
Produção e Veiculação de Performance Arte. V:E:R:1° Festival de Live Art do Rio. EAV/Parque Lage, Rio de Janeiro
Perambulação. Universidade de Delft; Escola de Arquitetura. Delft, Holanda
Pluralidade na Arte Contemporânea. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro
2004 - Arte Contemporânea de Quem? Rede de Artes Visuais FUNARTE. Palmas, TO; Cuiabá, MT; Uberaba, MG
Publicações [seleção]
Entrevista com Vito Acconci. Revista Das Artes nº 7. Dezembro, 2009
Coletivos de Arte como Capital Social. Revista Das Artes nº 5. Agosto, 2009
Performance Presente Futuro (Org.). Rio de Janeiro. Ed. Contracapa/ Oi Futuro. 2008
Sobre a produção de arte atual. In:VENÂNCIO, Paulo (Org.). Nova Arte Nova. Rio de Janeiro. Centro Cultural Banco do Brasil, 2008
Coletivos: Ações de Ontem e de Hoje. In: ROSAS, Ricardo e VASCONCELOS, Giseli (Org.). Digitofagia - Net_Cultura 1.0. São Paulo. Radical Livros, 2006
O Lugar Nenhum em Algum Lugar. Revista Arte & Ensaio nº 13. EBA-UFRJ, 2006
Luladepelúcia - Exposição individual de Raul Mourão. Lurix Galeria, Rio de Janeiro, Nov, 2005
Grafite: O Spray está nas Galerias. Revista Bienart n°9. São Paulo, Junho 2005.
Inconsciente Coletivo. Revista Simples? N°36. São Paulo, Julho, 2005
Stelarc: Stomach Sculpture e outras próteses. Revista Número 6. USP. São Paulo, 2005
Algumas percepções sobre o trabalho independente em artes plásticas no Brasil e os incentivos existentes/ possíveis/ ideais. Revista Número 5. USP. São Paulo, 2004
Olho Grande e Pintura - Alexandre Vogler. Castelinho do Flamengo. RJ, 2004
O Sítio da Imagem. In: A Imagem Sitiada. Curadoria: Armando Mattos. SESC RJ, 2004
O Passado no Presente Futuro: Horst Hoheisel, Andreas Knitz, Marcelo Brodsky e Fulvia Molina. Centro Mariantônia/ USP. São Paulo, 2003
Aqui não tem Chandom! (sobre alguns espaços independentes em São Paulo). Capacete Planet # 3. Rio de Janeiro, 2002
Projetos Independentes
Revista Número (conselho editorial). São Paulo, desde 2003
A Revolução Não Será Televisionada. Projeto Multimídia. São Paulo, 2002-2004
Residências Internacionais de Curadoria
2005 FRAME - Finnish Art Exchange. Residência. Helsinki, Finlândia
2006 IASPIS – International Artists Studio Programme in Sweden. Estocolcmo, Suécia
2010 FRAME - Finnish Art Exchange. Visita Curatorial. Helsinki, Finlândia