Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Daniela Labra

Daniela Labra

Daniela Hochmann Labra [Curadora Independente e Pesquisadora]
Santiago de Chile, 1974
Rua Pires de Almeida, 60/302
22240 150  rio de janeiro rj  Brasil
t. 21 2556 4460/ c. 21 93177140
[email protected]
www.artesquema.com


Doutoranda em História e Crítica da Arte pela PPGAV EBA/UFRJ desde 2010, com bolsa da CAPES. Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2005) com graduação em Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNI-RIO (1998). Desenvolve projetos de curadoria, escrita crítica, livre docência e pesquisa na área de Artes Visuais, com ênfase na produção contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira contemporânea, performance arte, organizações independentes de artistas e intervenções urbanas. Colaboradora da plataforma de pesquisa http://globalartarchive.com/project/, coordenado pela Profa. Anna Maria Guasch Ferrer, da Universitat de Barcelona (UB). página web www.artesquema.com

 

Formação

2010       Doutoranda em História e Crítica da Arte. Escola de Belas Artes, UFRJ. Rio de Janeiro

2005       Mestre em Artes. Instituto de Artes, UNICAMP. Campinas, São Paulo

2000       Experto em Comunicação e Artes. Universidad Complutense de Madrid. Espanha

1998       Bacharel em Teoria do Teatro. Escola de Artes Cênicas. UNI-RIO, Rio de Janeiro.

 

Curadorias

2010

Divino Sobral- Recordações de Uma Paisagem Não Vista. Centro Cultural do Banco do Nordeste. Fortaleza, Ceará

2009

Investigações Pictóricas. MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Niterói, RJ

Performance Presente Futuro Vol. II. Oi Futuro. Rio de Janeiro, RJ

Divino Sobral- Recordações de Uma Paisagem Não Vista. Centro Cultural do Banco do Nordeste. Juazeiro do Norte, Ceará

2008

Performance Presente Futuro. Oi Futuro. Rio de Janeiro, RJ

Espaços Reversíveis. Museu Histórico de Santa Catarina. Florianópolis, SC

VERBO mostra de performance arte. Co-diretora e idealizadora. Galeria Vermelho. São Paulo, SP (desde 2005)

2007

Fabulosas Desordens. Centro Cultural da Caixa. Rio de Janeiro    www.fabulosasdesordens.com

2006

Urban Scapes. Galeria DNA, Berlin, Alemanha

Juha Nenonen e Miklos Gáal. Centro Mariantonia/USP, SP. Apoio:Frame, Finlândia

Corpo Ausente/Corpo Presente. Galeria Mauá/ Chave Mestra. Rio de Janeiro, RJ

Saara Ekstrom. Galeria do Lago, Rio de Janeiro, RJ. Apoio: Frame, Finlândia

2004-05

Perambulação - Projetos sobre espaço urbano. 2ª Bienal de Arquitetura de Rotterdam. Rotterdam, Holanda. www.perambulacao.com

2004

O Artista-Personagem. Centro Mariantonia/USP. São Paulo
O Artista-Personagem. Casa de Cultura de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP

2003

GearInside – Intervenção Urbana como Intercâmbio Multicultural. Mirta Demare Art/ Witte de With/ TenT. Rotterdam, Holanda

Atividades Acadêmicas

2006-2007  Professora Substituta de História da Arte Moderna e Contemporânea. Departamento de Teoria e História da Arte. Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ

Cursos [seleção]

2009  Arte Contemporânea Internacional. Museu de Arte Contemporâneo de Niterói, Rio de Janeiro

Workshop de Curadoria. MAC Niterói. Com Felipe Scovino e Guilherme Bueno

2008  Arte na Virada do Século XXI. Curso de extensão. Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro

2007  Discutindo a Performance Arte II. Museu Murilo La Greca. Recife

Discutindo a Performance Arte. Centro Mariantonia/USP. São Paulo, SP

2006  O que é Arte Contemporânea?. Curso de Extensão Universitária. Universidade Candido Mendes, Escola de Design de Interiores. Rio de Janeiro

Discutindo a Performance Arte. Museu Murilo La Greca. Recife

 

Palestras e participações em seminários [seleção]

2010 – Seminário Encontros Visuais: Poéticas e Retóricas Contemporâneas em Campo Brasileiro. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

2009 – Verbo Conjugado. Mediadora. Centro Cultural São Paulo. SP

O Corpo e o Objeto na Videoarte Brasileira: 1969-2009. Centro Cultural Matucana 100. Santiago, Chile

2008 -  Panorama do Pensamento Emergente. Realização: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e Conexão de Artes Visuais/FUNARTE. Recife

Arte e Crime: Insubordinações. Coordenadora de Projeto. Conexão de Artes Visuais/FUNARTE. Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ. Recife

2006 - PSI # 12 – Performance Studies International. Queen Mary University, Londres.

O Homem Coletivo. Rede de Artes Visuais FUNARTE. Teatro Eugênio Kusnet, São Paulo

2005 - GearInside Project/ Strategies in Brazilian Art.  Helsinki Artists in Residency e Helsinki Academy of Fine Arts. Helsinki, Finlândia.

Produção e Veiculação de Performance Arte. V:E:R:1° Festival de Live Art do Rio. EAV/Parque Lage, Rio de Janeiro

Perambulação. Universidade de Delft; Escola de Arquitetura. Delft, Holanda

Pluralidade na Arte Contemporânea. EAV Parque Lage. Rio de Janeiro

2004 - Arte Contemporânea de Quem? Rede de Artes Visuais FUNARTE. Palmas, TO; Cuiabá, MT; Uberaba, MG

Publicações [seleção]

Entrevista com Vito Acconci. Revista Das Artes nº 7. Dezembro, 2009

Coletivos de Arte como Capital Social. Revista Das Artes nº 5. Agosto, 2009

Performance Presente Futuro (Org.). Rio de Janeiro. Ed. Contracapa/ Oi Futuro. 2008

Sobre a produção de arte atual. In:VENÂNCIO, Paulo (Org.). Nova Arte Nova. Rio de Janeiro. Centro Cultural Banco do Brasil, 2008

Coletivos: Ações de Ontem e de Hoje. In: ROSAS, Ricardo e VASCONCELOS, Giseli (Org.). Digitofagia - Net_Cultura 1.0. São Paulo. Radical Livros, 2006

O Lugar Nenhum em Algum Lugar. Revista Arte & Ensaio nº 13. EBA-UFRJ, 2006

Luladepelúcia - Exposição individual de Raul Mourão. Lurix Galeria, Rio de Janeiro, Nov, 2005

Grafite: O Spray está nas Galerias. Revista Bienart n°9. São Paulo, Junho 2005.

Inconsciente Coletivo. Revista Simples? N°36. São Paulo, Julho, 2005

Stelarc: Stomach Sculpture e outras próteses. Revista Número 6. USP. São Paulo, 2005

Algumas percepções sobre o trabalho independente em artes plásticas no Brasil e os incentivos existentes/ possíveis/ ideais. Revista Número 5. USP. São Paulo, 2004

Olho Grande e Pintura - Alexandre Vogler. Castelinho do Flamengo. RJ, 2004

O Sítio da Imagem.  In: A Imagem Sitiada. Curadoria: Armando Mattos. SESC RJ, 2004

O Passado no Presente Futuro: Horst Hoheisel, Andreas Knitz, Marcelo Brodsky e Fulvia Molina. Centro Mariantônia/ USP. São Paulo, 2003

Aqui não tem Chandom! (sobre alguns espaços independentes em São Paulo). Capacete Planet # 3. Rio de Janeiro, 2002

Projetos Independentes

Revista Número (conselho editorial). São Paulo, desde 2003

A Revolução Não Será Televisionada. Projeto Multimídia. São Paulo, 2002-2004

Residências  Internacionais de Curadoria

2005            FRAME - Finnish Art Exchange. Residência. Helsinki, Finlândia

2006            IASPIS – International Artists Studio Programme in Sweden. Estocolcmo, Suécia

2010            FRAME - Finnish Art Exchange. Visita Curatorial. Helsinki, Finlândia