André Parente
André Parente é Doutor em comunicação pela Universidade de Paris VIII, onde estudou entre 1982 e 1987 sob a orientação do filósofo Gilles Deleuze. Em 1987 ingressou na UFRJ, onde criou o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-imagem).
Seus cursos na ECO.Pós abordam uma reflexão sobre as novas tecnologias da imagem. Segundo o Prof. Andre Parente o modo como as imagens virtuais ( imagens fractais, imagens híbridas, imagens em rede, imagens multitemporais) são geradas pelas novas tecnologias de comunicação, pelas novas mídias e pela ciência contemporânea, estão alterando as condições de experiência e produzindo novas formas de subjetividade. As imagens-máquina nos permitem pensar a comunicação como um campo estratégico para se compreender a cultura contemporânea.
Tem como principal foco de sua pesquisa a problematização do papel da imagem no exercício do pensamento, e a compreensão das tecnologias da imagem como formas inéditas de hibridação de campos diferenciados de saber
PUBLICACOES IMPRESSAS
Imagem Máquina. A era das tecnologias do virtual. Ed. 34.
Sobre o cinema do simulacro. Ed. Pazulin.
O virtual e o hipertextual. Ed. Pazulin.
Narrativa e modernidade : os cinemas não-narrativo do pós-guerra. Ed. Papirus.
Redes Sensoriais. Arte, ciência e tecnologia em parceria com Kátia Maciel. Ed. Contra Capa.
Tramas da Rede. Novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Ed. Sulina.
PUBLICACOES DIGITAIS
obs: todos os artigos estão disponíveis no diretório MINHAS PUBLICA9ÕES, na página inicial do meu curso!!
A Cybernetic Observatory Based on Panoramic Images.
A Imagem Auto-referencial, Virtual ...
Atravesamentos (VISORAMA-NBP)
Imagens que a razão ignora. A imagem de síntese e a rede como novas dimensões comunicacionais.
El Cine del Pensamiento o lo Virtual en Calidad de Nunca Visto.
TRABALHOS MULTIMIDIA
Os Sonaciremas (Filme, 1979);
Curto-Circuito (Filme,1980);
Na Arte, Nada se Perde, Nada se Cria, Tudo se Transforma (Filme,1980/82);
Visorama – Paisagem Carioca (Realidade Virtual, 2000);
Entre Margens (Vídeo-instalação, 2004).
Projeto de Pesquisa: Cinema, Arte e Tecnologia: as Instalações Panorâmicas.