Ana Paula Simioni
possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado-sandwich pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2002). Desde 2009 é docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), onde é atualmente coordenadora do programa de pós-graduação em "Culturas e Identidades Brasileiras", e líder do grupo de pesquisa sobre "Arte e poder no Brasil". É ainda pesquisadora associada do EFISAL-CRAL (EHESS- Paris) e colaboradora do programa de pós-graduação Interunidades "Estética e História da Arte" ( MAC-USP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Arte e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte e gênero; Mecenato e Colecionismo no Brasil, Academismo e Modernismo brasileiros. Realizou também a curadoria da Exposição "Mulheres Artistas: as pioneiras (1880-1930)", na Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2015.possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado-sandwich pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2002). Desde 2009 é docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), onde é atualmente coordenadora do programa de pós-graduação em "Culturas e Identidades Brasileiras", e líder do grupo de pesquisa sobre "Arte e poder no Brasil". É ainda pesquisadora associada do EFISAL-CRAL (EHESS- Paris) e colaboradora do programa de pós-graduação Interunidades "Estética e História da Arte" ( MAC-USP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Arte e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte e gênero; Mecenato e Colecionismo no Brasil, Academismo e Modernismo brasileiros. Realizou também a curadoria da Exposição "Mulheres Artistas: as pioneiras (1880-1930)", na Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2015.