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Relato do encontro com Clice Mazzilli: “Processos do projeto”

por Douglas de Freitas




Em “Processos do projeto1”, a Professora Doutora Clice Mazzilli2 apresentou seus projetos ligados à universidade. Coordenadora da Área de Concentração Design e Arquitetura do Programa de Pós-Graduação da FAU-USP, Clice destacou entre as linhas de pesquisa que desenvolve, seus projetos de Mestrado e Doutorado, apresentando seus métodos de pesquisa e desenvolvimento dos mesmos.

Segundo Clice, os projetos de pesquisa de artistas / designers / arquitetos ligados à cidade são quase que inevitavelmente interdisciplinares, e envolvem questões das artes, tecnologia, engenharia, comunicação, filosofia, história e antropologia, pois por serem projetos feitos para o homem e seu ambiente envolvem estudos preliminares e técnicas específicas de outras áreas.

Entrando em sua área de atuação na FAU, Design e Arquitetura, apresenta as duas linhas onde desenvolve pesquisa. Na linha de pesquisa chamada Imagem, Arte, Arquitetura e Cidade, Clice orienta trabalho nas áreas: cenografia experimental de exposições, e Imagem e representação: registro do cotidiano urbano.

Já  a outra linha de pesquisa chamada Percepção Ambiental, Imagem e Representação Visual, abrange projetos que tratam do estudo sobre a ambientação visual dos espaços edificados, sistemas de comunicação visual ambiental, metodologia do planejamento visual da mensagem abrangendo os aspectos espaciais e os aspectos gráficos de expressão e representação, estudos metodológicos do programa do design gráfico, da identidade visual e dos sistemas de comunicação visual relacionados às linguagens.

É dentro dessa linha que Clice desenvolveu em seu mestrado3, o projeto de pesquisa sobre a identidade cromática da paisagem urbana. Falando sobre o processo de pensar o projeto de pesquisa conta que, partindo da questão “existe uma cor que identifica um determinado local?” elaborou metodologias para levantar dados que apontassem para a resposta para região do Brás em São Paulo, escolhido por sua configuração horizontal, com nichos e vilas, pelas mudanças que estavam acontecendo na época (como por exemplo a passagem do Metrô) e pela própria relação pessoal, já que Clice morava na Zona Leste da cidade e o Brás era um lugar de passagem.

Nessa metodologia, o estudo de teorias sobre a luz e a cor juntou-se ao estudo da história e a vivência do local (a partir de desenhos de observação e fotografias para estudo da relação luz-cor e dos ciclos de vegetação) para apontar os primeiros dados a serem tabulados. Com os dados tabulados foram feitas entrevistas com os moradores do bairro para ponderar a relação afetiva com a cor, e a partir e todos os dados levantados desenvolveu-se uma análise. Se a princípio Clice achava que a região do Brás se caracterizava por uma cor vermelho-tijolo, com a realização do projeto levantou-se uma gama de cores e texturas muito maior, notando-se que cada área do bairro, que tem seu uso específico, também tem suas cores características.

Entre 1998 e 2003 desenvolveu doutorado4 relacionado à arquitetura lúdica, com pesquisa ligada à linguagem utilizada para a comunicação em ambientações para crianças. Assim como no mestrado, a pesquisa partiu do interesse pela cor, em como pensar a cor nos espaços para crianças e acabou dilatando-se.

Com o tema definido, a pesquisa teve início no levantamento de dados, através de pesquisa teórica, além do levantamento da tipologia utilizada nestes ambientes (entre eles espaços para festas, parques temáticos, eventos cênicos e instalações lúdicas), como uso de texturas, cores, escala diferenciada (agigantamento ou miniaturalização das estruturas) e a interatividade dos espaços dedicados a crianças, desenvolvendo também entrevistas com profissionais da área e estudos de casos específicos, além de estudos específicos estruturais como acessibilidade e segurança especiais para crianças nestes ambientes.

Além dos dados levantados houve também o acompanhamento de oficinas desenvolvidas com crianças no Sesc Pompéia, onde através de desenhos foi analisada a tipologia usada pelas crianças para se expressar, como temas utilizados, as linhas, as formas orgânicas e cores saturadas.


Já  encerrando o encontro Clice falou um pouco sobre o desenvolvimento do projeto arquitetônico no âmbito mais comercial e não como pesquisa. Depois de um estudo preliminar onde se define o uso do espaço e o partido arquitetônico que será adotado desenvolve-se um anteprojeto onde se enquadra esse estudo preliminar em códigos/escalas, traduzindo este projeto para uma linguagem comum entre todas as equipes envolvidas. É nesse momento que essas outras equipes especializadas como os engenheiros, por exemplo, passam a fazer parte do projeto, levantando todos os detalhes para a construção do Projeto. Em seguida tudo é passado a limpo no chamado projeto executivo, onde os últimos ajustes são feitos.


Mas para Clice todo o projeto deve ser acompanhado pelo arquiteto, desde o anteprojeto até a realização da obra: “o trabalho do arquiteto não termina no projeto que está representado no papel, ele é um estágio, o projeto só termina quando termina a obra, ele se modifica dentro das etapas do projeto”.



NOTAS

[1] Encontro realizado dia 29 de outubro de 2009 às 19h, dentro do programa de encontros ‘Universidade de Projetos’, como parte da programação da exposição Temporada de Projetos na Temporada de Projetos no Paço das Artes.

 [2] Clice Mazzilli possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1984), mestrado (1993) e doutorado (2003) em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAUUSP, na área de Programação Visual. Obteve Bolsa CAPES para aperfeiçoamento na Itália na Facoltà di Architettura del Politecnico di Torino. Atualmente é professora doutora do Departamento de Projeto da FAUUSP e Coordenadora da Área de Concentração Design e Arquitetura do Programa de Pós-Graduação da FAUUSP. Reúne experiência nas áreas de Arquitetura e Design, com ênfase em Programação Visual, atuando nos seguintes temas: linguagem, processos de criação em projeto; percepção ambiental e artes visuais.

 [3] Identidade Cromática da Paisagem Urbana: As cores do Brás, desenvolvido entre 1987 e 1993.

 [4] Arquitetura lúdica: criança, projeto e linguagem, desenvolvido entre 1998 e 2003.