Jornada sobre relações entre arte e ciência tem 40 vagas abertas ao público - IEA/USP
A jornada Relações de Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral, com início no dia 8 de agosto, das 14h às 17h, está com 40 vagas abertas para o público em geral. A atividade é uma disciplina de pós-graduação oferecida este semestre pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação em associação com a Cátedra Olavo de Arte, Cultura e Ciência (pareceria entre o IEA e o Itaú Cultural).
Os interessados não precisam ser pós-graduandos nem possuir nenhum pré-requisito acadêmico. Também não há necessidade de inscrição. Basta comparecer ao local (até o limite das vagas). A aula inaugural e a do dia seguinte serão no Auditório do IEA [veja o programação do curso para conhecer todas as datas e locais]. As 19 aulas serão sempre às quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h, de 8 de agosto a 5 de dezembro. Para assistir às transmissões ao vivo pela internet também não será preciso se inscrever.
O crítico, curador e historiador de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader, professora da Unifesp, titulares da cátedra em 2019, são os responsáveis pela elaboração do programa do curso.
Segundo eles, a ideia é promover uma discussão profunda sobre as inter-relações arte e ciência ao longo dos tempos, perpassando por aspectos como proeminência cultural de um país sobre outro, questões de gênero, de estilos e formatos.
“Nosso país está vivenciando um retrocesso obscurantista nesses últimos tempos, com a negação da ciência, a censura às artes e cultura, o que certamente impactará as gerações futuras”, afirma Nader. Para ela, o mais antigo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da América Latina e Caribe pode desempenhar um papel de liderança nesse debate.
O curso terá a participação de vários expositores e debatedores que representam a fronteira do conhecimento nos temas propostos e são lideranças em suas áreas de atuação.
Entre os temas a serem discutidos estão: o papel da arte, da cultura e da ciência na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; a produção de artistas concretos e neoconcretos brasileiros; as relações entre conhecimentos em dois "artistas-cientistas" (Leonardo da Vinci e Cildo Meireles); as conexões entre arte e física, psicanálise, tecnologia e outras áreas; e abordagens das ciências sociais sobre questões que marcam a cultura brasileira.
Fonte: http://www.iea.usp.br/noticias/curso-relacoes-arte-e-ciencia