Você está aqui: Página Inicial / Rede / Cátedra Olavo Setubal de arte e cultura / Atividades Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência: Catedráticos Paulo Herkenhoff e Helena Nader / Da Fragilidade, da Falta de Rigor, dos Enganos da Ciência e do Falseamento da Paisagem

Da Fragilidade, da Falta de Rigor, dos Enganos da Ciência e do Falseamento da Paisagem

Por Sandra Sedini para o IEA/USP em 19/08/2019

7° encontro da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral, irá discutir como ciência, em especial a pseudo-ciência, tem situações de falhas e equívocos.

Alguns artistas exploram esses momentos de dificuldade do saber, correspondente às limitações do sujeito ou aos valores de certo momento histórico. Walmor Corrêa organizou A Biblioteca dos Enganos, reunindo textos de viajantes e missionários que interpretaram fantasiosamente a natureza do Brasil. Raúl Antelo discutirá a teoria da Ruinologia e a obra de Fernando Lindote. Noutro seminário, no dia 26 de setembro, Rosana Palazyan debaterá a indiferença de alguns antropólogos com relação à escravidão.

Sobre a Jornada

A jornada de seminários compõe a disciplina "Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral", oferecida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP em associação à Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma parceria entre o IEA-USP e o Itaú Cultural.

O programa da disciplina foi formulado pelos dois titulares da Cátedra em 2019: o crítico, curador e historiador de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader, professora da Unifesp. A intenção é promover uma discussão profunda sobre as inter-relações arte e ciência ao longo dos tempos, perpassando por aspectos como proeminência cultural de um país sobre outro, questões de gênero, de estilos e formatos.

No total, serão 19 aulas entre os meses de agosto e dezembro, sempre às quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h, que irão reunir palestrantes e debatedores de diversas áreas do conhecimento e que são lideranças em suas áreas de atuação. Cada seminário terá um homenageado e abordará um tema específico.

Veja o programa completo (sujeito à alteração).

Homenageado:

Paulo Vanzolini, intérprete da alma paulistana melancólica com Ronda, uma música que foi abraçada pelo Brasil. Foi professor da USP, eminente zoólogo e estudioso da evolução das espécies em conjunto com o professor Aziz Ab’Saber (fundador do IEA/USP), tendo feito uma viagem à Amazônia com o pintor José Cláudio. Também colaborou com a ilustradora Hide Weber. Foi um dos idealizadores da FAPESP.

Expositores:

Paulo Herkenhoff (Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência)

Walmor Corrêa (artista plástico) - vídeo

Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira (vídeo)

Letícia Ramos (artista plástica)

Fernando Lindote (artista plástico)

Raul Antelo (professor de literatura da UFSC)

Hernan Chaimovich (IQ USP)

Moderação:

Helena Nader (Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência)

Organização