Você está aqui: Página Inicial / Rede / Cátedra Olavo Setubal de arte e cultura / Atividades Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência: Catedráticos Paulo Herkenhoff e Helena Nader / Arte, Cultura e Ciência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável II - Para qual Futuro?

Arte, Cultura e Ciência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável II - Para qual Futuro?

Por Sandra Sedini para o IEA/USP em 23/07/2019

2° encontro da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral

As duas primeiras aulas (8 e 9 de agosto) irão debater as responsabilidades do Brasil diante dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que se torna especialmente relevante diante do papel de destaque que o país vem desempenhando na implementação dessa agenda, tendo sediado a primeira Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e, posteriormente, a Conferência Rio +20, realizada em 2012.

Sobre a Jornada

A jornada de seminários compõe a disciplina "Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral", oferecida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP em associação à Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma parceria entre o IEA-USP e o Itaú Cultural.

O programa da disciplina foi formulado pelos dois titulares da Cátedra em 2019: o crítico, curador e historiador de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader, professora da Unifesp. A intenção é promover uma discussão profunda sobre as inter-relações arte e ciência ao longo dos tempos, perpassando por aspectos como proeminência cultural de um país sobre outro, questões de gênero, de estilos e formatos.

No total, serão 19 aulas entre os meses de agosto e dezembro, sempre às quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h, que irão reunir palestrantes e debatedores de diversas áreas do conhecimento e que são lideranças em suas áreas de atuação. Cada seminário terá um homenageado e abordará um tema específico.

Veja o programa completo (sujeito à alteração).

Homenageado:

Leopoldo de Meis: (médico, pesquisador e professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Expositores:

Paulo Artaxo (IF e IEA USP)

Naomar de Almeida Filho (IEA USP)

Sabine Righetti (UNICAMP)

Moderadora:

Helena Nader (Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência do IEA)