Dirigentes Culturais: Ariano Suassuna e Walter Zanini (respectivamente por Antonio Nóbrega e Regina Silveira)
No quarto encontro do ciclo Cultura, Institucionalidade e Gestão, serão apresentadas duas experiências bastante diferentes de gestão e promoção cultural fortemente marcadas pelas ideias de seus protagonistas: a preocupação com as raízes populares da cultura brasileira por parte de Ariano Suassuna (1927-2014) e a dedicação de Walter Zanini (1925-2013) à difusão de novas linguagens e meios nas artes visuais.
Com um olhar voltado a importantes dirigentes culturais do pós-guerra, este encontro terá o músico pernambucano Antônio Nóbrega e a artista plástica Regina Silveira. Nóbrega irá discorrer sobre o perfil de Ariano Suassuna como gestor cultural, enquanto Regina falará sobre Walter Zanini, primeiro diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.
O evento integra a programação do Ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", dividida em quatro etapas que pretendem fornecer um panorama crítico, atual e histórico da formação de uma estrutura cultural na cidade de São Paulo, pelo ponto de vista da gestão cultural em instituições. Os eventos terão como foco:
1) as relações entre arte, cultura e política;
2) o perfil de instituições culturais que fazem diferença na estrutura cultural de uma cidade como São Paulo;
3) a contribuição de certos gestores culturais na consolidação de um campo cultural no Brasil e em São Paulo;
4) o papel das exposições na representação cultural de um Brasil. contemporâneo.
Por meio de uma dinâmica discursiva e reflexiva em interação direta com importantes equipamentos culturais da cidade e seus principais agentes, a programação pretende assim oferecer um amplo e crítico panorama da situação da cultura no Brasil pelo viés da gestão cultural em instituições e organismos de representação cultural.
Debatedores
Moderador