Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência
Catedráticos: Sergio Paulo Rouanet, Ricardo Ohtake, Eliana Sousa Silva, Helena Nader & Paulo Herkenhoff, Néstor Garcia Canclini, Conceição Evaristo
A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência é fruto do esforço do IEA de inserir na Universidade um novo e mais profundo olhar para a arte, a cultura e a ciência. Criada em 2015 e lançada oficialmente em fevereiro de 2016, tem um titular de reconhecido mérito escolhido anualmente por seu Comitê de Governança. O coordenador acadêmico é Martin Grossmann, ex-diretor do IEA e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.
Sendo um projeto do IEA em parceria com o Instituto Itaú Cultural, a Cátedra Olavo Setubal é um espaço para discutir e promover atividades voltadas ao universo das artes com foco na gestão cultural. Seu objetivo é fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.
Além das cinco programações propostas pelos seis catedráticos destacam-se também:
- A produção do site conexões USP Periferias no âmbito da proposta da catedrática Eliana Sousa Silva (2017).
- O site da posse do Canclini - site que além de reunir o vídeo de posse, possui depoimentos importantes.
- Os livros que reúnem as 4 primeiras programações e que foram lançados pelo IEA no dia 06 de maio de 2022.
- Cátedra Olavo Setubal lança coleção de livros e anuncia Conceição Evaristo como nova titular em 2022.
Catedráticos:
Conceição Evaristo
Uma das escritoras e intelectuais mais influentes de nossa época, Conceição Evaristo é a nova titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência em 2022, ela objetiva fundir o que possui como escritora e pessoa com as possibilidades transformadoras que a cátedra dispõe.
Titular em 2020: Néstor García Canclini
O influente antropólogo cultural latino-americano Néstor García Canclini, foi o mais recente titular da cátedra, de 1 de setembro de 2020 até 28 de fevereiro de 2022. O tema de seu projeto foi "A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais".
Veja aqui os principais destaques de sua passagem pela cátedra Olavo Setubal