Parceria para formar museólogos
Uma nova possibilidade de profissionalização abre-se no mercado de trabalho na área de museologia, graças ao acordo de cooperação técnica entre o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e o Departamento de Museus (Dema), da Secretaria de Estado da Cultura. Um curso profissionalizante vai nascer dessa parceria. No segundo semestre deste ano, estréia a primeira turma do curso. Acordo nesse sentido será assinado em março, durante o Encontro de Dirigentes da Cultura, que acontece dia 03 no Memorial da América Latina (ver abaixo).
A iniciativa prevê a implantação de curso profissionalizante de um ano e meio para técnicos em museus. Inicialmente as aulas acontecem em uma das onze Escolas Técnicas Estaduais (ETE) da capital. Posteriormente, o curso será implantado nas outras ETE espalhadas pelo estado. Atualmente são 108 unidades em nível médio e técnico, coordenadas pelo CEETEPS.
O curso preenche lacuna na área museológica. Silvia Antibas, diretora do Dema conta que a proposta atende principalmente as solicitações de cidades do interior, que não encontram mão-de-obra qualificada para atuar nos museus. “Hoje existem no país apenas trêss cursos de graduação em museologia: um no Rio de Janeiro, outro em Salvador e o terceiro em Orleans, em Santa Catarina. Além dos profissionais serem poucos, seus salários são elevados, o que dificulta a contratação por parte das prefeituras, na maioria das vezes com recursos escassos para esse tipo de atividade”, explica Silvia Antibas.
O currículo será definido pelo Conselho Regional de Museologia – COREM 4ª Região. Deve englobar disciplinas básicas como história da arte e dos museus, teoria museológica, museografia, documentação e informatização de acervos, além de noções de conservação. A partir daí, o aluno pode optar por áreas segmentadas como montagem, iluminação, cenografia, monitoria e ação educativa, entre tantas outras funções desprovidas de formação profissional.
O acordo cooperativo é interessante sob diversos aspectos. Um deles ao potencializar o acesso do conhecimento acumulado pelos profissionais do ramo que já trabalham para a Secretaria de Estado da Cultura. Museólogos do Estado, entre outros, serão convidados a dar aulas nesses novos cursos. O Centro Paula Souza, por meio de sua coordenadoria de ensino técnico, vai organizar a grade curricular e contratar os professores.
Numa terceira
ponta, surgem os municípios que vão absorver esses técnicos
e que, segundo dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise
de Dados), concentram cerca de 300 museus. Espaços que, em breve, poderão
contar com uma força de trabalho mais bem preparada. Atualmente, muitos
museus não dispõem de equipes qualificadas. Entre as cidades que
devem beneficiar-se mais rapidamente estão Amparo, Tupã, Piracicaba
e Rio Claro. Nelas tanto há museus como unidades da ETE.
Encontro reúne
dirigentes culturais
Está a caminho o 6o. Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura que
vai reunir prefeitos, secretários municipais de cultura e diretores de
departamentos culturais de todo o Estado. A abertura acontece com a presença
do governador Geraldo Alckmin e da Secretária de Estado da Cultura Claudia
Costin. São esperados representantes de todos os 645 municípios.
Realizado desde 1997, o encontro promove um dia de trabalho com os dirigentes
de diferentes áreas. O objetivo é estimular ações
nos níveis municipal, regional e estadual, promovendo a integração
entre as diversas esferas de poder. Os participantes têm a oportunidade
de compartilhar experiências e discutir ações culturais.
Na ocasião, serão apresentados os cronogramas de atividades dos
projetos Mapa Cultural Paulista 2005/2006 e do Revelando SP.
Encontro de Dirigentes da Cultura. Dia 03/03, das 9h30 às 17h.
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda.
Site: www.cultura.sp.gov.br
Site do Governo:
www.saopaulo.sp.gov.br