Desafios para Museus de Arte no Brasil no sec. XXI
Ao longo de seus mais de 10 anos de existência o Fórum Permanente sempre se colocou no epicentro do debate acerca da evolução museológica brasileira. Em 2004 a associação iniciou de maneira muito concreta este debate com uma mesa composta por Paulo Sérgio Duarte, Paulo Herkenhoff, Martin Grossmann,
Moacir dos Anjos e Marcelo Araújo. O relato crítico deste encontro pode ser acessado [AQUI] e a transcrição completa do encontro [AQUI].
O encontro também foi coberto em um artigo de Maria Hirszman e publicado no Caderno 2 do Estado de S. Paulo. A matéria pode ser acessada [AQUI].
Essa participação ativa do Fórum Permanente renderam outros eventos importantes que gravitam em torno das questões levantadas nesse debate. Por exemplo a disciplina O lugar, a função e o uso da arte contemporânea ministrada por Martin Grossman e Ana Maria Tavares, contando com a participação de Antoni Muntadas do MIT (Massachussets Institute of Technology). Ou ainda o Debate no MAR: Desafios para o Museu de Arte no Rio de Janeiro com a participação de Luiz Guilherme Vergara, Luis Camilo Osório, Eugenio Valdés Figueroa e Paulo Herkenhoff.